Vergonha: campeonato feminino do RN terá apenas três clubes

Edmo Sinedino,

Que vergonha! Entra ano e sai ano e a tal a valorização do futebol feminino fica mesmo somente na promessa dos gestores da CBF e federações.

Uma descaso atrás do outro para o país que tem a atleta premiada cinco vezes como melhor do mundo.

Aqui no RN, pior. O futebol feminino não merece atenção nenhuma e chamadas ridículas, curtas anunciam participantes e início, e só.

Acreditem, apenas três clubes, isso mesmo, três agremiações confirmaram participação no "torneio" que começa nesta quinta-feira - Cruzeiro de Macaíba, Parnamirim e Palmeiras FC.

Fico imaginando a causa de tão poucos participantes. E, claro, só posso chegar a conclusão de que seja a falta de apoio e incentivo da omissa FNF de José Vanildo.

Quinta-feira (15), portanto, rodada de abertura, para variar no meio de semana, às 15h30, em Macaíba, no Estádio José Jorge Maciel.

Segundo o site da FNF, a competição será disputada em sistema de pontos corridos - jogos de ida e volta. 

E ninguém faz nada para mudar esse quadro. Uma lástima o futebol de nosso Estado em todos o sentidos.



América ainda não quitou dívida com Thiago Potiguar

Edmo Sinedino,

O jogador Thiago Potiguar, torcedor declarado do América, não deve vestir a camisa do clube rubro como se especula.

O atleta não recebeu nenhuma proposta, não foi procurado, e nem foi pago. 

O América tem uma dívida com ele desde a gestão de Beto Santos.

Vejam só que absurdo! E esse tempo todo, pelo que sei, o meia ainda não acionou a Justiça do Trabalho.

Imaginava-se até que esse seria um bom motivo para resolver dois problemas: um bom reforço e dívida negociada.

Afinal, foi nestes termos que se deu o acerto com Max Brendo. Havia uma dívida em aberto com o centroavante.

No caso de Danilo, ala que foi destaque no acesso do Cuiabá à Série B, o time do Mato Grosso quer o jogador, mas não fez proposta.

Certamente quer de graça como quase todos os bobos desse futebol do Brasil.

O América, claro, não vai liberar.

O vice de futebol Eliel Tavares garantiu o acerto de pelo menos oito a nove reforços, pré-contratos assinados, até passagens enviadas, mas não divulga enquanto o atleta não se apresentar.

Segunda-feira (19), data do reinício dos treinamentos alguns jogadores devem chegar e acabar o mistério, ou mesmo antes.


Décima edição do Torneio Compartilhar

Edmo Sinedino,

breno2_09

Neste  final de semana dia 10/11 (sábado) foi realizado X Torneio Compartilhar, que contou com a presença de 137 alunos: Projeto (81), CEI (42) e Marista (14) nas categorias 2 x 2 (9 e 10 anos) e 3 x 3 (11 e 12 anos), medalhas para os 1°, 2° e 3°lugares, além de distribuição de pipoca e pirulito. 

CATEGORIA 2 X 2: 75 participantes (33 equipes),

CATEGORIA 3 X 3: 62 participantes (18 equipes).

O evento contou com a ajuda de alunos voluntários do Projeto Compartilhar, alunos do curso de Educação Física da UFRN e árbitros da Federação Norte-rio-grandense de Voleibol.



"Medalhões" do campo e, agora, também do marketing

Edmo Sinedino,

Os clubes de nosso Estado me surpreendem a cada nova ação, pretensão, invenção, sei lá como denominar.

Todos falam em falta de dinheiro, da enorme dificuldade financeira, mas o ABC continua com Giscard Salton que custa caro e rende pouco, pelo menos foi assim na temporada; e o América traz Armando Desessards, que não custa barato e deve trazer muitos jogadores na sua bagagem.

O que vai acontecer depois? Tenho certeza que todos já imaginam. Mesmo assim, acreditem, pelo bem de nosso futebol espero que ele acerte.

Ontem, nas redes sociais, a notícia de que o ABC quer trazer Jorge Avancini, um dos maiores nomes do marketing esportivo para administrar o sócio torcedor.

O que ele poderia fazer de diferente, quando a gente sabe que tudo gira em torno do futebol? Até porque não existe outra receita para atrair associados.

Falo isso analisando o que o ABC tem para oferecer.

E aqui em nosso EStado não tem empresa, profissional capacitado para fazer esse trabalho. 

Quanto vai custar o Avancini? Custo-benefício. A mesma cobrança e comparação que sempre faço quando se contrata um "medalhão".

Lembram de Lúcio Flávio? Salário maior de todos, jogou apenas duas ou três partida em bom nível, no restante tirou a vaga de um não medalhão que renderia, certamente, muito mais.

O pior é que Erivelton e Jones Carioca foram os astros, mas ele levou a fama. Até quando esse cegueira vai continuar?



Kaká é do ABC ou já pertence à Websoccer?

Edmo Sinedino,

No ABC ainda se fala, sem confirmação, no atacante Anderson, que disputou a Serie B pelo Alecrim. Hoje, o zagueiro Ian, do Palmeira, também foi citado.

O meia Kaká deve ser reintegrado para a disputa do Estadual, acho que sim. Dizem que o menino está, ainda, sendo monitorado pelo Porto de Portugal.

A pergunta que faço: os direitos federativos de Kaká são do ABC ou já pertencem também à Websoccer?



Os reforços do América

Edmo Sinedino,

Vou esperar para ver. As contratações do América deverão vir do Rio Grande do Sul, Minas, Santa Catarina e Ceará. 

Muito bem. Vamos esperar e comparar. Talvez todos sejam melhores que o Ramon, que a direção disse que nunca houve interesse, mas eu soube que sim, e a contratação foi barrada por Luizinho Lopes.

Mal comparando, pelos menos dos últimos dez volantes que o América contratou nos últimos tempos, Ramon é melhor que todos.

Aliás, os meninos Juninho, Jadson e Judson jogam muito mais que os "capengas" que desfilaram por aqui. Alguns não sabiam nem andar em campo.

Vamos ver quantos jogadores conhecidos, de nossa vizinhança, ou mesmo aqui do Estado estão na lista.

Sou até capaz de fazer uma aposta que nenhum. Mesmo essa Segundona tendo nos mostrando excelentes valores.



As novidades do Santa Cruz

Edmo Sinedino,

kapa_09O Santa Cruz de Natal anunciou nesta segunda-feira (12) a renovação de quatro jogadores para a temporada 2019. O zagueiro Victor Guilherme, de 23 anos, o lateral-direito Denis Ceará, de 25 anos, o volante Ray Silva, de 24 anos, e o atacante Edson Kapa, de 21 anos. A apresentação será no dia 3 de dezembro.

O Santa terá calendário cheio em 2019 vai disputar de duas competições nacionais pela primeira vez na história: Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro; além de disputar da elite do Campeonato Potiguar.

Curiosidade: 
O volante Ray Silva vai para sua quarta temporada vestindo a camisa do Tricolor. O atleta de 24 anos chegou ao clube em 2016 para atuar na segunda divisão do Campeonato Potiguar. 
O atacante Edson Kapa está recuperado de uma cirurgia na tíbia da perna direita, que o afastou de todo o segundo turno do Campeonato Potiguar deste ano.

A lesão ocorreu após uma dividida pelo domínio da bola na partida vencida, por 2 a 1, contra o Potiguar de Mossoró, no Estádio Nogueirão, em Mossoró, pela última rodada do primeiro turno do Estadual, no dia 17 de fevereiro.

Fonte e foto: assessoria de imprensa/Diego Simonetti


Maratona de futsal promovida pela Federação do Desporto Escolar

Edmo Sinedino,

Parabenizar a todos pela grande festa no sábado, no ginásio do DED, o encerramento das competições promovidas pela Federação do Desporto Escolar - FNDE. 

Ginásio lotado e a realização de grandes jogos para a alegria dos nossos futuros craques do futsal e, claro, um alento para esse esporte que precisa ser revitalizado em nossa capital.

Parabéns ao professor Gileno Souto e toda sua equipes de professores, assim como a todos os participantes.

Resultados:

Sub 12 - Série prata campeão - Sagrada Família,  vice o Instituto Brasil;

Sub 08  - campeão o Colégio Santo Antônio Marista, vice a  FACEX; 

Sub 09 -  campeão Colégio Marista,  vice-campeão o  SSJ;

Sub 10  - campeão o SDB, vice SSJ;

Sub 11 - campeão o SSJ, vice Encanto;

Sub 12 -  campeão o SSJ, vice Encanto;

Sub 14  - campeão o SSJ, vice SDB;

Sub 15  - campeão o Encanto, vice SSJ.

aboa2_09


camp6_09

camp5_09

camp2_09


A supervalorização de um clássico de pancadaria

Edmo Sinedino,

Mesmo entre os caras que mais admiro na imprensa esportiva brasileira, e são poucos, enxergo esse inominável complexo de vira-latas.

Gente, exageros nos comentários da partida Boca 2 x 2 Ríver, dois times limitados, amarrados, marcadores, como quase todos do Brasil.

Um jogo disputado em chutes de longa distância ou jogo aéreo, feio, sem jogadas de lados ou variações, e mesmo assim, super elogiadas. Triste. 

Inglaterra, Espanha e até mesmos os chatérrimos campeonatos francês e italianos são elevados à condição de maravilha, com jogos tão ruins ou pires que os nossos embates de retranqueiros do Brasileirão.

Não suporto mais ligar a tevê, zapiar e ver elogios a todos os campeonatos mais medíocres que se possa imaginar.

Sem falar, nos esportes que nos empurram goela abaixo - Hoquey sobre patins, Rugby, futebol americano e até uma disputa de computador que também virou esporte.

Torcendo para ver meu esporte favorito, boxe, a nobre arte, me decepciono a cada final de semana.

Definitivamente, estou fora de órbita.



Angicos goleia Itajá de 8 a 0 e conquista Campeonato Potiguar de Futsal

Edmo Sinedino,

angicos2_09Quem poderia imaginar que depois de um jogão primeiro, 1 a 1, lá e cá, emoção até os minutos finais, em Itajá, a segunda partida, em Angicos, acontecesse essa chuva de gols?

Seleção de Angicos 8 a 0 e, claro, com esse resultado, confirmando sua melhor campanha, sagrou-se campeã do I Campeonato Potiguar de Futsal, realizado pela Liga Norte-rio-grandense de Futsal.

Ginásio Chico Sola lotado., Muita tensão, torcida apreensiva, mas confiante e festiva, mais festiva ainda ficou quando, logo aos primeiros minutos a equipe local dominava de forma arrasadora o placar, 3 a 0 nos primeiros cinco minutos. 5 a 0 ao final do primeiro tempo.

O domínio total continuou no segundo tempo, quando a equipe da casa marcou mais três vezes e chegou ao placar de 8 gols. Nem o mais otimista dos torcedores esperava tanto. Angicos fez juz à melhor campannha e, merecidamente, sua torcida realizou uma grande festa.

Ao final, entrega de bela premiação, troféus e medalhas ao campeão e vice, assim como os cheques de R$ 4 e 3 mil aos dois melhores times da competição. Melhor goleiro e artilheiro ainda levaram o prêmio especial de final de semana, com acompanhante, no Hotel Monza.

Severino Martins, Djavan, empolgado com a festa, o sucesso do evento, agradeceu a todos os prefeitos das cidades participantes, dirigentes de clubes e torcedores que acompanharam e apoiaram a competição desde o começo.

"Acho que o futsal do nosso Estado começa a viver um novo tempo, esperamos poder realizar a segunda edição e continuar por muitos anos fazendo a festa do interior, claro, sem esquecer as bases e também o futsal feminino", disse Djavan.



ADESP de S.P. do Potengi é campeã da Copa Regional da Mulher

Edmo Sinedino,

adesp_09A equipe da ADESP de São Paulo do Potengi sagrou-se campeã da Copa Regional da Mulher, evento realizado, com muito sucesso, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Tomé. Na final, a equipe vencedora bateu a seleção de São Bento do Trairi de 7 a 3, na prorrogação, depois do empate no tempo normal.

Premiação de R$ 600,00 para o campeão, além de troféus e medalhas para campeã e vice, artilheira e melhor goleira.

A Copa teve total apoio da Prefeitura Municipal de São Tomé, do prefeito Babá, que sempre tem apoiado o esporte da cidade.

A decisão, no ginásio Ladislau Galvão Pereira contou com a presença de grande público e toda a organização foi impecável, elogiada pelos participantes.



Wallyson, principalmente, e Edson, fora dos planos de Vitória e Bahia

Edmo Sinedino,

Vitória, 17º colocado, primeiro na zona de rebaixamento, 38 pontos somados, ficou no empate diante do Bahia, 11º, com 41 pontos, aparentemente fora de risco de rebaixamento. O último clássico do ano terminou 2 a 2.

Pior para o Vitória. Muito mais que comentar a partida ou a situação dos clubes baianos, me chama a atenção o fato dos potiguares Edson, volante do Bahia, e Wallyson, atacante do Vitória, não serem aproveitados tem um bom tempo.

Wallyson começou bem com Wagner Mancini, mas pedeu espaço com Paulo César Carpegianni, e mesmo após a saída do treinador gaúcho continuou fora dos planos do novo comandante João Burse.

Edson veio para o Bahia do Fluminense, era titular absoluto, mas machucou, foi suspenso por briga no clássico, depois não entrou mais no time, vem amargando banco de reservas desde então.

Wallyson, nem sequer relacionado foi para o clássico deste domingo. Edson, mais uma vez, ficou na suplência e não foi aproveitado.



Até quando a Websoccer vai levar jogadores das bases do ABC?

Edmo Sinedino,

Até quando esses absurdos? Será possível que a diretoria do ABC não pode mover uma ação, até mesmo junto à CBF, FIFA, os cambal, para acabar com esses absurdos? Mais dois jogadores são levados sem que o clube tenha os direitos que merece ter um clube de futebol.

Por quê a direção do ABC ainda deixa que empresários da Websoccer ajam dentro do clube? Breno Lemos, 15 anos, meia, foi levado,  e os caras, na maior cara de pau fazendo o "favor" de conceder 30% dos direitos ao clube.

Onde está a Justiça desse país? Onde estão os responsáveis pelo departamento jurídico do ABC? Isso não pode continuar. O garoto vai assinar com o Palmeiras.

O outro foi Tallison, ótimo ala, um novo Ayrton Lucas, quem sabe, 15 anos, que também saiu sem que o ABC receba uma pataca.

Gente, isso é imoral demais! É indignante! Será possível que esse descalabro vai continuar na administração de Fernando Suassuna?

A torcida do ABC precisa agir nas redes sociais e exigir que essa empresa Websoccer saia de dentro do clube e que sejam postos para fora, treinador, preparador, olheiro, quem seja, que esteja facilitando ou informando sobre os valores que surgem no clube.

Quantos jogadores mais o ABC vai perder até que se tome uma decisão? 



"Um tempo de futebol e de um poema"...de concreto armado

Edmo Sinedino,

livro23_09O autor desse livro Koberg Luna Freire formado em Direito e Jornalismo, trabalha no TRT e é conselheiro do ABC. É irmão de Mirocem Ferreira Lima Júnior, ex-Presidente do TJD/RN. O lançamento do livro, que ocorrerá no próximo dia 14 no Shopping Midway Mall.

Koberg será um dos entrevistados especiais do programa Prorrogação, da tevê Assembleia, nesta segunda-feira, com a apresentação de Mállyk Nagib e participação d`Eu. Vale a pena conferir.



A maratona de futsal realizada pela Federação de Desporto Escolar

Edmo Sinedino,

O IX Campeonato Estadual de Futsal Escolar 2018, teve início em abril, com a participação Recorde de noventa e sete equipes (97), divididas entre vinte e oito (28) instituições de ensino particulares, publicas municipal, estadual e federal, com a chancela da FNDE - Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar.

As competições disputadas, de forma inédita, em oito (8) categorias sub 8,9,10,11,12,14,15, e 17 anos, com a grande novidade e aprovação unanime de todos os envolvidos da divisão das séries ouro e prata, como também, acontecendo premiação medalhas e troféus para campeão e vice-campeão.

Os troféus,em reconhecimento, homenageiam os nomes dos  parceiros e amigos da FNDE - José  Maria, diretor da Facex, e Ricardo Wagner, Secretário de esporte de Parnamirim, nas categorias 12, 14, 15 e 17 anos. 

Foi concluída a fase classificatório com a incrível realização de duzentos e noventa e dois jogos (292), em vários ginásios da cidade tais como: Jorge Tavares, DED, Facex Centro, Colégio Marista e Salesiano São José.

Com o fechamento da fase classificatória foram realizados  vinte e oito (28) jogos semifinais e finais, das séries ouro e prata, nos dias 10/11 (neste sábado), no Jorge Tavares e DED, e concluída no dia 11/11 ( este domingo) novamente no DED nove finais, ficando o restante a definir devido o ENEM, as categorias sub 15 e 17 anos.

PS: todos os resultado serão divulgados após a conclusão das categorias.



A "previsível" vitória do Botafogo

Edmo Sinedino,

Não tenho bola de cristal, mas eu sabia. Todas as vezes que as fichas todas são depositadas no Flamengo, quando ele enfrenta Botafogo ou Vasco, o rubro-negro perde.

Disparado, disparado melhor que o Botafogo, neste sábado, o time de Dorival Júnior era apontado como favorito no clássico carioca.

Ao final,  a confirmação da velha máxima carioca. O Botafogo, medíocre, sem ataque, sem defesa e meio-campo pouco criativo, só marcador, conseguiu vencer.

São Paulo empatou, Flamengo perdeu. O Palmeiras, que enfrenta o Atlético;/MG neste domingo, se vencer, e houver tropeço também do Inter, que enfrenta o Ceará, estará cada vez mais perto do título.



A "previsível" vitória do Botafogo

Edmo Sinedino,

Não tenho bola de cristal, mas eu sabia. Todas as vezes que as fichas todas são depositadas no Flamengo, quando ele enfrenta Botafogo ou Vasco, o rubro-negro perde.

Disparado, disparado melhor que o Botafogo, neste sábado, o time de Dorival Júnior era apontado como favorito no clássico carioca.

Ao final,  a confirmação da velha máxima carioca. O Botafogo, medíocre, sem ataque, sem defesa e meio-campo pouco criativo, só marcador, conseguiu vencer.

São Paulo empatou, Flamengo perdeu. O Palmeiras, que enfrenta o Atlético;/MG neste domingo, se vencer, e houver tropeço também do Inter, que enfrenta o Ceará, estará cada vez mais perto do título.



27 treinadores já perderam o emprego no Brasileirão

Edmo Sinedino,

Que coisa absurda é esse futebol brasileiro. Você junta a mediocridade dos treinadores, grande maioria de retranqueiros que nada sabem de futebol, com a necesssidade que têm dirigentes incompetentes em rconhecer seus erros, o que dá? Demissão dos "culpados".

E assim é construída mais um episódio triste do medíocre futebol brasileiro que, a cada ano que passa, vai ficando mais distante do brilho que tivemos um dia.

Com a demissão, via redes socias, de Adilson Batista, que é um dos raros casos de bom treinador, que conhece realmente de futebol, nada menos que 27 treinadores já foram demitidos no Brasileirão.

A média de demissões no Brasileirão chega bem perto do absurdo de um a cada  rodada. Atualmente este número é de 0,81. Depois da Copa do Mundo, a Série A chegou a 17 saídas de treinadores.

Cabe lembrarmos que somente São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Internacional são os times que mantém seus treinadores desde o início da competição. Até mesmo o Palmeiras, líder da competição, não está com o mesmo comando.

VEJA OS TÉCNICOS QUE JÁ DEIXARAM EQUIPES NO BRASILEIRÃO EM 2018

Nelsinho Baptista (Sport) – demitido na 2ª rodada

Marcelo Chamusca (Ceará) – demitido na 6ª rodada

Fábio Carille (Corinthians) – contratado pelo Al-Wehda na 6ª rodada

Zé Ricardo (Vasco) – entregou o cargo na 9ª rodada

Guto Ferreira (Bahia) – demitido na 9ª rodada

Jorginho (Ceará) – pediu demissão na 9ª rodada

Abel Braga (Fluminense) – pediu demissão durante a Copa

Enderson Moreira (América-MG) – pediu demissão durante a Copa e foi para o Bahia

Alberto Valentim (Botafogo) – contratado pelo Pyramids, do Egito durante a Copa do Mundo

Fernando Diniz (Atlético-PR) – demitido durante a Copa do Mundo

Jair Ventura (Santos) – demitido após a 14ª rodada

Ricardo Drubscky (América-MG) – demitido após a 14ª rodada

Roger Machado (Palmeiras) – demitido após a 15ª rodada

Vagner Mancini (Vitória) – demitido após a 16ª rodada

Marcos Paquetá (Botafogo) – demitido após derrota para o Nacional-PAR, pela Copa Sul-Americana

Gilson Kleina (Chapecoense) – demitido após a 17ª rodada

Claudinei Oliveira (Sport) – entregou o cargo após a 18ª rodada

Jorginho (Vasco) – demitido após a 18ª rodada

Rogério Micale (Paraná) – demitido após a 18ª rodada

Osmar Loss (Corinthians) – voltou a ser auxiliar após a 23ª rodada

Eduardo Baptista (Sport) – pediu demissão após a 26ª rodada

Maurício Barbieri (Flamengo) – demitido após derrota para o Corinthians (eliminação Copa do Brasil)

Guto Ferreira (Chapecoense) – demitido após a 29ª rodada

Claudinei Oliveira (Paraná) – demitido após a 29ª rodada

Thiago Larghi (Atlético-MG) – demitido após a 29ª rodada

Paulo Cézar Carpegiani (Vitória) – demitido após a 32ª rodada

Adilson Baptista (América-MG) – demitido após a 33ª rodada



Shiro Saigo conquista o Torneio de Aniversário da FJERN

Edmo Sinedino,

judo35_09O nosso judô em festa.

Vejam:

Shiro Saigo conquista o Torneio de Aniversário da FJERN

A Associação Desportiva Shiro Sairo conquistou o Torneio de Aniversário da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN - 24 anos) e a etapa final do Circuito Estadual de Iniciantes e Veteranos, neste sábado (10), no ginásio do Maristella. O segundo lugar ficou com o Judô Clube Nagashima, enquanto a Associação Desportiva Kyodai em terceiro.

A competição que reuniu mais de 400 participantes encerrou positivamente o calendário estadual de judô. De acordo com o presidente da FJERN, Tibério Maribondo, as atividades continuam a nível nacional e internacional. "Encerramos o calendário com uma avaliação de muito sucesso do judô potiguar e ainda teremos atividades fora do estado até o dia 15 de dezembro com atletas que vão lutar por vaga na seleção principal e no processo olímpico de Tóquio 2020", disse Tibério.

O judô do Rio Grande do Norte também representará o estado na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude que acontece de 12 a 15 deste mês em Natal. "Nossa equipe está muito bem preparada e pronta para manter o título de modalidade que mais conquista medalhas nos Jogos Escolares da Juventude para o nosso estado", encerrou o presidente da FJERN.

Fábio Pacheco/Assessor de Imprensa


Erivélton, Arês e Ramón acertados com o América?

Edmo Sinedino,

ramon2_09Recebi uma informações quentíssimas agora à noite. Não tem a confirmação da direção... 

O América teria acertado com Ramon, volante, destaque no Estadual pelo Força e Luz e na Segundona pelo Alecrim, além dos ex-abcdistas Erivélton e Arês.

Se confirmados, assino embaixo como três dos melhores reforços que o treinador Luizinho Lopes poderia ter acertado para a temporada de 2019.

Eles se juntariam, se também confirmados, a Max, Pardal e Danilo, além do garoto Ronaldo, também ex-Alecrim.

Um meio-campo poderoso e criativo sendo montado pela direção do clube rubro.

Entre os reforços, a história mais interessante, sem dúvida, é do volante Ramon, 30 anos, e que só veio aparecer esse ano em nosso futebol.

Ele, depois de só jogar em equipes interioranas, acertou com o Força e Luz, depois Alecrim e, se acertar com o América, terá sua real grande chance.

Vamos torcer. Bom jogador, bom caráter, um rapaz dedicado e merecedor.


1-20 de 8567