Qual a calça certa para cada tipo de corpo?

Gerlane Lima,

O público feminino está cada vez mais antenado ao mundo da moda e, assim como esse universo é dinâmico e volátil, o gosto das mulheres também é. Nessa moda cheia de personalidade, as calças têm papel fundamental – até porque vestir essa peça nem sempre fez parte da realidade feminina. As mulheres começaram a usar calças e blusas para o trabalho industrial no final do século XIX e, durante a Segunda Guerra Mundial, elas usavam as calças de seus maridos porque não existiam modelos femininos no mercado. Foi só década de 1970, que as calças foram feitas especialmente para as mulheres.

De lá para cá, essa peça chave, que não falta nos closets femininos, já ganhou diversas formas e modelos. São opções variadas, que agradam das mais sérias às mais modernas. Com tanta opção, uma dúvida é recorrente: qual a calça certa para cada tipo de corpo? Afinal, na hora de valorizar o que cada uma tem de melhor, é preciso conhecer e acertar para não fazer feio por aí.

Atenta a esse universo, a empresária Renata Dantas, que comanda a Cantão em Natal, sabe bem das particularidades femininas na hora de escolher essa peça tão versátil. “Temos clientes que adoram calças e já aprenderam quais as que mais as favorecem. Nossa equipe está sempre atenta ao que o mercado oferece, trazendo as novidades, mas também nunca deixamos de ter as peças mais básicas. Agora, uma das tendências é a pantacourt e, apesar de muitas acharem que não podem, todas as mulheres podem usar esse modelo. A dica é acertar no sapato”, explica a empresária.

A loja conta com diversos modelos, como a flare de cintura alta, reta, skinny, boot cut, Jegging e boyfriend. A proposta é atender de forma mais variada o público feminino. “A reta nunca sai de moda. Por ter uma modelagem mais tradicional, fica bem em quase todos os tipos de corpo. Geralmente, as mulheres com estilo mais clássico adoram esse modelo, que dá para você usar tanto no ambiente de trabalho, como numa ocasião mais informal”, reforça Renata.

resized_Estilo cool carioca em Natal (1) (Copy)

Para quem tem cintura definida e quadril largo, a dica é apostar na flare de cintura alta. “Como esse modelo tem a boca mais larga, o desenho do corpo fica mais equilibrado. É uma ótima opção também para aquelas que desejam disfarçar a barriguinha saliente, pois a cintura mais alta ajuda a esconder os excessos. Para as baixinhas, esse modelo também é indicado. A dica é deixar a barra bem longa, cobrindo o sapato de salto, assim dará a sensação de que as pernas estão mais longas. Ou seja, um modelo bem versátil, que dá certo para várias mulheres”, garante.

Para as mulheres altas e magras, que podem – e devem – mostrar os desenhos das curvas do corpo, a calça skinny não pode faltar no guarda roupa. “Ela pode ter uma pegada mais rock and roll, ganhando rasgos e tachas, ou um ar mais básico. Como ela acentua e encurta a silhueta não é uma boa opção para as mais baixinhas”, frisa Renata.

Os modelos mais modernos também estão com força total na loja cantão de Natal. A boot cut, que tem cintura no lugar e boca levemente mais aberta, agrada mulheres modernas e antenadas. É ideal para aquelas que têm quadril largo. “Já a boyfriend, que virou febre anos atrás, continua como uma das queridinhas da mulherada. Além de ser moderna, com aquele estilo ‘roubei do meu namorado’, ela é mais folgadinha e consegue disfarçar algumas imperfeições, como pernas finas e pouco bumbum. Mas, atenção, é preciso ficar atenta a como usar esse modelo, pois pode engordar. Assim, uma ótima casadinha é apostar na boyfriend com um bom salto, que deixará o corpo mais alongado”, diz renata.

O que vale é o conforto

Não adianta estar na moda, se vai se sentir desconfortável. Pensando nisso, a Cantão investe na linha comfort e aposta em lavagens diferenciadas. “Essa linha conta com vários modelos, desde os mais clássicos, aos mais modernos. A diferença está na mistura dos materiais de alta tecnologia usados para a construção das fibras. Assim, o jeans fica mais maleável e extremamente confortável. As mulheres, principalmente aquelas que passam o dia na rua, adoram”, finaliza a empresária.

Tags: calça corpo
A+ A-