Monumentos em Natal são iluminados nas cores do arco-íris

Ação faz alusão à I Semana da Cidadania LGBT, criada pelos vereadores Dickson Junior e Natália Bonavides.

Da redação,
Alex Régis
Alguns equipamentos da cidade são iluminados com cores em alusão à defesa dos direitos LGBT.

Quem passa pela Ponte Newton Navarro e o Viaduto Estaiado da Prudente de Morais, desde a noite dessa segunda-feira (14), está se deparando com uma iluminação diferente: nas cores do arco-íris. Trata-se de uma das muitas ações em alusão à I Semana de Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros do Município, que foi criada através da Lei nº 6.753, de autoria do vereador Dickson Junior (PSDB) e co-autoria da vereadora Natália Bonavides (PT).

Sancionada do dia 26 de dezembro de 2017, a lei que instituiu a “Semana da Cidadania LGBT” no calendário oficial de eventos da capital potiguar, provoca uma série de atividades organizadas pela Prefeitura de Natal com participação da sociedade civil e movimentos LGBT. À Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, coube coordenar o trabalho das Secretarias de Serviços Urbanos, de Educação, de Esporte, e de Trabalho e Assistência Social.

Desde a primeira semana de maio, por exemplo, a Semtas vem promovendo, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, das quatro regiões, o “Cine Creas LGBT”, eventos esses que acontecerão até o final do mês. Mas a programação mais aguardada acontecerá nesta quinta-feira (17), Dia Internacional de Combate à Homofobia e dia em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças (1990). O I Workshop de Políticas Públicas para promoção da cidadania da População LGBT, no âmbito de Natal, acontecerá no IFRN da Cidade Alta, durante toda a manhã com a Mesa de Debates: “Desafios e perspectivas do segmento LGBT no âmbito do Município de Natal”. 

Saiba mais

A Lei tem como objetivo conscientizar sobre os direitos dessa minoria, promovendo o respeito, a tolerância e o combate ao preconceito, à discriminação e à violência, que vitimam a comunidade LGBT. Surgiu a partir das necessidades apresentadas na Audiência Pública promovida pelo vereador Dickson Junior, em junho de 2017, que teve como tema: “Políticas Públicas para Promoção da Cidadania da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT”. 

Programação:

17/05

Realização: SEL

Evento: Amistoso de Voleibol 

Local: Palácio dos Esportes 

Hora: 20h

21/05

Realização: Semdes 

Evento: I Workshop de Cidadania LGBT 

Local: IFRN Cidade Alta 

Hora: 09h

30/05

Realização: Semtas 

Evento: Cine Creas LGBT Filme: Boy don’t Cry 

Local: Creas Leste 

Hora: 13h 

30/05

Realização Semtas 

Evento: Cine Creas LGBT Filme: Milk  

Local: Creas Oeste 

Hora: 13h

Tags: Natal Semana da Cidadania LGBT
A+ A-