Empresário dono do Reis Magos pretende definir o que será feito no local das ruínas do hotel

Airton Bulhões,

  O médico José Pedroza de Oliveira Junior que detém o controle acionário do Hotel Reis Magos, confirma que em março deverá vir a Natal para  definir o que fazer com a área onde está localizado o hotel.

  Depois de uma pendenga jurídica que proibia a demolição da atual estrutura do Hotel Reis Magos e confirmada  pela justiça  agora o proprietário tem sinal verde derrubar e  tocar o empreendimento que desejar fazer, finalmente terminará essa novela.

  Durante a querela judicial o proprietário dos Reis Magos estava proibido de fazer qualquer movimento, embora tivesse um projeto acabado com a demolição da velha estrutura para construção de prédio com estacionamento no subsolo para 300 veículos e  200 lojas na parte superior. Seria também preparado um projeto para construção futuramente de um hotel na praia do Meio.

  O empresário José Pedroza Junior lamenta que o Plano Diretor de Natal vete a construção de prédios acima de quatro andares naquele trecho de praia. Por enquanto com as normas atuais do PDN, nem pensar.

  SAIBA MAIS

  O que temos agora é que as entidades empresariais natalenses (lojistas, hotéis, serviços, comércio)  – pretendem se reunir com o prefeito Carlos Eduardo após o carnaval para reivindicar que o Plano Diretor de Natal seja revisto e aquele trecho de praia possa ganhar prédios comerciais e residenciais.

  Os empresários alegam que aquele trecho da praia do Meio até o Forte é um bolsão imprestável, onde ninguém quer investir. Alegam que a praia de Areia Preta onde por sinal o prefeito reside tem permissão do PDN para construções acima de quatro andares e que mudou a fisionomia daquela praia com hotéis, restaurantes e prédios de apartamentos.

  Para os empresários a cidade precisa de novas oportunidades na geração de empregos, renda para os natalenses e não pode preservar um local apenas para agradar os defensores do meio ambiente. Por enquanto nada pode ser feito no local, pelo simples pretexto que a ventilação de Natal estará prejudicada.

  Essa alegação vem a outra que o colunista desfia: quando se cogitou construir a ponte Newton Navarro os ambientalistas foram contra porque prejudicava o sono dos chama-marés nas areias do rio Potengi. Taí venceu o bom senso: a ponte foi construída os chama-marés vivem felizes e se abriu uma nova via de acesso a Zona Norte. Já pensaram se existisse só aquela ponte de Igapó para se chegar aquela região onde mora mais de 300 mil habitantes ? Atualmente os moradores do bairro enfrentam engarrafamentos diários na ponte e sem a Newton Navarro ?

     Natal não merece isso, ficar carregando um belo trecho de praia como a praia do Meio,horroroso, cheio de construções velhas e bote mais de 30 anos que não se renova.



Pesquisa da CDL de comportamento mostra o que os foliões querem do carnaval e onde vão brincar

Airton Bulhões,

   A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal(CDL fez uma pesquisa sobre as expectativas dos foliões para o carnaval 20157. A pesquisa não se refere a consumo ou coisa assim, ela relaciona as preferências dos natalenses durante a realização da folia momesca abordando quesitos como deslocamentos, segurança, onde preferem brincar e como, entre os principais.

  O estudo é fruto da parceria da CDL com o departamento de mestrado em administração da UNP, coletando informações de Big Data e mineração de dados. Foi realizado no período de 6 a 20 de fevereiro e revela o sentimento dos norte rio-grandenses sobre o carnaval  2017.

  Nesse estudo foi detectado que as três principais cidades mencionadas para o carnaval foram  Natal, Caicó e Macau. Em termos de menções positivas Natal está em primeiro lugar com 70,2%, Caicó com 15,8% e Macau 13%.

   Quando foi avaliada a expectativa do potiguar sobre o carnaval de Natal 73,4% tem sentimento positivo,  e 26, 6% negativo. Caicó tem 95% positivo e 5% negativo. Já Macau tem 60% positivo e 40% negativo.

  Quanto ao quesito segurança, bastante citado no levantamento, Natal aparece de forma negativa, com citações representando 11%. Já em Caicó as citações são positivas com 10% e Macau com 3% positivas.

MORRO-H

  Sobre o carnaval de Natal a maioria das pessoas mencionaram positivamente  a ida aos  blocos de rua com grupos de amigos, relembrando os antigos carnavais da cidade.  Dos polos criados pela prefeitura de Natal, o de Ponta Negra foi o mais citado positivamente, despertando o interesse das pessoas de conhecer os demais.

 Quanto ao meio de transporte a ser utilizado durante o carnaval, o  Uber foi o  mais citado no estudo.  Além de brincar o carnaval, o levantamento revelou que  19% das citações falam em passear na cidade, 12%  descansar e 6% estudar .

 

Natal é só carnaval começando nesta quinta pelo Baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu

Airton Bulhões,

É carnaval. A partir de hoje e até terça-feira o carnaval está na boca do povo e nos seis cantos de Natal e só não vai quem já morreu. Veja abaixo roteiro completo com tudo que vai acontecer.

O Carnaval Multicultural de Natal 2017 terá sua abertura oficial nesta quinta-feira com o baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu e entrega das chaves da cidade pelo prefeito, Carlos Eduardo ao Rei Momo, Bruno Henrique Borges e a Rainha Rozeane Albuquerque.

A folia começa com Ribeira de Pau e Corda às 20h, Banda Dugiba às 21h30 e Spok Frevo Orquestra às 23h. A partir das 18h haverá apresentações da nossa cultura popular, como Congos de Calçolas, Boi de Reis Manoel Marinheiro e Araruna.

Uma das novidades esta edição do Carnaval Multicultural será a Virada Carnavalesca, que acontece em Ponta Negra (Avenida Erivan França) e vai reunir DJs, MCs, atrações Musicais (intérpretes, bandas e grupos) para este novo espaço que vai descentralizar a folia no bairro mais turístico da capital.

FT-01

A Virada Carnavalesca será realizada no dia 27 de fevereiro (segunda-feira), na Avenida Erivan França, Orla de Ponta Negra, das 12h às 21h e das 2h às 7h do dia 28 (terça).

Várias atrações artísticas da nossa cidade irão brilhar nos palcos dos Polos Multiculturais, as Escolas de Samba e Tribos de Índios (tradição do carnaval natalense) Blocos, Troças e Bandas de Frevo que irão multiplicar a folia em Natal

ATRAÇÕES CARNAVALESCAS NOS POLOS CULTURAIS

POLO PETRÓPOLIS

Na sexta-feira (24), show de Romero Ferro às 20h e depois Bangalafumenga agitando a multidão. 

No sábado (25), Pedro Paulo e Carlos Zens se apresentam no Largo do Atheneu a partir das 20h

No domingo (26) tem Orquestra Velhos Carnavais (20h) e Monobloco na Praça Cívica a partir das 21h30.

Na segunda-feira (27) tem os Blocos Guaxinim e Banda de Frevo, juntamente com Galvão Filho, Alphorria e Luna Hesse.

Na terça-feira (28) tem Leão Neto a partir das 20h.

POLO PONTA NEGRA

Na sexta-feira (24) a partir das 21h tem o suingue de Sueldo Soares e às 23h o mestre Moraes Moreira.

No sábado, dia 25, Nara Costa sobe ao palco às 21h e Elba Ramalho (23h) coloca todo mundo no ritmo.

No Domingo (26) é a vez do sucesso potiguar Dusouto (21h) estrear no Carnaval de Natal abrindo o show de Alceu Valença (23h)

Na segunda (27) a classe de Sérgio Groove (21h) nas guitarras antes do imperdível show da rainha Margareth Menezes (23h).

POLO DA REDINHA - LARGO DO BUIÚ

Na sexta-feira (24) com Alphorria às 22h e Kelly Wanger à meia noite.

No sábado (25) é a vez da Orquestra Boca Seca (22h) abrir a noitada para Cavaleiros do Forró colocar todo mundo pra dançar ao som dos seus sucessos de 16 anos de carreira.

 No domingo (26) tem Don Cardoso (22h) e Banda Priscila Brow à meia noite.

 Na segunda (27) é a vez do sucesso Grafith (21h30) e Luizinho Nobre às 23h30.

E na terça a vez de João Batista do Fama (22h) e Banda Dubê à meia noite.

POLO DA REDINHA – CRUZEIRO

A folia no Cruzeiro terá uma atração musical por noite de Carnaval, sempre com artistas da nossa cidade.

Na sexta o samba do lendário Debinha Ramos

No sábado é a vez de Igor Fortunato

No domingo com Orquestra Raízes do Frevo, segunda Yrahn Barreto e na terça-feira, Zeca Brasil. Os shows no Polo Redinha (Cruzeiro) iniciam às 21h.

POLO CENTRO HISTÓRICO  – KENGAS

Na segunda-feira (28) com shows de Jaina Elne abrindo o desfile a partir das 17h e Maria Alcina encerrando em alto estilo no Centro da cidade a partir das 21h.

POLO ROCAS – LARGO DO MERCADO

Na terça-feira (29) bem ao seu estilo. Shows de Isaque Galvão às 20h e Casuarina fechando a noitada às 23h.

POLO RIBEIRA  – ESCOLAS DE SAMBA E TRIBOS DE ÍNDIOS

No sábado (25), domingo (26) e segunda-feira (27), sempre a partir das 19h, desfilam as Escolas de Samba e Tribos de Índios que representam uma das tradições mais fortes do Carnaval Multicultural de Natal. Participam nesta edição 11 escolas de samba e 7 tribos de índios.

VEJA OS HORÁRIOS DE DESFILE DOS PRINCIPAIS BLOCOS DE RUA

  Grandes Carnavais (dia 24) às 16h, Largo do Atheneu em Petrópolis.

  Bloco “Poetas, Carecas e Lobisomens” (dia 25), às 16h na Praça dos Gringos em Ponta Negra.

  “Bloco  Suvaco do Careca” (dia 26)  às 15h, do  Praia Shopping para a praça Ecológica, em Ponta Negra.

“Se Brincar eu Pego”  (dia 26), às 16h em  Ponta Negra.

“Grandes Carnavais” (dia 26), às 16h, Largo do Atheneu em Petrópolis.

“Banda da Praia” (dia 27) às 10h em Ponta Negra.

“Bloco Guaxinim”, (dia 27) às 17, Largo do Atheneu em Petrópolis.



Nordestão promove palestra sobre degustação de cerveja e seus segredos

Airton Bulhões,

 Os apreciadores de cerveja terão oportunidade de como descobrir uma boa cerveja conhecendo  sabores e  mistérios desse poderoso néctar tão apreciado nos quatro cantos do mundo.  

   O supermercado Nordestão realiza nesta quinta-feira um ciclo de palestras sobre cervejas especiais da Brasil Kirin. Além de degustação de cervejas, o palestrante Samuel Hoshino, que é beer sommelier e responsável pela harmonização de todos os rótulos da marca, irá discutir sobre aroma, aparência, sabor e as sensações causadas pela harmonização da bebida.

SERVIÇO 

 O curso irá atender os clientes que se inscreveram no site do supermercado. Para mais informações, estão disponíveis o telefone 3615 2621 e o e-mail [email protected].



Sebrae RN vai atender 7,5 mil micro e potenciais empresários no programa “Negócio a Negócio”

Airton Bulhões,

cost bO programa “Negócio a Negócio” lançado pelo Sebrae RN vai oferecer atendimento personalizado e gratuito mais de 7,5 mil empresas – entre Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e potenciais empresários. A iniciativa leva soluções in loco para problemas enfrentados no dia a dia do negócio.

As orientações vão envolver empresas de Natal e região metropolitana, assim como cidades das regiões onde o Sebrae possui escritórios regionais, a saber no Agreste, Alto Oeste, Mato Grande, Médio Oeste, Oeste, Seridó e Trairi. A metá éproporcionar  maior controle sobre a área financeira, garantindo a longevidade do negócio. Segundo a gestora, neste ano, 60% dos atendimentos serão direcionados a microempreendedores, 30% para microempresas e 10% para aqueles que estão na iminência de abrir um negócio.

No estado, o programa conta com 25 Agentes de Orientação Empresarial (AOE) e cinco tutores especialistas, que ficam encarregados dos atendimentos. São duas visitas in loco. Na primeira, o empresário recebe o agente, que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.

Em 2016, o programa atendeu no Rio Grande do Norte 8.894 empresas, sendo a maioria (57%) ligada à atividade do comércio de artigos de vestuário e acessórios, minimercados e mercearias (20%) e também salões de beleza (19%).

SERVIÇO

Para participar, o empreendedor precisa procurar um ponto de atendimento do Sebrae em Natal e no interior do estado ou ligar para o 0800 570



Show reunindo Alceu, Elba e Geraldo Azevedo no Arena das Dunas tem vendas de camarotes liberadas

Airton Bulhões,

  Já estão sendo colocadas à venda das mesas e camarotes no estádio Arena das Dunas para o show no próximo dia 11 de março  “O Grande Encontro” reunindo Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo comemoram 20 anos do projeto.

  As mesas ficarão localizadas em frente ao palco, no chamado Espaço Ponto Nero. O local contará com entrada exclusiva e estacionamento interno, open bar com água refrigerante e cerveja. Na compra da mesa o cliente receberá 1 Espumante Ponto Nero Celebration Brut.

  Já os camarotes individuais incluem espaço climatizado, equipado com mobiliário e TV, banheiro exclusivo, 5 vagas no estacionamento interno e vista privilegiada. A compra do camarote dá direito a 01 garrafa de Vodka Premium OU Whisky 12 anos.

   “O Grande Encontro” volta a reunirr mais uma vez; a paraibana Elba Ramalho e os pernambucanos Geraldo Azevedo e Alceu Valença na quarta edição de um dos espetáculos mais aclamados da Música Popular Brasileira.

  O show faz parte do projeto “Música na Arena” e contará também com apresentações dos artistas  potiguares Sami Tarik e Khrystal.

SERVIÇO

“O Grande Encontro 20 Anos” – Alceu, Elba e Geraldo.

Data: Sábado, dia 11 de março de 2017

Local: Arena das Dunas

Horário de abertura dos portões: 20h Início da festa: 21h

LOCAIS DAS VENDAS

- Lojas Sport Master do Natal Shopping, Norte Shopping e Shopping Midway Mall
- Pittsburg Prudente de Morais
- Goodfather Barbearia Clube (Rua Ângelo Varela e 
 www.arenadunas.com.br



Pesquisa da Fecomércio na alta estação mostra que 87,6 dos turistas pretendem voltar

Airton Bulhões,

PN-H 
Turistas que visitaram Natal na alta estação 87,6% pretendem voltar outra a Natal; 96,1% avaliam o RN como excelente ou bom e 97,4% indicariam o RN como destino turístico no Brasil.

  Este é o resultado da amostragem realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN  que traçou o perfil do turista que visita Natal na alta estação em seu quinto ano consecutivo.

   Todos esses ingredientes mostram que Natal consolida sua vocação para o turismo, gerando empregos e renda para a cidade e outros impostos indiretos para os cofres do Estado.

  Praias, restaurantes e bares, centros de artesanatos e shoppings foram os atrativos mais visitados. Entre os restaurantes, por exemplo, o restaurante Camarões foi o mais lembrado pelos participantes da pesquisa, com 40,7% das respostas. Além disso, 50,2% deles visitam outras cidades, além de Natal, como é o exemplo de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Galinhos.

   A maioria dos visitantes (53,5%) possuía renda de até R$ 6 mil mensais. De acordo com a pesquisa, cada turista gastou diariamente R$ 235,16, em média, valor 12,8% superior em relação a 2016, quando o gasto individual por dia foi de R$ 208,41

  Com relação ao que atraiu o turista ao Rio Grande do Norte, as belezas naturais foram o item mais lembrado, com 66,8% das respostas ao questionário. O índice é um pouco menor do que o obtido em 2016, quando esta foi a motivação para vir ao estado de 87,1% das pessoas que responderam à pesquisa. Visitar a família (6,8%), visitar os amigos (4,7%), e as promoções (1,7%) também serviram de incentivo para que as pessoas passassem uma temporada no estado.

  A coleta de dados foi realizada entre os dias 3 e 12 de janeiro, quando foram ouvidas 651 pessoas, nos principais locais de acesso do público à cidade, como o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e o Terminal Rodoviário, além de pontos de fluxo turístico como hotéis, pousadas, feiras de artesanatos e atrativos turísticos.

   O percentual de turistas estrangeiros (20,3%), foi maior em relação ao ano passado (17,6%), sendo que 7,7% são provenientes da Argentina. Em 2016, os turistas argentinos eram 6,7%. A Itália é o segundo país que mais envia turistas a Natal na alta estação, com 1,7% dos entrevistados, índice obtido tanto este ano quanto no ano passado. 52,6% das pessoas ouvidas na pesquisa visitavam o estado pela primeira vez. Já na pesquisa de 2016, 70,5% dos visitantes nunca tinham vindo ao RN.


Carnaval é oportunidade para promover campanha de prevenção ao câncer infanto juvenil

Airton Bulhões,

O carnaval é festa, mas também pode ser bem aproveitado para fazer campanhas educativas e a Prefeitura do Natal e a Casa Durval Paiva se unem para promover a campanha de prevenção ao câncer infanto juvenil partindo para uma ação simples: a distribuição de máscaras carnavalescas com orientações sobre os sinais da doença

 As máscaras, utilizadas em sua grande maioria pelo público infantil, ajudam na conscientização de pais e é um importante instrumento de marketing contra essa doença que já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.


 Segundo o presidente da Casa Durval Paiva, Rilder Campos a campanha é muito importante para que a sociedade conheça os sinais e sintomas da doença. “A parceria com a Prefeitura é essencial para divulgar para a população a questão dos sinais e sintomas e também pelo fato de estarmos juntos com um ente público fazendo uma campanha em meio a uma festa cultural com a presença de muitos pais e crianças”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).

  Segundo informações do INCA, nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. 



Pagamento de ICMS pelas empresas no RN terá que ser efetuado até o próximo dia 24

Airton Bulhões,

DIENNIRO-I-NTPQuem tiver impostos a pagar a secretaria estadual de Tributação informa que o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das empresas potiguares terá mudança durante o período carnavalesco. A secretaria estadual de Tributação (SET) adianta que os pagamentos datados entre os dias 25 a 28 de fevereiro devem ser efetuados até a sexta-feira (24). 

A SET alerta que de acordo com o regulamento do ICMS, quando o vencimento do ICMS ocorrer em dia em que não haja expediente bancário, o recolhimento acontece no primeiro dia útil imediatamente posterior. Porém, quando o dia útil imediatamente posterior avançar para o mês seguinte, a data de vencimento será antecipada para o dia útil imediatamente anterior.

O contribuinte que já tenha gerado a Ficha de Compensação Bancária (FCB) ou a Guia de Recolhimento Instantâneo (GRI), não precisa fazer uma nova impressão do documento para a antecipação do documento. A Secretaria, com o objetivo de facilitar essa antecipação, já realizou a alteração do vencimento do ICMS para o dia 24 de fevereiro.

SET REALIZA CURSO SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL

Para auxiliar os profissionais contábeis do estado, a Coordenadoria de Educação Fiscal (Coef) da SET lança o Curso de Disseminadores em Educação Fiscal 2017.1, do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), através da parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda (ESAF/MF). As inscrições seguem até o dia 10 de março e a capacitação é gratuita. 

O curso acontece à distância, com a previsão de um encontro presencial, e é oferecido aos profissionais da educação, servidores públicos, estudantes do ensino médio e universitário, e outras categorias interessadas em conhecer a filosofia do Programa de Educação Fiscal e aplicá-la no seu cotidiano. Além das ferramentas on-line, os alunos terão material impresso, fornecido pela ESAF.

As aulas iniciam no dia 3 de abril, com carga horária de 120 horas. São oferecidas 150 vagas e os alunos que não forem aproveitados para a primeira turma, terão a opção de serem inseridos na turma do próximo semestre.



Natal pula de quinto para terceiro destino preferido no país para brincar o carnaval

Airton Bulhões,

  Segundo pesquisa publicada pela revista de turismo de circulação nacional Panrotas e realizada pela Booking.com, Natal pulou de quinto lugar em 2016 para terceiro em 2017 entre os destinos turísticos do Brasil mais procurados para brincar carnaval.

  Para 2017 o Rio de Janeiro continua em primeiríssimo lugar e São Paulo surpreende passando de terceiro em 2016 e ficando em segundo em 2107.

  A matéria relata também que é de se estranhar a causa da queda de Salvador da segundo posição em 2106 para sétima posição em 2017.

  Outro dado interessante é que  argentinos e chilenos devem ser os estrangeiros que vão desembarcar no Rio de Janeiro, São Paulo e Natal para pular carnaval este ano. Os dados foram coletados entre 25 e 28 de fevereiro.  No ano passado os números são referentes a 3 e 10 de fevereiro.

   Outra curiosidade é que Recife e Olinda não aparecem entre as 10 primeiras cidades colocadas, surpreendentemente o ano passado Recife aparece em quarto lugar. Outras cidades preferidas pelos turistas para 2017 são Florianópolis (4º), Búzios/ RJ (5º lugar), Curitiba (8º) e Belo Horizonte (9º).

  Alguém tem dúvida que Natal vem despertando preferência para se passar um bom carnaval? A aposta da Prefeitura do Natal em revitalizar o carnaval natalense  mostra o resultado agora e deverá crescer mais ainda.  

  VEJA AS PRÉVIAS EM NATAL  

  Para este final de semana quem quiser pular antes do carnaval começa  nesta sexta Kd Xoxo às 18h do  Largo do Atheneu e no sábado (dia 18h) tem o bloco aponta saindo do hotel Manari em Ponta Negra e no domingo a última grande prévia carnavalesca do bloco “Suvaco do Careca”, a partir das 15h na praça ecológica de Ponta Negra.  

   O “Bloco de Petrópolis” sairá pela primeira vez no fim de semana que antecede o carnaval. A prévia acontece no Largo do Atheneu, neste sábado ( dia18) na rua Seridó (lateral do Colégio Atheneu), animado pelas bandas Mesa 12, Samba Preto no Branco e o grupo de batucada Batukedô.



Veja o calendário de saques de contas inativas e siga orientação para uma boa aplicação

Airton Bulhões,
bulhoes-mFoi divulgado o calendário de saques de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O contribuinte já pode checar o saldo disponível com o PIS, consultando o saldo no site da Caixa, no aplicativo FGTS, em caixas eletrônicos e em agências.

O saque só poderá ser efetuado a partir das seguintes datas:

Em março
sacará o FGTS quem nasceu em janeiro e fevereiro

Em abril
nascidos em março, abril e maio

Em maio
nascidos em junho, julho e agosto

Em junho
nascidos em setembro, outubro e novembro

Em julho
nascidos em dezembro

 A renda extra vem em boa hora, mas é preciso cuidado para não colocar em risco a reserva financeira construída após meses - ou anos - de trabalho, de acordo com o presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos.

“Muitas pessoas usam rendas extras sem considerar sua situação financeira atual. Infelizmente, isso é comum. Portanto, procure levantar seus números e ter consciência se está em situação de equilíbrio, endividamento, inadimplência ou se é investidor. O ideal é que a quantia possa melhorar a qualidade de vida da pessoa e família, não apenas agora, mas especialmente no futuro. Afinal, o objetivo principal da existência desse fundo é ser um arrimo para o trabalhador em caso de demissão”, orienta Reinaldo Domingos.

CONSELHOS ÚTEIS

  Caso o valor a ser resgatado seja suficiente para quitar alguma dívida em atraso totalmente, é interessante agir dessa forma. Mesmo assim, é válido negociar e conseguir descontos, diminuindo parte da dívida, para então fazer o pagamento à vista. Por outro lado, se não for para quitar 100% da dívida, avalie a opção de investir o valor para ter força para negociar no futuro.

  De uma forma ou de outra, o principal a ser feito nessa situação delicada é se educar financeiramente, ou seja, mudar seu comportamento para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar para a sua situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar a dívida – agora ou no futuro – em parcelas quem respeitem o orçamento mensal.

Ainda não ter um objetivo estabelecido para o uso dessa renda extra é preocupante, pois na ausência de uma meta, o valor pode acabar sendo utilizado em compras supérfluas e de pouca importância, ao invés de contribuir para a conquista de um sonho. Cada pessoa deve ter no mínimo três: um de curto prazo (a ser realizado em um ano), outro de médio prazo (entre um e dez anos) e outro de longo prazo (a ser realizado a partir de dez anos).

Tanto na situação de equilibrado ou de investidor, é orientável fazer o saque das contas inativas assim que possível e aplicar o valor em investimentos como poupança, CDB ou tesouro direto, entre outras, que rendam mais do que o FGTS. A modalidade escolhida precisa corresponder ao prazo em que se deseja realizar o sonho, tendo em vista a possibilidade de resgatá-lo no momento desejado sem perder rendimentos.



Hotelaria potiguar comemora ocupação média de 84,4% em janeiro e enfrenta a crise

Airton Bulhões,

  A ocupação média da hotelaria potiguar em janeiro foi de 84,4%, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) e divulgado nesta segunda-feira. A crise não tem afetado a hotelaria tão fortemente como em outros setores da economia.

  Para coroar esse número os hoteleiros natalenses só tem a ganhar com o carnaval sendo realizado no final de fevereiro e esperando atravessar até março com o incentivo dado pela Prefeitura do Natal na realização do Carnaval Multicultura 2017 atraindo turistas para a capital. Pipa registrou uma ocupação média de 85%. Foi registrada uma queda de 2% se comparada com janeiro de 2016, mas aí é pouco para uma recessão braba como essa e os empresários da hotelaria e demais segmentos turísticos só têm a comemorar.

  Segundo o presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior apesar da grave crise do País, a ocupação de Janeiro foi bastante positiva, mas devemos considerar que tal número só foi possível graças às ações de promoção e divulgação feitas em parceria com o Governo do Estado, bem como as promoções pelos hotéis, reduzindo as tarifas em mais de 20%.

  “Ou seja, enquanto comemoramos a alta ocupação, nos preocupamos com o preço da nossa tarifa média, que é uma das mais baixas do País, considerando os destinos que concorrem com Natal ”, afirmou.

José Odécio também destacou a importância da parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada. “Estamos concentrando os esforços para a divulgação do destino em 2017 e esperamos contar nesse aspecto com a parceria do Governo e prefeituras dos municípios que se destacam no turismo, como Natal, Tibau do Sul, Extremoz e Maxaranguape, para que assim, possamos nos unir cada vez mais buscando o fortalecimento do turismo, fomentador de emprego e renda, e gerador de impostos, visando o enfrentamento da crise e a baixa estação, que já dá sinais de muita preocupação”.



Balança comercial do RN tem superávit de US$ 100 milhões e ICMS cresce 8,3% em 2016

Airton Bulhões,

     A balança comercial do RN teve em 2016, um superávit de US$ 100 milhões, o maior desde 2012. Esse resultado, aparentemente positivo, perde substância com a constatação de que ele foi obtido não pelo crescimento das exportações, que em 2016 caíram 10,5% em relação a 2015, mas pela queda ainda maior das importações (25,4%), as menores desde 2012.

  Outro indicador importante  aponta que recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) alcançou um volume de R$ 4,8 bilhões no Rio Grande do Norte no ano passado. O valor é 8,3% maior que o arrecadado em 2015, quando foram recolhidos R$4,4 bilhões. Esse é o maior montante já repassado aos cofres do estado através desse tributo desde 2012. Como nesse período o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) Geral variou 34,0%, o valor real da arrecadação tributária ficou 1,3 ponto percentual abaixo da inflação.

  No que se refere ao saldo de empregos, a publicação posiciona 2016 como o pior ano, desde o início da série histórica em 2012, no tocante à geração de empregos no Rio Grande do Norte, situação que se repetiria qualquer que fosse a amplitude da série. A perda de 15,8 mil vagas, somadas às de 2015, totalizam 27,9 mil empregos perdidos, e anulam o total gerado em 2014 e 2013, além de reduzir 7,2 mil das vagas criadas em 2012. “É como se o tamanho do mercado de trabalho potiguar tivesse voltado a 2012, com chances mínimas de colocação para os que procuram o primeiro emprego”, compara o boletim.

  Os dados da arrecadação de impostos, com base nos números do Portal da Transparência, são um dos destaques da 19ª edição do Observatórios dos Pequenos Negócios uma síntese conjuntural divulgada mensalmente peloSebrae/RN que visa com  condensar  a cada mês os principais indicadores e informações da economia potiguar capazes de influenciarem direta ou indiretamente o segmento das micro e pequenas empresas e as bases produtivas do estado.



Natal tem novo Rei Momo e Rainha para comandar o carnaval Multicultural 2017

Airton Bulhões,

Natal vai ser comandada nos quatros dias de carnaval pelo Rei Bruno Henrique Borges e a Rainha Rozeane Albuquerque em concurso realizado nesta sexta à noite na festa promovida no pátio da secretaria municipal de Cultura/Funcarte.

Na quinta-feira, dia 23, no Largo do Atheneu, Rei Momo e Rainha do Carnaval recebem do prefeito Carlos Eduardo as chaves da cidade e a Folia estará oficialmente aberta na cidade.

A disputa teve cinco candidatas à Rainha e quatro a Rei Momo que ao som da Família Pádua mostraram suas qualidades no samba e frevo, além da obrigação de brilhar em quesitos como desenvoltura, empatia com o público, animação e presença de palco.

Ao som das baterias das escolas Malandros do Samba, Balanço do Morro e Acadêmicos, o público vibrou a torceu a cada apresentação. Cerca de mil pessoas estiveram no Pátio da Funcarte acompanhando a tradicional eleição do Reinado do carnaval de Natal. Os vencedores receberão premiação de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada.



Governo estadual recebe R$ 3,2 milhões para recuperar áreas atingidas pela seca

Airton Bulhões,

unnamedccO governo federal está liberando, através do Ministério da Integração Nacional mais de R$ 8,7 milhões para o Rio Grande do Norte e o município goiano de Nova Gama.

A medida faz parte do apoio federal à recuperação de áreas atingidas por desastres naturais e ao socorro e assistência à população. As portarias de autorização de empenho e transferência dos recursos já foram publicadas  no Diário Oficial da União (DOU).

O governo potiguar receberá R$ 3,2 milhões para o abastecimento de água, por meio de caminhões-pipa, a municípios em situação de emergência decorrente do longo período de seca. Já a prefeitura de Novo Gama aplicará R$ 5,5 milhões em obras para recuperar danos causados por erosão, como a reconstrução de vias urbanas e a contenção de encosta no bairro Lago Azul.   

Para obter apoio financeiro da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração, as prefeituras devem solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência. Também é necessário apresentar um Plano de Trabalho e um relatório com diagnóstico dos danos, no prazo de até 90 dias após a ocorrência do desastre.

Os pedidos são feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço: www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Equipes técnicas da Sedec analisam os processos e, assim, o Ministério define o valor a ser disponibilizado.



Teléferico para levar turistas a estátua de Santa Rita de Cássia terá liberação de R$ 5,5 milhões

Airton Bulhões,
Adelino Neto

A finalização para execução final de aquisição de equipamentos para o teleférico de Santa Cruz, levando turistas para conhecer a estátua de santa Rita de Cássia foi dada nesta quarta-feira. O turismo religioso ganhou destaque no RN com a inauguração da estátua de Santa Rita de Cássia e vem promovendo o desenvolvimento econômico da região do Trairi. 

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa acompanhada dos deputados estadual, Tomba Faria e o ex-ministro e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves tratou junto ao Ministério do Turismo para liberação de recursos orçados em R$ 5,5 milhões. A reunião foi realizada no MTur com o secretário nacional, Alberto Alves.

Durante a reunião foram abordados alguns pontos, como a questão da importação dos maquinários, tributação, local de entrega, entre outros assuntos. Uma nova reunião será realizada nas próximas semanas em Natal, desta vez com executivos da Caixa Econômica Federal. Em seguida, vencidos os tramites burocráticos, haverá um novo encontro em Brasília, quando deverá ser formalizada a liberação dos recursos.

Foi um reunião muito boa, com a presença do ex-ministro Henrique Alves, que vem se empenhando há muito tempo em ajudar o sonho do teleférico se tornar realidade. Henrique sempre foi um incansável  batalhador pelo fortalecimento da interiorização do turismo potiguar, enfatizou Tomba Fariuas. 

A primeira etapa das obras de implantação do teleférico de Santa Cruz já foi concluída em 2016, Trata-se  da estação de passageiros e os respectivos terminais de embarque e desembarque.  O projeto global, tão logo entre em operação, promete ser o divisor de águas do turismo religioso no estado do Rio Grande do Norte.



Feirão on-line para financiamento universitário com juro zero termina nesta sexta

Airton Bulhões,

unnamed22  Termina nesta sexta-feira (dia 10) o 3º Feirão On-line juro zero do Pravaler, em que mais de 130 universidades de todo o Brasil oferecem crédito universitário a juro zero, entre elas Estácio, São Judas, Metodista, Impacta, Unifor, Faccamp, entre outras. Quem contratar o Pravaler no período pagará a primeira mensalidade só depois do Carnaval.

  Quem quer ingressar no ensino superior em 2017, mas ainda não conseguiu equilibrar o orçamento para bancar as mensalidades pode contar com uma forma de não adiar mais o sonho e financiar sem juros a faculdade que escolheu não perde por esperar.

  Algumas universidades parceiras do Pravaler oferecem juro zero durante todo o ano, enquanto outras apenas durante o feirão.“No vestibular de verão de 2016, tivemos cerca de 1 milhão acessos no nosso site. Para este ano, acreditamos que iremosultrapassar essa marca”, afirma Rafael Baddini, diretor de marketing e vendas da Ideal Invest.

SAIBA MAIS

  Para participar do Feirão Sem Juros do Pravaler basta acessar o sitejurozeropravaler.com.br,simular o crédito, iniciar o processo de contratação e aguardar a análise de crédito do programa – tudo online.

  Para contratar o crédito, o aluno precisa ter um fiador, cuja renda somada à do aluno seja equivalente a, no mínimo, duas vezes e meia a mensalidade. Ou seja, quem deseja cursar faculdade cuja mensalidade é de R$ 1000,00, deverá ter renda que somada a do fiador alcance pelo menos, R$ 2500,00. Além disso, fiador e aluno não podem ter o nome negativado.



Liga, Amico e Varela recebem doações de promoções do Natal Shopping

Airton Bulhões,

A Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer, Associação Amigos do Coração da Criança (Amico) e o hospital Varela Santiago receberam como doação parte da verba resultante de ações do período natalino no Natal Shopping.

A quantia foi arrecadada a partir de duas ações: o “Trenzinho Solidário”, que realizou passeios com as crianças na “Floresta do Noel” e a aquisição do “Panetone Solidário”, uma ação realizada em parceria com a Padaria Mercatto.

  Foram arrecadados R$ 21 mil divididos em valores iguais entre as três instituições. A Liga e Hospital Varela Santiago receberam a equipe do shopping para a entrega dos cheques.  Por sua vez, a Amico receberá a sua parte da doação em data ainda a ser definida, na próxima semana.

  “Agradecemos a todos que participaram e doaram indiretamente, permitindo que as ações alcançassem o efeito esperado. Queremos, com elas, reafirmar o nosso compromisso de integrar as instituições beneficentes do nosso estado em promoções e ações do Natal Shopping”, afirmou Fabiana Totti, gerente Comercial e de Marketing domall.



Lojistas da CDL e Natal Shopping terão palestra sobre tendências do varejo mundial

Airton Bulhões,

BANNER-INT-P  Associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), lojistas do Natal Shopping e empresários outros segmentos podem participar do “Pós NRF 2017” quando estará sendo abordadas as principais tendências do varejo mundial.

      O evento será realizado na próxima quinta-feira (dia 9)  das 08 às 10hs no Cinépolis Natal Shopping e contará com a palestra do consultor Fred Alecrim que participou agora em janeiro da  106ª edição da NRF Big Show de Nova Iorque, considerada a maior Convenção do Varejo do Mundo, e reuniu os principais empresários e executivos atuantes no mercado de varejo.

   Após a apresentação do consultor será realizada uma mesa redonda aberta para perguntas com Augusto Vaz, Presidente da CDL Natal e Felipe Furtado, Superintendente do Natal Shopping, que também participaram da NRF Big Show. A realização dessa iniciativa é resultado de uma parceria entre a CDL e o Natal Shopping.



Carnaval Multicultural de Natal 2017 cresce a partir do surgimento do “Baile de Máscaras”

Airton Bulhões,

  Os natalenses terão o carnaval que merecem e gostam. Estamos assistindo pouco a pouco a sua ressureição que começou com o  “Baile de Máscaras” da Confeitaria Atheneu há oito anos atrás   idealizado por este colunista que vos fala, mais a turma que se reúne naquele recanto aos sábados como Délio Casado, Ronald Gurgel, Guga Leal, Maurício Bezerra,  que foi uma brincadeira e se tornou grande contando com o apoio do proprietário da Confeitaria, Odeman Miranda (in memorian)  que topou fazer.

  De lá para cá o “Baile de Máscaras” virou a abertura do carnaval natalense e agregou vários blocos  carnavalescos que surgiram naquele triângulo de ruas de Petrópolis. 

   Com o incentivo do prefeito de Natal, Carlos Eduardo e a força do nosso secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão o carnaval Multicultural de Natal ganhou o gosto dos natalenses e vem crescendo a cada ano.

   Nesta sexta-feira (3) foi o lançamento do Carnaval Multicultural 2017, no Largo do Atheneu que a exemplo dos anos anteriores será ancorado em reunir grandes atrações nacionais, o melhor da pluralidade da música regional, troças, blocos, bandas de frevo, escolas de samba e tribos de índio juntamente com muitas prévias que já aquecem o Carnaval desde os primeiros dias de fevereiro.

  Na ocasião foi divulgado, também, o vencedor do concurso de Decoração Carnavalesca. O projeto "Folia Potiguar", comandado por Ciro Celestino foi o vencedor.

  O 9º Carnaval Multicultural terá seis polos de atração: Ponta Negra, Redinha, Rocas; Centro Histórico; Ribeira; Virada Carnavalesca (Ponta Negra), Largo do Atheneu e Praça Cívica, com participação de 95% de artistas locais e terá presenças de artistas nacionais como Monobloco, Margareth Menezes, Morais Moreira, Elba Ramalho, Alceu Valença e muito mais. 


1-20 de 1124