Sábado é o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Secretaria de Estado da Saúde Pública irá dispor de um total de 641.060 doses para um público-alvo de 585.436 pessoas.

Gerlane Lima,
Reprodução
Campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 15 e prosseguirá até o dia 26.

O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (20). Em todo o Rio Grande do Norte são 1.746 postos fixos e volantes de vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá dispor de um total de 641.060 doses para um público-alvo de 585.436 pessoas. A Campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 15 e prosseguirá até o dia 26.

A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses até completar dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Helena Gomes Santana, "esse público foi definido devido à maior probabilidade de apresentar complicações em decorrência de um eventual acometimento pela gripe". Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), a população alvo estimada por grupo elegível no RN é de 72.135 crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade, 51.516 trabalhadores de saúde, 36.068 gestantes, 5.929 puérperas, 348.688 idosos, além de 64.980 pessoas que apresentam comorbidades e 6.120 de pessoas referentes à População Privada de Liberdade.

O trabalhador de saúde eleito para a vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Além disso, serão imunizados os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família, agentes de endemias, do pronto atendimento, de ambulatórios e leitos em clinica médica, pediátrica, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e de unidades de terapia intensiva.

Tags: Dia D saúde
A+ A-