Corpus Christi leva fiéis da Grande Natal ao Papódromo

Uma multidão, formada por pessoas, grupos e movimentos da Igreja, participou da procissão em Candelária e lotou o Espaço João Paulo II.

Rogério Torquato,
Rogério Torquarto
Centenas de pessoas de Natal e da Grande Natal partriciparam da procissão, bênção e missa de Corpus Chsisti, esta tarde na capital.

Além de muitos fiéis, vindos não apenas dos bairros (como Petrópolis, Tirol, Centeo e a anfitrã Candelária), loteamentos e conjuntos de Natal (como o caso de Soledade II, Loteamento José Sarney e Nova Natal, entre muitos outros), veio gente de outras localidades, como São Gonalo do Amarante - e sua popular "comunidade dos Mártires" - sem contar diversos movimentos da Igreja, como a Legião de Maria; engrossaram a procissão que partiu pouco depois das 15h30 da Igreja de Nossa Senhora da Candelária (Conjunto Candelária, Zona Sul de Natal) com destino ao Espaço João Paulo II (o popular Papódromo, no Centro Administrativo, passando pelo antigo Garrafão e tomando uma das pistas da Prudente de Morais.

Pouco depois das 17h começou no Papódromo - tomado pela multidão, não havia um lugar sentado sequer - a bênção do Santíssimo Sacramento, a cargo do arcebispo D. Matias Patrício - auxiliado pelo padre Sílvio de Brito (da paróquia de Santo Antônio de Pádua, Cj. Parque dos Coqueiors, Zona Norte) - seguindo-se a missa solene.

Entre as autoridades presentes ao Papódromo puderam se contar Rosalba Ciarlini, Garibaldi Filho e um representante da governadora Wilma de Faria.

O sentido

Mas, o que vem a ser o Corpus Christi? "É o centro culminante da vida do cristão.
Jesus Cristo se encontra verdadeiramente neste momennto na Eucaristia (com o cristão) para a vida inteira", resumiu o padre Antônio Teixeira, da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora (Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal) - e que antes atuou na Paróquia de Santa Luzia (Loteamento Nova Esperança, na Zona Norte, limite com Extremoz). "Há cerca de 800 anos a Igreja passou para nós este momento de suma importância, para que possamos viver Jesus Cristo!"

Só para lembrar: no Brasil, o evento foi trazido pelos portugueses, ainda no período colonial.



Este ano a Arquidiocese de Natal resolveu fazer de Corpus Christi um evento ainda mais especial - afinal, a própria Arquidiocese está comemorando um século de existência, daí a ideia de desta vez reunir a Grande Natal na procissão, bênção e missa.

Outras cidades

Além de Natal - que reuniu as cidades próximas - outras localidades também comemoraram Corpus Chrisiti, como Goianinha, Vila Flor, Barra do Cunhaú e Baia Formosa. Em todos os locais, antes do evento de hoje, houve uma preparação de três dias para que tudo desse certo.


A+ A-