PUBLICIDADE
Enviada em 11/10/2008 às 23h02min

América vence o ABC e sai da zona de sufoco

Resultado leva o time rubro para a 15ª posição; alvinegro vêem o sinal vermelho.
Vlademir Alexandre
América começou o jogo pressionando e poderia ter saído com o placar mais folgado.
O torcedor do América pode até pensar que é perseguição, mas não é. Se o ABC tivesse conseguido evitar a derrota, tivesse chegado ao empate heróico em 3 a 3, na noite deste sábado (11), no estádio Machadão, o culpado, de novo, teria sido o técnico Ruy Scarpino. Mas sorte dele, os jogadores souberam segurar a pressão final e conseguiram vencer o jogo mais importante para o clube na Série B do Brasileiro por  3 a 2.

Para o América, além de significar a saída da zona de rebaixamento, a vitória marcou a quebra de um tabu que já durava quatro anos. Desde o ano de 2004 que o alvinegro não perdia para o rival. Foram 11 intermináveis jogos, com sete vitórias e quatro empates até a festa americana desta noite, fechando a 30ª rodada da Série B.

O time de Ruy Scarpino agora está na 15ª posição, com 34 pontos, dois a menos que o ABC que continua na 13ª colocação. A partir da próxima rodada, o mais querido clube de Natal vai ter que se desdobrar para afastar-se da zona de perigo. O sinal vermelho está aceso.

O América começou a partida como eu imaginava: forçando a defesa do ABC. Souza, que muita gente costuma insistir que é um "ex-jogador", de novo, foi determinante no triunfo. Ele "caía" do lado direito, atraía a marcação, liberando a passagem de João Paulo ou Cascata, depois trocava de posição, passava para o outro lado, e era Cascata quem vinha, arrastando os zagueiros do ABC, sempre abrindo espaços para Max e Saulo e os alas.

O América abriu o placar numa dessas jogadas. Souza sofreu falta, aos 10 minutos pela intermediária, lado esquerdo avançado do campo. Saulo bateu e Adalberto se antecipou à zaga do ABC e só raspou de cabeça. A bola subiu e caiu no ângulo superior esquerdo do goleiro Paulo Musse, que não teve culpa - 1 a 0.

O América continuava mandando no jogo. Cascata e Souza confundiam a marcação, e tanto Vandinho, ala esquerda, e João Paulo, lado direito, faziam boa partida. O ataque do ABC parava na "parede" formada por Saulo, que dava o primeiro combate, com Júlio Terceiro e Adalberto, a sobra sempre ficava para Luiz  Maranhão e Robson. Vandinho e João Paulo seguravam bem as investida de Ivan, lado direito, e Piauí, esquerdo.

Ivan, o Terrível, ainda tentou confundir os marcadores, caiu pelo lado esquerdo, mas não obteve êxito. Os criadores Jean Carioca e Fabiano Gadelha não encontraram facilidade, apesar da boa disposição tática de Márcio Hahn e Alexandre. Paiuí e Luzinho Netto pecavam, não se tornavam armas de ataques eficientes pelos lados do campo.

Aos 20 minutos, numa outra boa subida de Vandinho, a grata surpresa do jogo, o ala sofreu pênalti de Luizinho Netto. Max bateu com força e fez 2 a 0. O volume de jogo era tanto, o América jogava tão bem que dava a impressão que poderíamos ter goleada no clássico.

O árbitro Wilson Luiz Seneme, fraco, confuso, começou a mudar a história da partida. Beneficiou o ABC com a expulsão de Saulo. A jogada foi ríspida, mas não tão violenta. E o atleta nem havia tomado sequer um amarelo. O América, no entanto, suportou a pressão, e acabou o primeiro tempo ganhando bem, 2 a 0.

No segundo tempo, já com Bosco no lugar de Luizinho Netto, que saiu machucado, o ABC mostrava sua força. O lado direito começava a complicar. Mas para a supresa de todos, num contra-ataque rápido, antes dos 8 minutos,a bola caiu nos pés de Souza que, com tranqüilidade enxergou Cascata livre. Lhe deu o gol. Cascata tocou para os fundos da rede e agradeceu - 3 a 0.

Pouco depois, aos 10, Daniel fez falta dura sobre Fabiano Gadelha. O juizão agia de novo. Daniel já tinha amarelo, foi expulso. O ABC veio, definitivamente para cima. E criou algumas chances, mas sempre em jogadas mais forçadas que trabalhadas. Aos 24, o bom ala Bosco arriscou um chute de lonta distância. Mal colocado ou lento no lance, Fabiano aceitou - 3 a 1.

Aos 27 minutos, Fabiano Gadelha cobrou falta com perfeitão e a bola subiu e desceu com rapidez, a chamada "folha seca", mas de novo ficou a impressão que dava tempo para Fabiano. Mas foi um golaço - 3 a 2. O ABC continou com tudo, mas o ímpeto foi esfriado com a expulsão de Ben-Hur, que também não tinha cartão amarelo. Será que foi para compensar? O ABC continuou forte, mas o América controlou até o final e segurou a vitória vital para suas pretensões.


Próximos jogos
Os dois times vão jogar pela 31.ª rodada no outro final de semana. Sexta-feira, o América vai ao interior paulista enfrentar o Marília, às 20h30. No sábado, em casa, o ABC recebe o São Caetano.

Ficha Técnica

América-RN
Fabiano; João Paulo, Robson, Adalberto e Vandinho; Júlio Terceiro, Maranhão, Saulo e Souza (Elias); Cascata (Fábio Neves) e Max (Daniel).
Técnico: Ruy Scarpino

ABC
Paulo Musse, Luisinho Netto (Bosco), Márcio Santos, Ben-Hur e Piauí (Alexandre e Marcelinho); Alexandre Oliveira, Márcio Hahn, Jean Carioca e Fabiano Gadelha; Ivan e Ronaldo Capixaba.
Técnico: Artur Neto. 

Local: Estádio Machadão, em Natal – RN
Renda: R$ 240.061,00
Público: 16.109 pagantes
Árbitro: Wilson Luiz Seneme–SP
Cartões amarelos: Max, Daniel, Cascata e Júlio Terceiro (América). Luisinho Netto, Piauí, Fabiano Gadelha e Márcio Hahn (ABC).
Cartões vermelhos: Saulo e Daniel (América) e Ben-Hur (ABC).
Gols: Adalberto, aos 10'/1T e Max, aos 16'/1T. Cascata, aos 5'/2T (América). Bosco, aos 24'/2T e Fabiano Gadelha, aos 27'/2T (ABC).

PUBLICIDADE

Palavras-chave

Mais notícias

Comentários enviados

Caro Edmo,você ta um pouco equivocado nessa matéria;esqueceu como o américa foi campeão da copa do RN,ganhando no 1 jogo de 3x1 e plena frasqueira; da vitória em Mossoró por 2x0 com gols de Souza e P. Isidoro; e da vitória de 5x1 na frasqueira no time reserva do abc. So para refrescar um pouco sua memoria...abço amigo
Marcos Cabral (postado no dia 12 de outubro de 2008, às 11h38min)

Ler todos os comentários (1)


© 2007. Todos os direitos reservados ao Nominuto.com.
O portal de notícias mais completo e atualizado do RN.