Museu do Seridó reabre com proposta pedagógica inovadora

O acervo é formado por bens museais que se referem à cultura do Seridó, região de clima semi-árido (Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil) colonizada no século XVII.

Redação,
Divulgação
Engenho de rapadura faz parte do arcevo do Museu do Seridó.
Com acervo restaurado e novos módulos temáticos, o Museu do Seridó, localizado em Caicó, está reabrindo suas portas com uma proposta pedagógica inovadora. Unidade suplementar da UFRN, dirigida pelo professor Muirakytan Kennedy de Macêdo, o Museu do Seridó agora atuará como suporte didático para as escolas da região.

A iniciativa é fruto de uma parceria da UFRN com o Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (Ceres) com a Secretaria de Educação de Caicó. Através de sua equipe pedagógica (professores, alunos bolsistas e voluntários) o Museu passará a divulgar o seu acervo também no ensino fundamental.

O museu tanto trabalhará os objetos museais na sua própria sede, como dará suporte à educação nas escolas através de exposições itinerantes. A equipe produziu um material didático especialmente para a atuação nas escolas: um kit pedagógico formado por réplicas do acervo, cartilha e banners sobre as coleções existentes, que serão utilizados por professores e alunos para apropriação da história regional.

O projeto será realizado tanto através de atividades didáticas como de visitas guiadas, onde terão vez a “contação de histórias de trancoso”, oficinas de artes plásticas e torneios de xadrez, estes últimos coordenados pelo professor Felipe de Paula Jr.

De acordo com o diretor Muirakytan Macedo, além das aulas e oficinas acerca do patrimônio cultural do Seridó, todo o material didático já está disponível para cópias gratuitas no site do museu, bastando acessar www.cerescaico.ufrn.br/museu.

Expansão

O Museu do Seridó está sediado no prédio onde funcionou a antiga cadeia da cidade, na rua Amaro Cavalcanti, também chamada pelas gerações mais antigas de "Rua da Cadeia".

Muirakytan Macedo informa que através do Plano Museológico, elaborado por toda a equipe, foram detectadas as potencialidades e apontadas as prioridades do museu.

Com isso, além da expansão de seu acervo foram indicadas a construção de um prédio para reserva técnica e obras de infra-estrutura. Tais obras serão executadas este ano com recursos da UFRN.

O acervo é formado por bens museais que se referem à cultura do Seridó, região de clima semi-árido (Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil) colonizada no século XVII, através da pecuária e agricultura algodoeira e territorializada com a freguesia de Santa Ana do Seridó (1748).

O Museu dos Seridó possui as seguintes coleções: Arte Sacra (imagens e objetos de culto cristão); tecnologia tradicional (engenhos de rapadura; farinha; tecelagem e bordados) e arqueológica (machados de pedra); movelaria (móveis domésticos); utensílios domésticos (louça e cerâmica); instrumentos de trabalho no pastoreio (roupa de vaqueiro, ferros de marcar gado, selas); armas (brancas e de fogo);


*SERVIÇO:
Museu do Seridó
Entrada Gratuita
Endereço: Rua Amaro Cavalcanti, 123
Centro - Caicó (RN)
CEP – 59300-000
E-mails:
[email protected]
[email protected]
Agendamento de visitas: (84) 3421-4872
A+ A-