Natal é a campeã do Brasil na aplicação de recursos próprios em obras e serviços

Airton Bulhões,

   Com recursos escassos para custeio e investimentos em infraestrutura mesmo assim Natal é considerada segundo dados da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional divulgados nesta quinta-feira (16), a capital brasileira que mais investe com recursos próprios.

  O percentual de investimentos chega a 98,8% das receitas municipais. O Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais fez um detalhamento fiscal entre os anos 2017 e 2018, englobando 5.109 municípios, com o total de 192 milhões de habitantes.

  Entende-se como investimentos com recursos próprios a diferença entre o total gasto pelo Município com investimentos e as receitas de transferências de capital e de operações de crédito. Elevados percentuais de investimentos realizados com recursos próprios representam baixa dependência de fontes de financiamento provenientes de terceiros.

  Outro ponto positivo em relação às finanças da capital potiguar está relacionado à questão do endividamento consolidado. Natal recebeu nota “A”, pois compromete apenas 26,04 de suas receitas correntes liquidas (RCL) com dívidas consolidadas.

  Os números foram comemorados pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias e sua equipe econômica que lhe dá apoio que credita esse resultado ao trabalho de incremento de receitas e enxugamento de despesas executado pela gestão municipal ao longo dos últimos 16 meses.

  Justiça seja feita ao prefeito  Álvaro Dias ao assumir o cargo determinou adoção de diversas medidas de controle financeiro com o objetivo de aplacar os efeitos da crise financeira que se abateu no país. e tem sido muito dura com os municípios.

  Mas o prefeito ainda falta mais, como a redução de pessoal, corte de secretarias inexpressivas, cargos comissionados em demasia tudo orientado pela empresa que fez recentemente uma  auditoria contratada pela própria Prefeitura de Natal e até agora não foi anunciada nenhuma medida de peso.

  Ainda assim o prefeito tem mérito nesse item apresentado pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional e é um esforço contínuo para dar aos natalenses as obras que a capital precisa de mais urgentes.


A+ A-