Mantenha a alimentação saudável preparando um delicioso bacalhau grelhado

Prato tradicional da cozinha portuguesa é rico em nutrientes e faz muito bem para o coração.

Da redação,
Henrique Peron
Trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses, desde então, tem presença garantida nas nossas mesas.

O bacalhau é um peixe que faz parte da cozinha tradicional portuguesa e é um dos alimentos mais consumidos e apreciados pelos portugueses.

Trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses, desde então, tem presença garantida nas nossas mesas em seus mais diversos pratos e composições. Riquíssima fonte de nutrientes, o peixe, também deve ser consumido no dia a dia e fazer parte de dietas, por ser leve e muito pouco calórico.

O alimento contém ômega-3, importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos e para aumentar o HDL (o colesterol bom), além de ser importante na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau também tem ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico.

Versátil, o bacalhau pode ser preparado de diversas maneiras que sempre irá agradar os gostos mais exigentes. Aqui, vamos mostrar a fazê-lo grelhado, uma das melhores maneiras para aproveitar o máximo de nutrientes do prato.

Ingredientes:
500 g de bacalhau do tipo Gadus Morhua
1 cebola
2 pimentões verdes ou vermelhos
200 ml de leite
½ maço de brócolis
3 batatas cozidas
3 ovos cozidos
1 dente de alho
Azeite e azeitonas a gosto

Modo de preparo:

O primeiro passo é dessalgar o bacalhau. Para isso, mantenha o peixe em uma travessa com água dentro da geladeira. Acrescente suco de meio limão e troque a água todos os dias durante 5 dias.

Para começar o prato, cozinhe o bacalhau em uma panela com o leite e água até que os espinhos se soltem. Então, coloque o peixe em uma grelha pré-aquecida por, aproximadamente, 30 minutos.

Depois acomode as postas de bacalhau em uma travessa e cubra com a cebola e os pimentões fatiados. Para temperar, refogue o dente de alho em uma panela com um pouco de azeite até dourar.

Em seguida, derrame sobre o bacalhau. Acrescente na travessa as azeitonas, os brócolis, as batatas e os ovos já cozidos e cortados em rodelas e sirva com arroz branco.

Rendimento: 4 porções.

Tags: Bacalhau grelhado Gastronomia
A+ A-