História das Copas: como já dizia a música, "A Taça do Mundo é nossa..."

O tema do título de 1958 foi composto, dizem, quase em cima da hora para a festa Brasil afora.

Rogério Torquato,
Quem tem acompanhado a História das Copas sabe (e quem não sabia passou a saber!) que em 1958 o Brasil conquistou seu primeiro título em Copas do Mundo. Foi na Suécia, onde a "Seleção Canarinho" mostrou em linhas quase definitivas o que era o futebol-arte, encantando até os adversários e, de quebra, revelou um novo rei ao mundo. Por estas bandas, claro, tudo era festa... e havia pelo menos uma música sobre o assunto, certo?

É... Mas, aparentemente, só vieram se lembrar - diz a lenda - quase em cima da hora! Talvez ainda efeito de algum fantasma da Copa de 1950, quando até algumas músicas foram compostas fazendo loas ao Brasil... para no fim tudo acabar na lata do lixo pois o Uruguai se apossou do caneco. É uma possibilidade. Certo é que não há notícia (pelo menos até o momento) de alguma música composta para a Copa de 1954, há um curioso vazio musical "copístico".

Para a Copa de 1958, pelo menos dois hinos foram compostos e, dizem, "aos 44 do segundo tempo" - um da autoria de Alfredo Borba, falando das cores da bandeira, da CBD (hoje CBF) e por aí vai. Mas o hino que ficou gravado na memória mesmo foi outro: "A Taça do Mundo é Nossa", obra de quatro publicitários - Wagner Maugeri, Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô.

Há pelo menos duas versões conhecidas do exato ano de 1958 - uma gravada por um grupo chamado Os Titulares do Ritmo, e outra pela Orquestra e Coro da Gravadora RGE (versão que seria reeditada quatro anos depois; e entraria em compilações posteriores de outros discos ligados à Copa do Mundo, com os intérpretes creditados como "Coral do Caneco", ao que parece). Esta última versão tocou nas rádios país afora até furar o disco (!), do dia de São Pedro de 1958 até alguns dias depois da seleção pisar em solo nacional com a taça nas mãos.

Hora de botar o vinil para rodar...


A Taça do Mundo é Nossa

(Wagner Maugeri - Lauro Müller - Maugeri Sobrinho - Victor Dagô)

A Taça do Mundo é nossa
com brasileiro não há quem possa
ê-êta esquadrão de ouro
é bom no samba, é bom no couro

O brasileiro lá no estrangeiro
mostrou o futebol como é que é
ganhou a Taça do Mundo
sambando com a bola no pé
- GOOOL!


Curiosidades

  • Um dos compositores, Maugeri Sobrinho, é ainda o autor do Hino do Santos-SP ("Agora quem dá a bola é o Santos/ o Santos é o novo campeão...") e, em 1960, assinou o "jingle da vassourinha", da campanha de Jânio Quadros à presidência da República ("Varre varre vassourinha/ varre varre a bandalheira...")
  • "A Taça do Mundo é Nossa", depois do êxito em 1958, foi um dos sucessos do Carnaval do ano seguinte e, com o bicampeonato conquistado na Copa do Chile em1962. a música foi relançada.

Aliás, a Copa do Chile, em 1962, é o nosso próximo grande episódio, que pode entrar no ar a qualquer momento, aguardem...


A+ A-