Público da final América x Globo foi o maior dos últimos 26 anos no RN

Foram 18.526 pagantes. Antes, em 1988, ainda no Machadão, ABC e América colocaram 28.585 torcedores.

Redação, Sita da FNF,

final_09Há 26 anos o torcedor do Rio Grande do Norte não lotava o estádio em uma final de Campeonato Potiguar como lotou na última quarta-feira, para a partida entre América x Globo, que acabou consagrando o alvirrubro de Natal como o campeão.

Foram 18.526 pagantes. Antes, em 1988, ainda no Machadão, ABC e América colocaram 28.585 torcedores, na partida que acabou 0 x 0, em setembro daquele ano. Os números e informações são do pesquisador Marcos Trindade.

Para o presidente de Federação de Futebol, José Vanildo, o futebol do Estado vive um novo momento. “A Arena das Dunas é uma nova grande parceira do futebol potiguar. Agora, pela primeira vez, tivemos uma final sendo disputada em uma estádio padrão Fifa, de Copa do Mundo. Batendo recorde de público na final, com 57% de aumento de público geral na competição, o Campeonato Potiguar Chevrolet Onix mostrou toda sua força e que está em franco crescimento”, destacou Vanildo.

Prêmio Craque

Promovido anualmente para homenagear os grandes destaques do Campeonato Potiguar, o Prêmio Craque já tem data marcada. O evento acontecerá na Arena das Dunas, dia 12 de maio, às 19h.

Na ocasião, ocorrerá também a etapa final do concurso da Musa do Futebol Potiguar. No ano passado, Zaira Ferreira, representante do ABC, foi a grande vencedora. Os dez representantes da Primeira Divisão estarão representados pelas suas musas.

Souza recebeu homenagem

Considerado o maior jogador da história do América Futebol Clube, o meia Souza acumulou durante a sua carreira passagens pelos maiores clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, São Paulo e Flamengo, além da Seleção Brasileira, e foi convidado para receber uma homenagem na Arena das Dunas, antes da decisão.

“Fiquei muito feliz com o reconhecimento da Federação. Agradeço o presidente José Vanildo e fico muito satisfeito de receber uma homenagem como essa diante da torcida do América, que mora no meu coração”, comentou o eterno camisa 10 do alvirrubro.

Premiação inovadora

Uma das novidades ficou por conta da forma de entrega das medalhas e troféu. Aproveitando o fato do Campeonato ser decidido pela primeira vez na Arena das Dunas, palco da Copa do Mundo de 2014, a cerimônia de entrega seguiu o padrão internacional, com os atletas recebendo as medalhas no meio dos torcedores.

“Preparamos um espaço na aérea premium do estádio. Dessa maneira, nossa entrega seguiu o padrão internacional, com os atletas passando pela torcida até o local para receber as medalhas. Foi a primeira vez que isso aconteceu, e foi muito bacana vez a alegria do torcedor”, destaca Alan Oliveira.

Futebol em Tom Maior

Sucesso entre os torcedores que frequentam os estádios, o projeto Futebol em Tom Maior foi um dos destaques da final. A FNF convidou os Meirinhos e o Forró Meirão, composto por artistas da terra, para valorizar a cultura do estado.

Idealizado pela FNF na gestão do presidente José Vanildo, o projeto já faz parte da programação oficial das principais partidas promovidas pela entidade. O evento valoriza o artista norte-rio-grandense, realizando o Hino Nacional, além de cantar músicas próprias para o entretenimento dos torcedores nos estádios. Lane Cardoso, Dodora, Perfume de Gardênia, The Fróis e Marina Elali foram alguns artistas que já se apresentaram.

Campeões recebem carros

Globo e América, campeões do primeiro e do segundo turno, respectivamente, receberão um carro cada. Essa não é a primeira vez que a Federação oferece essa premiação para os vencedores do Campeonato Potiguar. Como a competição é patrocinada pela Chevrolet, a maior montadora de veículos do mundo, o carro oferecido será o Onix, um dos destaques da marca.

Presença do Cajulino e das Musas

Quem também esteve na Arena das Dunas fazendo a festa do torcedor foi o Cajulino, mascote oficial do Campeonato Potiguar Chevrolet 2014. Usado para aproximar o esporte das crianças, a mascote oficial caiu nas graças do torcedor e levantou a galera nas cadeiras do estádio.

Outro destaque do evento ficou por conta das Musas do Futebol Potiguar, que estiveram presentes desfilando beleza pelo gramado. Lembrando que a votação segue até o dia 11 de maio, no site da Esporte Interativo.

Troféu presta homenagem à Arena das Dunas

Pelo terceiro ano consecutivo, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) preparou um troféu especial para o vencedor do Campeonato Potiguar Chevrolet. Depois de prestar homenagem à Fortaleza dos Reis Magos e ao Farol de Mãe Luiza, chegou a vez da Arena das Dunas ser representada.

A iniciativa de prestar homenagem às belezas do estado começou em 2012, quando a Fortaleza dos Reis Magos foi representada. Em 2013, o Farol de Mãe Luiza foi o grande destaque. Para este ano, vivendo o clima da Copa, a FNF decidiu prestar homenagem à Arena das Dunas.

Bola especial

Considerado um dos ícones do rádio esportivo brasileiro, o ex-radialista Osmar Santos foi homenageado durante a final do Campeonato Potiguar Chevrolet Onix 2014. A bola utilizada durante a partida entre América e Globo leva o nome de Gorduchinha, fazendo uma homenagem a um de seus mais famosos bordões: "Ripa na chulipa, pimba na Gorduchinha".

A bola foi utilizada também no primeiro jogo da final e aprovada pelos atletas. A “Gorduchinha” lançada oficialmente em São Paulo, no último mês de março. Segundo dados técnicos do material, ela "é uma bola feita sob medida para o jogador que pensa rápido, que responde aos dribles mais insinuantes, aos lançamentos mais precisos, aos toques mais inteligentes e às jogadas mais sensacionais"

*Foto:FNF/Divulgação

Tags: america bola final globo premio
A+ A-