Ataques de abelhas no RN ultrapassam 900 atendimentos este ano

Número deve aumentar já que o período de reprodução começou em agosto e deve perdurar até fevereiro.

Marília Rocha,
Foto: Reprodução
Em 2010, as ocorrências contabilizaram 1.400 atendimentos na grande Natal.
Crianças picadas, adultos que tentam controlar enxames: esse é o retrato das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Norte. De acordo com dados do setor de assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros o período de reprodução das abelhas – de agosto a fevereiro - aumenta o perigo de ataques por causa da defesa em relação a presença externa de homens e animais.

Os dados do Corpo de Bombeiros listam que no ano passado, as ocorrências contabilizaram 1.400 atendimentos na grande Natal. Este ano, de janeiro a agosto, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 900 atendimentos. Segundo o tenente Cristiano Couceiro, os números devem aumentar. “Nesse período do ano os índices devem subir ainda mais. Atualmente, recebemos mais de 50 chamadas para atendimento a enxames”, detalha o tenente.

O problema e que a capacidade de atendimentos da corporação é de 15 atendimentos diários e não há efetivo para o controle do aumento das abelhas. “Temos apenas uma equipe especializada com para atuar em todo o Rio Grande do Norte”, detalha. Couceiro.

Para tentar minimizar os efeitos negativos dos ataques, o Corpo de Bombeiros está priorizando os casos de emergência e atendendo os casos mais simples por agendamento. “O Corpo de Bombeiros está intensificando as ações contra os ataques de abelhas dentro de residências e em estabelecimentos comerciais, mas pedimos que os potiguares não tentem exterminar os enxames porque é perigoso”, justifica.

No último sábado (10), no turno da manhã, o Corpo de Bombeiros havia recebido 28 chamados para "capturar abelhas" somente em Natal.

Ataque em Riachuelo
Um caso grave de ataque de abelhas em foi registrado na cidade de Riachuelo, interior do Rio Grande do Norte, sem vítimas fatais, apenas pequenos animais como patos foram encontrados mortos com as picadas de abelhas.
A+ A-