Roberto Menescal: entre musical, filme e shows

Nicolau Frederico,

Encontrei o músico, compositor e produtor, Roberto Menescal, nos preparativos de sua apresentação com a cantora, compositora e pianista Leila Pinheiro, na pousada Só Alegria, em São Miguel do Gostoso. Como sempre, disponível para o nosso bate-papo.

Menescal não pára. Veio diretamente do Rio de Janeiro para Gostoso e voltou na madrugada depois da apresentação no Fest Bossa & Jazz Circuito 2016 ao lado de Leila. Neste ínterim, informou que sua agenda está repleta até o fim do ano. "Cara, todo mundo tá reclamando de trabalho. Eu não tenho tempo nem de pensar. Como você sabe, as coisas comigo vão acontecendo. Não tenho stress. Simplesmente, acontecem".

Garota de Ipanema, musical

Assim, sua agenda na segunda (30 mai) era um workshop com a equipe de coordenação do espetáculo inédito "Garota de Ipanema, o musical", que inaugura em agosto o Teatro Riachuelo, na Cinelândia, ocupando o local onde era o antigo Cine Palácio, com capacidade para mil espectadores. "Calainho (Luiz Calainho), Aniela Jordan e Fernando Campos (sócios na produtora teatral Aventura Entretenimento) me convidaram para dirigir o musical. Mas, eu disse que não dava, pois não posso me concentrar apenas neste projeto. Tenho a gravadora, os shows já agendados e a vida continua. Aceitei e estou dando uma consultoria no musical e dando minhas sugestões e recordando os momentos importantes que vivi na bossa-nova. Passo o clima da época!", afirmou o músico e produtor.

Menescal diz que são cerca de 70 pessoas que atuam como cantores, artistas e dançarinos. "Na verdade não será um musical sobre apenas os compositores de "Garota de Ipanema" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) mas sobre tudo aquilo aconteceu nos bastidores", afirma. Também a rede de lojas de moda Riachuelo é uma das parceiras no local do projeto, que leva o nome de Teatro Riachuelo. O novo espaço na Cinelândia vai abrigar eventos de dança, música, artes, teatro e literatura. O texto do musical é de Thelma Guedes, Alessandro Marson e Newton Cannito. A ficha técnica também traz o coreógrafo Alonso Barros (“Chacrinha – O Musical”) e o diretor Andrucha Waddington (de “Chacrinha – O Musical”).

Menescal, o filme

"O documentário que está em pré-produção pela DDFILMES, sob o olhar do nosso diretor Frederico Freitas, levará o público num mergulho por todas as células rítmicas de Roberto Menescal. Uma grande homenagem para este grande artista que completa 60 anos de carreira e 80 anos de vida", esta é a apresentação do documentário em sua FanPage "Menescal, o filme".

Lá também está registrado que "Seus primórdios, a formação da Bossa Nova, sua imprescindível atuação como produtor musical, o músico, o compositor, a paixão por bromélias e sua atual atividade na música brasileira, serão explorados em detalhes, em descobertas inéditas, histórias surpreendentes e opiniões não apenas sobre o que se foi, mas especialmente sobre o que ficou de tudo isso".

E o  que Menescal diz disso tudo? "Não fui eu que criei e propus esta homenagem!" afirma o compositor. "Eles me procuraram e perguntaram se eu topava fazer um documentário sobre a minha carreira na MPB, em especial na bossa-nova! Topei! E vamos ver no que dá!", conclui.   

Bossa Nova Hall

Outros compromissos de Menescal neste ano são os shows que vai apresentar agora em junho com Leila Pinheiro e no segundo semestre com Zélia Duncan, Marcos Vale, Chris Delano e Vanda Sá, no novo "point" musical carioca: o Bossa Nova Hall, conheça mais detalhe clicando aqui
http://www.bossanovamall.com.br/

Carnegie Hall: 54 depois

Um dos últimos compromissos este ano de Roberto Menescal será a participação em um show de comemoração dos 54 anos da Bossa Nova na "histórica e chuvosa noite da quarta-feira, 21 de novembro de 1962, no palco do Carnegie Hall, em Nova York (EUA)". Antes, em outubro ele segue para uma tournée pelo Japão, país que terá brevemente como residente fixa a cantora e compositora pernambucana, Andreia Amorim, que nos últimos anos teve Menescal como produtor e parceiro.   
   
Com informações exclusivas de Roberto Menescal e DDFilmes

Tags: Menescal
A+ A-