Jayr Peny volta a Natal com nova exposição

Mostra com cerca de 15 telas apresenta um apanhado que conta a trajetória e as vivências do artista.

Da redação,

O mais português dos artistas brasileiros, Jayr Peny, retorna a Natal ocupando uma ala inteira da Galeria Toque de Mídias, no Complexo Iguales. Na exposição “Panóplia de Natal”, o artista apresenta ao público um universo de cores e formas, com muito sotaque potiguar. A abertura acontece nesta segunda-feira, 25. 

Peny é natalense, mas mora em Sintra, Portugal, há mais de duas décadas. Na mostra, há quadros de suas principais linhas de trabalho, como a "Dalírios Óticos”, inspirada no surrealismo de Salvador Dalí. O espanhol é uma das principais referências da criação do realismo mágico de Jayr Peny. Há também telas da série "Linhas e Formas", em que figuras surgem a partir de uma linha contínua, e da "Maternidade".

“É uma exposição bem completa, com trabalhos recentes que formam um universo cheio de minhas próprias vivências, da infância em Natal à vida adulta em Portugal. Meus conterrâneos identificarão facilmente elementos de nossa cidade, como os cajus, as casas da Ribeira e até o imponente Morro do Careca”, assinalou Jayr.

Na Galeria Toque de Mídias, os artistas encontram portas abertas e um espaço de diálogo. Na outra ala, estão expostos trabalhos de Alemão Art, paulista conhecido internacionalmente por seu universo multicolorido, com personagens  imersos em uma narrativa surrealista e doce.

Sobre o artista

Peny é potiguar, nascido na capital. No seu currículo há cerca de 50 exposições individuais, notadamente em Portugal, França, Itália e Estados Unidos, além do Brasil. Em outubro 2014, ele expôs sua obra “Cavalos Surrealistas” no Carrousel du Louvre, em Paris. No ano passado, expôs na China, durante Exposição de Pintura Lusófona.

Sobre o espaço

O Iguales, na Hermes da Fonseca, é um complexo de arte, com espaços de gastronomia, beleza, moda e comunicação integrados. Ele nasce da galeria de arte, ao centro do prédio, e costura-se com segmentos que também envolvem arte - ainda que subjetivamente.

Tags: Cultura Jayr Peny Toque de Mídias
A+ A-