Cooperativismo: minha história

Sicredi -,
Arquivo Pessoal
Manoel Santa Rosa, natural de Santana do Matos, diretor-presidente do empreendimento Sicredi/Credsuper.

Meu nome é Manoel Santa Rosa, natural de Santana do Matos. Desde cedo, aprendi nas agruras da vida sertaneja a importância da solidariedade para a sobrevivência. Hoje tenho 67 anos e começo esta parceria com o jornal Agora RN, a agência saibamais.jor.br e o portal de notícias nominuto.com, comandados respectivamente pelos competentes jornalistas Alex Viana, Rafael Duarte e Diógenes Dantas, referências da imprensa do nosso estado.

Sempre foi uma necessidade minha e uma vocação que fui nutrindo: gostar de gente e buscar coletivamente me associar para encontrar as melhores soluções e oportunidades para a sobrevivência, o cuidado do outro e a emancipação das pessoas e empreendimentos. É como nos lembra o poeta pernambucano Miró de Muribeca: “quando se gosta carrega-se tijolos juntos”.

A decisão de iniciar este projeto é consequência do acúmulo de anos de experiência devotados a causa da associação, e a constatação da necessidade de levar os benefícios do cooperativismo a toda a sociedade potiguar. Porque, como diz um conceito da cooperativa que lidero, “Quem coopera, cresce”.

Nos últimos anos, foram muitos os avanços em legislação, garantias e formatação do empreendimento cooperativo. São muitos os estudos e literaturas que deram foco e perceberam sua importância. Cito dois livros, o último da Miriam Leitão “História do Futuro”, e o “Sociedade com Custo Marginal Zero”, do respeitado Jeremy Rifkin.

Muitas são as empresas e grupos sociais expressivos que estão percebendo o quanto o cooperativismo pode contribuir para suprir suas necessidades, alcançar seus objetivos e ganhar mais fazendo juntos. É por isso que inicio hoje esta coluna. Acreditando que, juntos, podemos fazer muito mais.

Para tanto, gostaria de agradecer a parceria do jornalista Leonardo Dantas, do consultor Dennys Lucas e do escritório QBB Advocacia, dos competentes sócios Caio Vitor Barbosa, Jules Queiroz, Pedro Lima e Lucas Bezerra, e o advogado Victor Carvalho. Todos debruçados, assim como eu, à agenda do cooperativismo. Estes, estarão sempre comigo produzindo conteúdo de excelência e informativo, sobre as oportunidades, garantias e segurança da associação em cooperativas. Principalmente a respeito das instituições cooperativas de crédito.

Manoel Santa Rosa, Diretor Presidente da Sicredi/Credsuper.

Tags: cooperativa cooperativismo credito sicredi
A+ A-