Prefeitura do Natal continua em alerta para chuvas no fim de semana

Caso de maior preocupação é a comunidade do Jacó, na divisa entre os bairros das Rocas e Petrópolis.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Alex Régis/Prefeitura do Natal

Por determinação do prefeito Álvaro Dias, durante todo o final de semana, a Prefeitura do Natal, por intermédio das Secretarias municipais de Habitação (Seharpe), Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Assistência Social (Semtas) e Defesa Civil continuam em alerta e monitorando áreas de risco, lagoas de captação e vias da cidade que podem sofrer com novas pancadas de chuvas, como as que ocorreram no meio da semana.

De acordo com o coordenador da força tarefa das secretarias, o titular da Semov, Tomaz Neto, as equipes estão em máxima prontidão. “Ontem (14), visitamos as famílias da comunidade do Jacó, na zona Leste, o bairro de Mãe Luíza, as lagoas das quatro regiões e intensificamos a Operação tapa buracos, com destaque para a manutenção da rede de drenagem de diversos bairros, principalmente na zona Norte e Oeste”, explicou o secretário de Obras.

O caso de maior preocupação é a comunidade do Jacó, na divisa entre os bairros das Rocas e Petrópolis. “A Prefeitura acompanha a situação daquela região, com maior atenção, desde novembro. Muitas daquelas casas não eram para estar ali. O risco de ruírem é muito alto. Ontem (14) observamos o aumento de rachaduras nas residências, afundamento em diversos terrenos e outros problemas. Com isso, a nossa força tarefa se disponibilizou para alertar e ajudar as famílias a saírem daquele local. Ontem mesmo já foram removidas 15 famílias da comunidade. Elas ficarão no CAIC de Cidade Satélite, onde serão acolhidas e receberão atendimento de psicólogos e assistentes sociais da equipe da Semtas. Também material de higiene pessoal, alimentação, colchões e cobertores. A Prefeitura está programando para o dia 20 a saída desses moradores do CAIC. Eles irão para o complexo Village de Prata, no Planalto”, informou Tomaz Neto.

Lagoas e Operação Tapa Buracos

O coordenador da força tarefa de secretarias, Tomaz Neto, explicou que a Secretaria de Obras continua com os serviços da Operação tapa buracos em vias que sofreram com as últimas chuvas e na limpeza e manutenção das lagoas de captação. “Durante esta, fim de semana, e na próxima semana, daremos atenção máxima as vias que, historicamente, sofrem os maiores danos em temporadas de chuvas. Com isso, damos destaque a limpeza de galerias das ruas Bela Vista, Padre Cícero, em Cidade Nova, Sampaio Correia, em Nazaré e Av. Amintas Barros, no Bom Pastor. Também estamos com o serviço na Duque de Caxias, na Ribeira, Jerônimo Câmara e Av. Jaguarari, em Lagoa Nova”, pontuou o secretário de Obras Públicas.

Tomaz explicou que a manutenção nas lagoas de captação também continuam. “Todas as nossas lagoas estão trabalhando com normalidade. Estão limpas e monitoradas pela nossa equipe do setor de Conservação. A que estava com problema era a lagoa de Cidade da Esperança, porque a bomba tinha sido roubada. Mas nesta sexta-feira (15) já providenciamos a instalação de uma nova. Até o final do dia, ela estará pronta”, finalizou Tomaz Neto, da Semov.

Tags: Cidades Prefeitura do Natal
A+ A-