RN apresenta atrativos na 12º Goal to Brasil no Peru‏

Evento é uma oportunidade às cidades-sede da Copa do Mundo promoverem suas atrações turísticas em mercados prioritários pelo mundo.

Setur,

dCom a presença do Embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, foi realizada a 12ª Edição do Goal To Brasil na cidade de Lima (Peru), nesta segunda-feira (29). "O evento é uma excelente oportunidade às cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 promoverem suas atrações turísticas em mercados prioritários pelo mundo", destacou Alexandre Mulatinho, diretor vice-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), que participa do evento representando a cidade-sede Natal.

Nos expedientes da manhã e da tarde, perto de 250 jornalistas e operadores de turismo peruanos receberam diversos roteiros turísticos oferecidos ao público, que virá ao Brasil em virtude do Mundial e da Copa das Confederações. De acordo com os números levantados pela Embratur, e baseado nos dados do Ministério do Turismo, divulgados na última semana, 990 mil peruanos viajaram pela América Latina, em 2012. Do total, 10% desses turistas (92 mil), vieram ao Brasil.

“O Peru é, sem dúvida, um país que almejamos atingir com a promoção turística internacional do nosso país, pois é um visitante com grande potencial de crescimento”, explicou Tufi Michreff, diretor administrativo e financeiro da Embratur, durante a coletiva de imprensa no salão de eventos do hotel Swissôtel, que recebeu ambientação especial com estandes das 12 Cidades-Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A cada edição, um estado tem maior espaço para divulgar seus atrativos. Desta vez, o anfitrião foi o estado do Mato Grosso, com destaque para sua capital, Cuiabá. A programação começou com uma coletiva de imprensa para os jornalistas peruanos sobre os preparativos do país para sediar o maior evento futebolístico do Mundo. Também houve uma rodada de apresentações de todas as regiões do Brasil.

Segundo Alexandre Mulatinho, os jornalistas e operadores do turismo peruanos se mostraram muito interessados em informações sobre ecoturismo e o segmento sol e praia. "São elementos presentes no turismo potiguar e que poderemos tirar proveito via parcerias com o trade turístico peruano. Já em agosto tem outro evento em Lima para enfatizar estas potencialidades", disse.

Outras 11 edições já foram realizadas nos seguintes países: Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Franca, Inglaterra. As últimas duas edições acontecerão na Cidade do México (México) e Nova York (EUA), em maio.

A ação tem parceria com o Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA).

O encerramento da 12ª Goal To Brasil em Lima foi com uma "Vivência Brasileira”, momento onde os convidados conheceram mais sobre a cultura e a gastronomia de Mato Grosso. Para enfatizar aspectos culturais do estado, o evento contou com apresentação da viola de cocho do mestre Alcides e do grupo de Siriri Flor Ribeirinha de Dona Domingas, e ainda shows dos cantores Daniel de Paula e Ana Rafaela, a cuiabana que participou do programa The Voice Brasil. E uma mostra do artista plástico Victor Hugo.

A gastronomia do Mato Grosso também marcou presença. O cardápio envolveu a preparação de mojica de pitando, que leva caldo de peixe com mandioca, feijão tropeiro, costelinha suína com purê de pequi, camarão com batata baroa, côco e azeite de urucum, mini arroz com carne seca e abóbora, entre outros. Para sobremesa foi servido o doce mais conhecido, o furrundu, que mistura mamão verde com rapadura, cravo e canela. Os pratos foram preparados pelos chefs Dalton Rangel, Mônica Rangel e Ariani Malouf para mostrar traços da culinária regional.

Tags: Goal to Brasil Peru‏
A+ A-