Educação de Natal vai participar da maratona Hackaton na Campus Party

Ação consiste na criação do protótipo de um sistema que impacte de forma positiva em determinado tema.

Da redação,

Durante a realização da Campus Party Natal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai participar de uma série de atividades. Entre elas, o Hackaton - que é uma espécie de maratona de programação que reúne pessoas para criarem, juntos, soluções tecnológicas – podendo ser de forma colaborativa ou em uma competição com um tema ou desafio. 

A ação consiste em um time formado para que seja criado um protótipo de um sistema que impacte de forma positiva em um determinado tema. Na manhã desta quarta-feira (14), representantes da SME participaram de uma reunião na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) com a organização da Campus Party.

Além da SME, vai participar do Hackaton a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que foram instruídas para selecionarem pessoas para determinadas funções dentro da competição, como juízes, mentores e o apresentador principal, para que, dessa forma, os competidores possam tomar conhecimento da temática e das necessidades de cada secretaria, com o propósito de criarem soluções a partir do problema apresentado.  Qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos pode participar da equipe. Cada equipe terá 24 horas para entregar seu protótipo.

“Acreditamos que a problemática apresentada será de grande utilidade social. É uma grande oportunidade para os jovens apresentarem seus talentos diante das tecnologias que hoje fazem parte do mundo”, destacou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, professora Ednice Peixoto.

Segundo o chefe do Setor de Informática da SME, Eliudson Raphael Oliveira da Silva, a participação dos estudantes e professores durante o evento é de grande importância para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. “Nossa participação na Campus Party tem o intuito de inserir crianças e jovens nessas tecnologias para que eles possam impactar positivamente no nosso futuro”.

A Campus Party é pioneira em maratonas no modelo “Hackaton” com propósitos sociais. Já foram realizados desafios com temas voltados para a Educação, Saúde, Segurança Pública, Tecnologias Assistivas, Mobilidade e Cultura, além de empresas e órgãos governamentais parceiros para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os cidadãos.

O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital, com o objetivo principal de ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo.

Tags: Campus Party Natal Educação Hackaton SME
A+ A-