Blog do Diógenes
fcodiogenes@hotmail.com
Twitter: @ddantas

Henrique é questão em aberto para presidir a Câmara dos Deputados

 

Foi quase uma unanimidade na semana passada: políticos e observadores da cena consideraram que o deputado Henrique Eduardo Alves extrapolou na defesa de Elias Fernandes no Dnocs. E que ele pode ter comprometido a eleição de presidente da Câmara, conforme acerto do PMDB com o PT.

Aliás, a nota que me chamou mais a atenção neste final de semana foi a do jornalista Cláudio Humberto dando conta que o atual presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), havia dito aos repórteres, em dezembro, que a  eleição de Henrique era questão em aberto no PT.

Se antes de peitar a presidente Dilma era questão em aberto, como fica o deputado Henrique Alves agora?

Numa só tacada, o parlamentar potiguar deu munição a todos os adversários de sua candidatura à presidência da Câmara - petistas, líderes de outras legendas da base, peemedebistas que não rezam com a cartilha dele e parte da bancada do PMDB no Senado que trabalha para manter a presidência da casa.

Vai sobrar para Garibaldi Alves Filho. Pode anotar!

Com o primo queimando pontes na Câmara e caindo em desgraça no Palácio do Planalto, cresce a chance de Garibaldi retornar ao comando do Senado como alternativa do PMDB. O PT continuaria na presidência da Câmara. Isso está sendo discutido reservadamente, à boca miúda.

Na hora de negociar com o Palácio do Planalto, o PMDB do Senado sempre leva vantagem sobre o PMDB da Câmara. 

É fato que o PT firmou acordo com o PMDB para estabelecer um rodízio na Câmara dos Deputados. E acordo é acordo. Tem de ser cumprido. Mas um acordo pode ser trocado por outro acordo em nome dos interesses maiores da nação.

É pouco provável que o PT aceite entregar toda linha de sucessão de Dilma Roussef ao PMDB. 

Os peemedebistas têm o vice-presidente da República e a presidência do Senado. Constitucionalmente, eles só podem abrir mão do Senado. A pergunta é: o PMDB vai abrir mão do Senado?

Os senadores do PMDB, que formam a maior bancada na casa, não estão nem aí para Henrique Eduardo Alves. Eles querem manter o osso!

E o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, articula seu retorno à presidência do Senado. Com amante ou sem amante.

Podcast

 
Não há tags relacionadas.
Comentários enviados
Seu nome:*
Seu e-mail:
Mensagem:*


Tags mais usadas
abc, administracao, ambev, america, apagao, betinho, bnb, destaques, dilma, diogenes dantas, intervencao, jaime calado auditoria, jean, jornal 96, manchetes, marinho, mauricio, morte, nacionais, oscar, policia federal, reforma tributaria, resultados, rogerio, rosalba, secretariado, serra, stf, vencedores, vo
Plantão de Notícias Nominuto