Dia Mundial da Fotografia é comemorado em Natal

Canindé Soares vai receber título de cidadão natalense pelo trabalho feito na cidade há mais de trinta anos.

Isabela Santos,
Foto: João Maria Alves
A cidade vai confraternizar os amantes da imagem no Dia Mundial da Fotografia, esta quinta-feira (19). A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) vai ganhar sede no Mercado Petrópolis e a comemoração começa às 17h, com varal fotográfico e lançamento da nova edição do Jornal da Fotografia.

Às 19h, o fotojornalista João Maria Alves autografa o livro “Cidades Seridoenses – Caicó”, no Bar 294, que fica na avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis.

No mesmo horário, a Ong ZooN promove a quarta edição da mostra Grande Angular, no Complexo cultural de Natal (antiga penitenciária João Chaves). A coletiva reúne trabalhos dos alunos do curso básico de fotografia ZooN/Senac/Uern, além da exposição individual do professor Cícero Oliveira e vídeos biográficos e autobiográficos dos que integram o curso de vídeo digital do Senac.

Outro importante evento que marca a data é a concessão do título de Cidadão Natalense para o fotógrafo Canindé Soares. A cerimônia será às 18h na Câmara Municipal de Natal.

Canindé é natural de São Bento do Trairi, mas reside na capital há 45 anos. Aprendeu a fotografar na cidade onde reside desde os cinco anos de idade. É também diretor de Administração e Finanças do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte.

Foto:Canindé Soares

Às 11h da sexta-feira (20), Canindé vai lançar o livro “Vem viver Natal”, no Hotel Pestana. A obra foi organizado pela Prefeitura e conta com 92 imagens que destacam “aspectos turísticos, arquitetônicos, a cultura e a religião”, como descreve o autor.

O trabalho tem ainda textos sobre a cidade assinados por nomes como Câmara Cascudo, Diógenes da Cunha Lima, Cassiano arruda, Ana Maria Cascudo, Vicente Serejo, Nei Leandro de Castro e Murilo de Melo Filho.
A+ A-