PUBLICIDADE
Enviada em 28/11/2008 às 11h25min

Greve dos servidores da saúde chega ao fim após 39 dias de paralisação

Funcionários públicos e Governo do Estado chegaram a acordo na manhã desta sexta-feira.
Maiara Felipe
Após 39 dias, servidores públicos do Estado retornam atividades.
Após 39 dias, a greve dos servidores da Saúde do Rio Grande do Norte chegou ao fim nesta sexta-feira (28). O fim da greve foi decidido após uma assembléia realizada na manhã de hoje, no Hospital Walfredo Gurgel. Os funcionários públicos aceitaram a contraproposta do Governo do Estado e retornam ao trabalho, normalmente, ainda hoje.

Entre os pontos acordados, estão o reajuste de 3% da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), o que corresponde à passagem de nível, o pagamento dos atrasados dos meses de setembro, outubro e novembro de 2006 e o comprometimento do governo de não descontar os dias parados. Entretanto, os 23% de perdas salariais reivindicados pelos servidores ficaram para ser negociados no primeiro semestre de 2009.

“O nosso movimento foi muito positivo. Foi o maior nos últimos dez anos. Em 2001, ficamos parados por 35 dias. Conquistamos uma mudança de nível, que estava atrasada. Estamos, sem dúvida, mais fortes para em março lutarmos pelo reajuste, sem ter que ficar pedindo por atrasados”, avalia a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde), Sônia Godeiro.

Segundo ela, foi a primeira vez que os servidores lutaram contra o desabastecimento de medicamentos. “Esse teve mais repercussão, mais participação e força. Até porque a crise foi mais grave. Conseguimos trazer para o Walfredo, por exemplo, juiz, promotor e a própria imprensa, que era um tabu entrar no hospital. Conseguimos colocar a saúde no centro das atenções”, declara.

Sônia Godeiro destacou, no entanto, que apesar do fim da greve, o Sindicato continuará realizando mobilizações. Na próxima quarta-feira (3), às 14h, os servidores públicos do estado irão fazer ato público em frente ao Hospital Walfredo Gurgel. “Iremos ficar vigilantes na questão do desabastecimento de medicamento. Essa mobilização é justamente para continuarmos na luta contra o desabastecimento”.

Antes de quarta-feira (3), uma comissão do Sindicato irá se encontrar com o juiz Luiz Alberto Dantas. “Na segunda-feira, iremos lá para saber como estão os andamentos da ação civil pública que a Promotoria do SUS impetrou contra o estado”. A ação pede que o estado repasse R$ 64 milhões do orçamento da saúde de 2008, que está “preso” na Secretaria estadual de Planejamento. Além disso, que todas as verbas da saúde sejam depositadas no fundo estadual da saúde.

Os médicos do estado continuam em greve e terão nova assembléia na próxima segunda-feira (1º).


PUBLICIDADE

Palavras-chave

Mais notícias

Comentários enviados



Nenhum comentário enviado no momento.

© 2007. Todos os direitos reservados ao Nominuto.com.
O portal de notícias mais completo e atualizado do RN.