A importância da vitamina D para os ossos

Necessitamos de vitamina para absorver o cálcio de forma eficiente e manter os níveis sanguíneos de cálcio e fosfato normais.

Dr. Maurício Brum,
Inúmeros fatores contribuem para a saúde dos ossos. Um dos mais importantes é a ingestão de vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio ingerido e a depositá-lo, juntamente com fosfato, no seu esqueleto. A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, que aparece de duas formas diferentes, vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). Enquanto a vitamina D2 pode ser encontrada em vegetais, a vitamina D3 é fabricada na pele através da luz solar.

Necessitamos de vitamina D para absorver o cálcio de forma eficiente, bem como para manter os níveis sanguíneos de cálcio e fosfato normais, que são ambos necessários para a mineralização dos ossos.

"O cálcio e a vitamina D são nutrientes muito importantes para evitar a osteoporose. Sem a Vitamina D, o corpo não absorve o cálcio, essencial para os ossos", explica o ortopedista Dr. Mauricio Brum, ressaltando que a baixa quantidade da vitamina no organismo gera o raquitismo, que impede o desenvolvimento ósseo da criança. Já em idosos, a deficiência ocasiona osteoporose e osteomalácia, que enfraquece e amolece os ossos e gera fraturas.

Necessidade diária

As crianças de 1-3 anos de idade devem receber 700 miligramas (mg) de cálcio por dia.
Crianças 4-8 anos de idade devem receber 1.000 mg por dia.
Os adolescentes devem receber 1.300 mg de cálcio por dia.
Adultos até 70 anos de idade devem receber 1.000 mg por dia. Mulheres e mais 51 devem receber 1.200 mg / dia.
Mulheres e homens 71 e deve receber mais de 1.200 mg por dia.

Quais alimentos são ricos em vitamina D?


A vitamina D é encontrada em alguns alimentos de origem animal e em produtos industrializados que são enriquecidos com a substância, como leite e derivados, cereais e biscoitos. Conheça:

Peixes gordos - anchova, arenque, atum, cavala, cherne, enguia, espadarte, lampreia, moréia, salmão, sarda e sardinha.

Gema de ovo - valem os ovos de galinha, codorna, pata etc.

Fígado - é uma importante fonte de vitamina D. Mas não é aconselhável comê-lo sempre, porque o fígado, no corpo do animal, é o órgão que metaboliza toxinas, medicamentos e hormônios.

Óleo de fígado de bacalhau - pode ser encontrado à venda na forma de cápsulas. Mas é importante verificar a qualidade do produto antes de tomar.

A+ A-