RN receberá mais de R$ 3 milhões para cirurgias eletivas

Recursos serão liberados em outubro para o financiamento de cirurgias eletivas em todo o Estado, que serão listadas através de mapeamento.

Marília Rocha,
O Rio Grande do Norte receberá em outubro recursos para o financiamento de cirugias eletivas - aquelas que podem ser programadas e não são de emergência - no valor de R$ 3.4 milhões.

De acordo com o coordenador de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde (CPCS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Valdimar Medeiros é preciso um mapeamento da lista em todo o Estado. “Estamos trabalhando no mapeamento das necessidades de cada município para que sejam beneficiados usuários de todo o Estado”, explica Valdimar.

Os recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) do Ministério da Saúde serão publicados em uma portaria para redefinir a estratégia para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos deverão ser liberados no mês de outubro e serão destinados à realização de cirurgias eletivas nas áreas de oftalmologia (incluindo catarata e correção de estrabismo), ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia vascular e deverão ser pactuados no âmbito das Comissões Intergestores Bipartites (CIB).
A+ A-