Donos levam cães e gatos para vacinar

Dia D da vacinação antirrábica segue até as 17h deste sábado.

Isabela Santos,
Fotos: Isabela Santos
Nova fórmula é mais eficaz.
Em menos de uma hora do início do dia D da vacinação antirrábica, a agente de endemias Márcia Cristina acreditava ter atendido pelo menos 100 animais, reforçando a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, que estima vacinar 74 mil bichos até as 17h.

A maioria é de cães. Mas o aposentado Marcos Aurélio, que tem três gatos e um cachorro, levou um a um ao Posto de Saúde da Cidade da Esperança, começando por uma gata, que chegou enrolada em um pano, mas segundo o dono, nem todos podem ser levados dessa forma.

“Quando entram no carro acham que a gente vai abandonar, principalmente se for dentro de um saco. Mas tem uma que é muito grande e só dá para trazer assim”. Ele disse também que os animais ficam quietos durante a injeção porque estão acostumados com veterinários.

A agente Karina Lima disse que adora vacinar gatos e cães de grande porte. “São mais educados”, brinca. “Pit bull e rottweiler nem se mexem. São mais acostumados a receber ordens dos donos. Os pequenos ficam muito agitados”.



Não é o caso do poodle Feijão, que apesar de ter sido vacinado pela primeira vez – aos quatro meses de vida – nem se moveu enquanto recebia a dose e ainda ganhou lanche. Representantes de rações costumam distribuir amostras nos postos de vacinação.

O mutirão está sendo realizado em 188 pontos de referência na capital, como shoppings, escolas, postos de saúde, clubes e praças.

Nova fórmula
O Ministério da Saúde utiliza pela primeira vez no Nordeste uma nova vacina, denominada cultivo celular. A fórmula promete mais eficácia com uma dose menor, apenas 1ml, em lugar dos 2ml da anterior.



A região foi escolhida por ser ainda a de maior infestação da doença, que é de difícil cura (apenas três casos em todo o mundo).

Em Natal, há 25 anos não há registro de casos de raiva em humanos e no Rio Grande do Norte, há dez. O último foi no município de Currais Novos.
A+ A-