Alunos da Rede Municipal trocam livros no projeto “A Incrível Máquina de Livros”

Iniciativa permite inserir um livro em uma van, apertar um botão e receber uma outra opção de leitura.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Divulgação/Prefeitura do Natal

Uma manhã de novidades encantou alunos da Escola Municipal Professor Bernardo Nascimento. Estudantes do 4º ano visitaram, nesta quinta-feira (10), “A Incrível Máquina de Livros”, instalada na Praça Augusto Severo, Ribeira e puderam trocar exemplares literários já lidos por outros diferentes.

A iniciativa, criada em 2012 pela Infinito Cultural e incentivo do Ministério da Cultura, consiste em levar para diversas partes do país uma van onde pode-se inserir um livro infantil ou adulto em bom estado, apertar um botão e receber uma outra opção de leitura. O veículo, nesta temporada nacional, passará por 13 estados e um total de 21 cidades. Os alunos da Escola Municipal Professor Bernando Nascimento foram no primeiro dia aproveitar a iniciativa, que fica em Natal até sábado (12).

De acordo com o representante do projeto Ricardo Martins “é uma nova forma de troca de livros, uma máquina com a qual as pessoas interagem de forma lúdica, com brincadeira, luz. Nosso principal objetivo é fazer com que as pessoas voltem a se apaixonar por leitura”.

O mediador de leitura da escola visitante Lenilson Rodrigues afirma que a aula de campo é muito significativa para os alunos. “Só em ver a alegria deles quando botaram o livro na máquina e saiu o livro... a magia, esse encantamento que o livro faz com a gente é importantíssimo. Com certeza iremos trabalhar esses livros com mediação de leitura, na sala de leitura”, contou.

Para a professora Fátima Carvalho, o projeto é “superinteressante para os estudantes, porque receberam livros até desconhecidos para eles e estão todos encantados”. Ela afirma que pretende utilizar os novos livros para atividades de leitura, produção de texto e dramatização.

A aluna Evelyn Eugênia da Silva, de nove anos, conta que gostou bastante da troca. “Está sendo bom porque a gente conhece novas histórias e aprende muito mais”. Para Nauane Luísa de Medeiros, de nove anos, a experiência foi “muito boa”. “O carro tem uma inteligência muito legal”, afirmou.

Além da Escola Municipal Professor Bernardo Nascimento, estudantes das seguintes unidades irão visitar “A Incrível Máquina de Livros”: Escola M. Professora Maria Cristina O. Tavares, Escola M. Professor Antônio Campos e Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro.

Tags: Educação
A+ A-