6 dicas para começar o ano novo bem e com saúde

Janine França,

Você já fez sua lista de metas para 2019? O novo ano já começou e as expectativas positivas estão no ar. Planos, desejos e objetivos rodeiam nossas cabeças, mas o mais comum a ser perseguido é a boa saúde - física e mental - para correr atrás de outras metas.

"É normal que em algum momento da vida as pessoas precisem de algum tipo de tratamento com medicamentos, mas isso pode ser adiado, caso a pessoa mantenha a boa saúde, mantendo também bons hábitos. Nosso objetivo é continuar ajudando as pessoas com seus tratamentos, mas também estimulando atividades saudáveis", relata, Ron Seagull, CXO da Proxismed.

Pensando nisso, a Proxismed, empresa especializada em jornadas de relacionamento em saúde, que acompanha o dia-a-dia do paciente, para começar o ano novo bem, cheio de saúde e qualidade de vida, listou algumas dicas que podem ajudar a começar o período de forma saudável e com mais felicidade.

1. FAÇA UMA LISTA DAS METAS

Não basta simplesmente escrever "começar a academia" e "fazer dieta". É importante selecionar algumas metas específicas que proporcionem bem-estar pessoal e profissional e escrevê-las de forma mais detalhada.

Desta forma, faça uma lista das suas prioridades e estabeleça prazos. Podem ser metas a curto, médio e longo prazo. Assim, você consegue planejar o passo a passo que precisa para cumprir cada objetivo.

2. FAÇA UM CHECK-UP E CONTROLE O ESTRESSE

Faça seus exames anuais logo no começo do ano. Assim, você já começa com a saúde em dia e vê se precisa adaptar algo da alimentação, medicação ou estilo de vida. Além disso, não se esqueça de separar mais tempo para descansar e esfriar a cabeça da rotina corrida. Relaxar é preciso e faz bem para o seu corpo todo!

Para isso, comece com pequenas mudanças diárias. Você pode começar praticando meditação cinco minutos por dia ou desconectando do celular. Uma ideia é limitar o uso do smartphone a, por exemplo, dez minutos no período da manhã. Outras dicas é colocar plantas e flores em casa, pois elas ajudam a melhorar a sensação de bem-estar.

3. COMECE UM EXERCÍCIO NOVO

A falta de motivação e de disciplina podem atrapalhar a prática de atividade física de forma regular. Portanto, é importante buscar um exercício que te dê prazer e que se transforme em um hábito. Uma caminhada diária é um bom começo.

Estabeleça objetivos possíveis e não foque apenas em emagrecer. Em pouco tempo, o pique e a disposição aumentam e o bem-estar de manter o corpo ativo fica cada vez mais aparente.

Hoje, existem vários exercícios curtos de aproximadamente 30 minutos que você consegue incluir no seu dia facilmente. Além disso, a prática de exercícios pode ser feita dentro de casa, sem gastos, por meio de vídeos do Youtube ou aplicativos fitness. Existem vários que ensinam treinos ou danças. Mas lembre-se de fazer uma avaliação física previamente para verificar se seu corpo tem alguma limitação ou necessidade específica.

4. MUDE SUA ALIMENTAÇÃO

Anote o que você comeu durante 15 dias. Percebeu que está consumindo muito açúcar, gordura e alimentos industrializados? Chegou a hora de mudar. Manter uma alimentação saudável pode prevenir doenças e melhorar seu humor.

Portanto, tente melhorar seus hábitos alimentares. Mas não adianta tentar fazer dietas impossíveis de cumprir. No lugar, busque uma reeducação alimentar. Incluir mais vegetais e frutas já é um bom primeiro passo. Depois comece a cortar os doces e as frituras. É importante fazer uma avaliação com um nutricionista que poderá te orientar de forma personalizada.

Além disso, lembre-se de se hidratar bem durante todo o ano. Segundo o Ministério da Saúde, beber água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, além de eliminar toxinas. A recomendação mínima é de 2 litros por dia.

5. ENCONTRE NOVOS HOBBIES

A falta de tempo é a maior desculpa para não realizar nossos objetivos. Mas todos nós precisamos de momentos para descontrair, pois isso ajuda a diminuir o estresse, faz bem para o físico, para a saúde mental e ainda nos deixa mais tranquilos para seguir com as rotinas de trabalho e estudo.

Portanto, escolha ao menos um hobby novo para se dedicar ao longo deste ano. Pode ser pintar, aprender um instrumento novo ou escrever um blog, por exemplo. Faz tempo que pensa em fazer um curso novo? Aproveite e faça! Aprender algo novo constantemente é muito bom para o cérebro.

6. ORGANIZE AS FINANÇAS E COMECE A POUPAR

Para ter um ano mais tranquilo, é essencial organizar suas finanças. Primeiro, faça uma faxina financeira. Reúna os extratos bancários, as faturas dos cartões e as contas que têm que pagar todo mês. Elimine todas as despesas desnecessárias como a TV a cabo que você nem assiste mais ou aquele café que você compra todo dia.

Depois, estabeleça um teto de gasto mensal e monte uma planilha de gastos. Após organizar as finanças, você pode começar a investir o dinheiro que poupar.

Essas são algumas sugestões para você conseguir ter um ano novo com corpo e mente mais saudáveis. Para conseguir cumprir as metas, deixe-as escritas em um lugar visível, como a geladeira ou o criado-mudo. Além disso, defina um dia por mês para rever os objetivos. Feliz ano novo e sucesso na conquista dos seus sonhos!

Sobre a Proxismed

A Proxismed é referência em jornada de relacionamento em saúde por meio de produtos que compõem um Medical Call Center Omnichannel. A empresa, através da combinação da interação física e digital via recursos tecnológicos, atua nos Programas de Suporte ao Paciente, de Pré-diagnóstico, de Acesso, de Início de Tratamento e de Engajamento, assim como SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), SIC (Serviços de Inteligência Científica) e eRep (relacionamento eletrônico com médicos), entre outros, para a melhor gestão da saúde.

 

A+ A-