Alunos do Senac são premiados no Festival Gastronômico da Pipa

Duplas da instituição ficaram com primeiro e terceiro lugar no Concurso Novos Talentos, na categoria Sobremesa.

Da redação, Senac,

Os alunos do Senac RN, Dannylo Salles e Laura Medeiros, do curso de Cozinheiro, e Julian Buna e Mayara Farias, do curso Técnicas de Confeitaria, foram premiados com o primeiro e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Sobremesa do Concurso Novos Talentos, que integra a programação do 12º Festival Cultural e Gastronômico da Pipa.

A premiação ocorreu na noite de ontem (22), na praia da Pipa. Dannylo Salles e Laura Medeiros elaboraram a “Torta Princesa”, inspirada no Gâteau Ópera, um clássico da confeitaria francesa. Eles fizeram uma releitura utilizando massa de castanha de caju, o café, ingrediente exigido pelo Concurso, na aromatização de um creme de manteiga e desenvolveram um brigadeiro de menta. Ao todo, a torta contava com doze camadas e uma cobertura de chocolate, acompanhada por um crocante de café na decoração.

"Desde o começo, apostamos bastante na nossa sobremesa. O nível dos concorrentes estava bem alto, mas pesquisamos muito e buscamos criar uma receita com a nossa marca, ingredientes regionais e embasamento histórico. Ficamos muito felizes com o resultado, estou certo de que essa visibilidade vai nos abrir muitas portas. Logo depois do resultado, vários chefs reconhecidos nos cumprimentaram, recebemos convites de trabalho e para participar de eventos”, afirmou Dannylo Salles.

Para Laura Medeiros, o apoio do Senac foi fundamental para a obtenção do resultado. “Tivemos uma ótima base ao longo do curso, o que nos permite ter um entendimento diferenciado na hora de criarmos uma receita. No caso do Festival especificamente, contamos com todo auxílio da instituição para participação, seja no treinamento, apoio dos instrutores e suporte nos insumos, por exemplo. Estamos muito gratos”, disse.

Julian Buna e Mayara Farias criaram a sobremesa "JuMay", um brownie de chocolate com café, recheado com creme de café e banana da terra frita na manteiga, decorado com pipoca caramelizada.

Segundo a organização do evento, o Concurso Novos Talentos tem o objetivo principal de incentivar à carreira e valorizar os estudantes da área da gastronomia.

O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa teve início no dia 16 e segue até sábado (24), levando chefs de renome nacional e internacional à paradisíaca praia norte-rio-grandense, para atividades como oficinas e workshops, que ocorrem na Arena Gastronômica e no Shopping Vila da Pipa. Outras informações podem ser obtidas no site www.festivaldapipa.com.br.

Tags: gastronomia senac
A+ A-