Projeto Via Livre ganha prêmio de Mobilidade Nacional

Resultado foi divulgado nesta terça-feira (25), em Brasília. Natal foi a melhor classificada entre as cidades acima dos 100 mil habitantes

Redação,
O Projeto Via Livre, implantado no sistema de trânsito de Natal no mês de fevereiro deste ano, foi contemplado como vencedor da 5ª edição do concurso Selo Cidade Cidadã, realizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O concurso visa selecionar e premiar municípios brasileiros que se destacaram na implementação de políticas de mobilidade urbana sustentável e inclusivas.

O Via Livre foi eleito o melhor entre os projetos apresentados por cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O Projeto foi inscrito na categoria de Gestão Integrada da Mobilidade Urbana, mas sua nota final foi a maior de todas as categorias. Com a escolha, a cidade do Natal poderá usar por um ano a marca oficial “Selo Cidade Cidadã-2009” na identidade visual do município.

O plano foi encaminhado pela Prefeitura do Natal com informações sobre o Via Livre para a comissão organizadora do concurso, em Brasília. Segundo a prefeita Micarla de Sousa, o Via Livre tem a característica principal de ser eficiente ao melhorar o trânsito da cidade sem onerar os cofres públicos ou reclamar recursos que hoje não existem no erário municipal.

O Secretário Kelps Lima afirmou que “esse prêmio é fruto do trabalho integrado das várias secretarias da prefeitura. O Via Livre é uma política pública inovadora da Prefeitura de Natal. Estamos na vanguarda na mobilidade urbana no Brasil, mas o projeto só será vitorioso com a participação de toda a sociedade”.

A Prefeitura do Rio de Janeiro está enviando no próximo mês de setembro técnicos da Secretaria de Transporte para assimilar a experiência natalense e pretende implementar alguns elementos do Via Livre na capital carioca.

A entrega do prêmio será feita na cerimônia de encerramento da Conferencia das Cidades que ocorrerá nos dias 01 e 02 de setembro em Brasília/DF.
A+ A-