Guaramiranga respira jazz & blues na carnaval 2015

Nicolau Frederico,

Estive anos atrás por lá. Vi de perto na cidade de Guaramiranga, na serra Maciço de Baturité, a 100 km de Fortaleza, um fenômeno musical.

A cidade de 6.400 habitantes, recebe nestes dias de carnaval, perto de 13 mil pessoas de todas as idades e dos mais diversos cantos do país. O motivo é o Festival Jazz & Blues 2015, que chega este ano à sua 15ª edição. A programação do festival na serra começa neste sábado (14) e vai até terça (17) e depois se transfere para quinta (19) a sábado (21), em Fortaleza.   

A cidade serrana vive os quatro dias de jazz, blues e boa música instrumental, além dos hotéis, pousadas e aluguel de casas em Guaramiranga, os visitantes têm opções de hospedagens nas outras cidades do Maciço de Baturité. Só há um pequeno barzinho que destoa do clima de jazz & blues. Lá, uma bandinha anima os poucos foliões com as marchinhas do bons e antigos carnavais.

Cidade Jazz & Blues

Uma estrutura de 1.500 m2, dos quais, 850 de área coberta, recebe toda a programação de shows do Festival Jazz & Blues este ano em Guaramiranga, É a Cidade Jazz & Blues, erguida na rua principal, no espaço do campo de futebol. É lá que acontecem os ensaios abertos às 16h, os shows das 17h e das 21h, além das Jam Sessions, que vão até as 3h da manhã. Tudo no mesmo local, projetado para dar mais conforto e segurança para quem vai subir a serra para quatro dias de boa música.

Projetada com acessibilidade em todos os espaços, a Cidade Jazz & Blues é uma estrutura com piso, praça de alimentação, área de banheiros químicos e com uma ambientação que remete à beleza natural da serra.

A nova estrutura é fruto da proposta da Via de Comunicação e Cultura, realizadora do Festival, de procurar inovar a cada ano, com novos projetos e atrativos ao público cativo que conquistou ao longo de 15 anos de carnaval jazzístico na serra.

Outros espaços em Guaramiranga também recebem atividades do Festival. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, diariamente às 15h há o Café no Tom. É o momento de um bate-papo com uma das atrações do Festival.

Na Escola Zélia Matos Brito e na sede da Associação Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) acontecem oficinas de percussão e canto e Cine Clube. Qualquer pessoa pode participar das oficinas. O acesso é gratuito, mas como as vagas são limitadas os interessados precisam se inscrever na secretaria do Festival.

Além do reconhecimento do Festival em todo o País e fora dele, as diretoras do Festival, Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, comemoram este ano os 15 anos da Via de Comunicação e Cultura, com inúmeros trabalhos já realizados nas áreas da cultura, de organização de eventos e relações públicas.

Assim, o festival impulsiona a cultura, a educação, o turismo e a economia local, visando à sustentabilidade social e a valorização do maior patrimônio do ser humano: o conhecimento.

Atrações nacionais do festival

O palco da Cidade Jazz & Blues em Guaramiranga recebe diversas atrações, entre músicos locais, nacionais e internacionais. Este ano todas as informações acerca do Festival Jazz & Blues 2015 estão disponíveis em seu hotsite. Acesse aqui o hotsite do festival

Muito mais interativa, na página, o internauta acessa toda a programação do Festival, além de obter informação sobre a compra de ingressos e também adquiri-los online, reservar o passaporte para o Expresso Jazz & Blues - uma novidade para o público que não consegue mais hospedagem na cidade - e conhecer as novidades desta 15ª edição.

Quem está nos bastidores

Assim como em um grupo musical, no qual os músicos devem estar afinados e entrosados para realizar um excelente espetáculo e propiciar momentos de emoção e divertimento ao público, a equipe de produção do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga, busca cada vez mais afinação e aprimoramento.

"O Festival é reflexo de quem o faz. Compromisso, pioneirismo, apuro, qualidade técnica e artística, excelência, esmero, dedicação, experiência, profissionalismo e amor à arte e à cultura, são os elementos fundamentais na condução deste que é um dos eventos mais importantes do gênero no Brasil.", reconhecem as diretoras do festival.

Conheça aqui os maestros do Festival de Jazz & Blues.

Com informações da Via de Comunicação e Cultura

Tags: MPB, jazz, bossa nova, blues, festival, Guaramiranga, Fortaleza, Ceará, Brasil, Nordeste, Maciço de Baturité, Via de Comunicação e Cultura, Festival Jazz & Blues 2015
A+ A-