Abertura dos 41º JERNS acontece nesta sexta-feira (21)

Dentro da programação dos JERNS, será realizado também o 4º Festival de Dança Escolar. O evento está programado para terça-feira, dia 25.

Redação,
Foto: Reprodução
Acontecerá na próxima sexta-feira (21), a abertura dos 41º JERNS, às 9h, no Ginásio de Esportes do Campus da UFRN. A concentração dos atletas será às 8h, ao lado do Ginásio. Cada escola poderá participar do desfile, desde que tenha uma representação de, no mínimo, 20 atletas/alunos. Durante a solenidade de abertura ocorrerão apresentações de ginástica artística e de grupos de capoeira.

Uma das maiores competições esportivas estudantis do Brasil, a fase final do 41º JERNS contará com a participação de 400 escolas (municipais, estaduais, federais e particulares) e aproximadamente 13.000 atletas de todo o Rio Grande do Norte.

Serão 10 dias de competições envolvendo Natal e os finalistas das competições nas 12 regionais do Estado – Parnamirim, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz, Caicó, Umarizal, Apodi, Macau e João Câmara. São 28 modalidades esportivas – Natação, Voleibol, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Basquete, Atletismo, Pólo Aquático, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica, Taekwondo, Judô, Capoeira, Ginástica Aeróbica, Voleibol de Duplas, Futebol, Handebol de Areia, Pesca, Surf/Body Boarding, Ciclismo e Moutain Bike, entre outras.

“Nossa expectativa é a retomada dos JERNS com critérios, avaliações e desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a formação do aluno. Estamos dando ênfase a prática da cidadania, formando o espírito de solidariedade entre os participantes e buscando ensejar a descoberta de novos talentos esportivos”, destaca Osvaldo Gomes, coordenador de Desporto da SEEC.

Em paralelo a competição, a Codesp estará desenvolvendo o projeto “Esporte Solidário”, que estabelece a doação por cada atleta de 2 kg de alimentos não perecíveis para serem posteriormente distribuídos pelo Armazém da Caridade a instituições de caridade.

Os jogos serão realizados no Complexo Educacional Henrique Castriciano/Escola Doméstica, Centro Educacional Maristela, CDF Centro, CEI – Romualdo Galvão, Contemporâneo Cidade Verde, CAIC Lagoa Nova, Colégio Marista de Natal, Ginásio Nélio Dias, Colégio das Neves, Contemporâneo Potilândia, Facex, 8º Batalhão de Polícia Militar, 7º Batalhão de Engenharia e Construção, IFRN Natal, Instituto Sagrada Família, Praia da Redinha Velha (Pesca), Praia de Ponta Negra (Surf), Rota do Sol (Ciclismo), Associação dos Profissionais da Caixa Econômica Federal – Pium (Mountain Bike) e Ginásio Jorge Tavares.

Os órgãos responsáveis pelo Ensino Médio e Ensino Fundamental (SUEF e SUEM) da SEEC e a RPTV (Rede Potiguar de Televisão Educativa) estarão desenvolvendo cronograma de atividades na Pousada do Atleta (CAIC Lagoa Nova) onde os alunos da rede estadual e escolas municipais ficarão hospedados durante os JERNS. São atividades pedagógicas, culturais e artísticas.

Dentro da programação dos JERNS, será realizado também o 4º Festival de Dança Escolar. O evento está programado para terça-feira, dia 25, no auditório do IFRN.

A+ A-