Natal recebe a Feira Nacional do Camarão depois de três anos sendo realizada em Fortaleza

Airton Bulhões,

itamar azevedoComeça nesta quarta-feira e vai até sábado a 14ª edição Feira Nacional do Camarão (Fenacam) será realizada no Centro de Convenções de Natal. No total, serão cinco mil participantes dos vários eventos que estarão acontecendo simultaneamente: o 14º Simpósio Internacional de Carcinicultura, o 11º Simpósio Internacional de Aquicultura, o 14º Festival Gastronômico de Frutos do Mar e a 14º Feira Internacional de Serviços e Produtos Para Aquicultura.

  A Fenacam investe R$ 10 milhões em negócios com proposta de levantar discussões sobre oportunidades e ideias que ajudem a destravar o desenvolvimento do setor carcinicultor e aquícola do país, principalmente dos estados produtores.

  Na pauta do evento serão abordados temas como desafios para conviver e continuar produzindo na presença da “Mancha Branca”; as oportunidades do mercado interno e as perspectivas das exportações, inclusive para os Estados Unidos com a recente saída do camarão brasileiro da ação antidumping; os avanços tecnológicos dos cultivos intensivos com estufa agrícola para aumento da temperatura e controle da mancha branca; melhoramento genético, entre outros.

  Participam cerca de dois mil congressistas e a organização espera receber três mil visitantes da Feira de Aquicultura que deverão passar está diariamente pelo evento.

  Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e realizador da Feira, Itamar Rocha a Fenacam a 2017 se destacará como o fórum mais importante do setor carcinícola e aquícola do Brasil e da América Latina .

  “Trata-se, portanto, de uma oportunidade ímpar para os produtores discutirem suas preocupações, reivindicações, ideias, sabendo que tudo será propagado, não se limitando às paredes do evento. É uma oportunidade para atualização tecnológica, para desenvolver parcerias comerciais, discutir os problemas setoriais e buscar soluções para a cadeia produtiva”, afirma.

SAIBA MAIS

A 14º Feira Internacional de Serviços e Produtos Para Aquicultura contará com 90 empresas expositoras nesta edição e tem expectativa de movimentar R$ 100 milhões. Além disso, o Festival Gastronômico de Frutos do Mar, com pratos à base de camarões e tilápias, funcionará das 12h às 15h, da quinta ao sábado. Para este ano a novidade ficará por conta dos Food Trucks que funcionarão das 16h às 23h, no Pavilhão das Dunas.


Tags: bulhoes
A+ A-