CER realiza 12º Seminário de Reabilitação do RN
Objetivo do encontro é discutir assuntos relacionados à terapêutica ofertada às pessoas com deficiência.

O objetivo do encontro é discutir assuntos relacionados à terapêutica ofertada às pessoas com deficiência, incentivando a interdisciplinaridade da assistência, importante para a promoção da saúde dos usuários.
De acordo com o secretário de estado da Saúde Pública, Sidney Domingos, que esteve presente na abertura do evento, o “seminário vem para integrar, capacitar os profissionais e replicar seu conhecimento”.
Na programação do primeiro dia foram discutidos temas como “A realidade dos Centros Especializados de Reabilitação e a Rede de Atenção à Saúde”, “A integralidade no cuidado: da reabilitação à inclusão” e “Inovações e suas aplicabilidades na atenção à pessoa com deficiência”.
Nesta sexta-feira (7), haverá oficinas que abordarão, entre outros assuntos, “Como implementar a CIF, incapacidade funcional e saúde no processo de trabalho dos centros especializados de reabilitação” e “Planejamento e instrumentos de gestão”. Na parte da tarde, será realizado o III Encontro de Gestores e Coordenadores dos Centros Especializados de Reabilitação do RN, no qual serão discutidos diversos temas relacionados à terapêutica oferecida.
Segundo o diretor geral do CER, Ítalo Targino, “esse ano foi muito proveitoso, tivemos inúmeros avanços, retomamos o serviço de órteses e próteses, entregas de cadeiras de rodas motorizadas, modernização de equipamentos, móveis e estrutura do centro. O seminário vem para fazer o fechamento de todas as conquistas, pensando na melhoria da qualidade do atendimento, na capacitação do servidor e integração entre os servidores dos demais centros”.O CER, fundado em 1990, presta assistência às pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e múltiplas deficiências, além dos estomizados e amputados.
O Centro conta com uma equipe de 170 profissionais e realiza os seguintes serviços dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do RN: o diagnóstico laboratorial em genética humana, reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistente social, educação física, psicopedagogo, psicólogo) atendimento ambulatorial (dentistas, médicos especialistas - 12 especialidades, nutricionista), dispensação de medicamentos e bolsas de estomias, serviço de dispensa de órtese, prótese e meios de locomoção, além de exames diagnósticos em audiologia e eletroencefalograma.