Que tal um bobó de camarão?

Receita com camarão costuma ser bastante apreciada e esse fruto do mar está na lista de comidas favoritas de muita gente.

Da redação,

bobo-mReceita com camarão costuma ser bastante apreciada e esse fruto do mar está na lista de comidas favoritas de muita gente. Você pode preparar diversos pratos com camarão e todos eles ficam deliciosos.

Sabe aquele bobó que você come naquele restaurante e paga uma nota preta? Aqui está o passo a passo de como fazê-lo em casa para receber os amigos e ficar bem na fita com o grupo.

Ingredientes 

. 1 kg de camarão com casca e com cabeça 
. 1 litro de água
. 500 g de mandioca (aipim)
. 1 cebola média (100 g), picada
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 2 tomates médios (240 g), sem pele e sem sementes, picados
. 1 colher (chá) de sal ou a gosto 
. 1 pitada de pimenta-do-reino
. 1 colher (sopa) de coentro picado
. 1/2 xícara de leite de coco (120 ml)
. 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
. 1 pimenta-malagueta ou dedo-de-moça picada 
. Folhas de salsinha ou coentro (para decorar) 

Modo de preparo

Descasque os camarões. Reserve separadamente as cascas com as cabeças e os camarões.Numa panela média, ferva as cascas, as cabeças e a água em fogo alto por 5 minutos. Escorra e reserve o caldo (despreze as cascas e as cabeças). 

Descasque a mandioca, corte-a em pedaços e coloque numa panela média. Cubra com o caldo reservado e leve ao fogo médio até ficar macia (cerca de 30 minutos). Escorra a mandioca reservando 1 1/4 xícara do caldo.

No liquidificador, coloque parte do caldo reservado, acrescente alguns pedaços de mandioca e bata. Repita a operação, sempre colocando primeiro o caldo e batendo a mandioca aos poucos (se preferir, passe a mandioca com o caldo no processador até obter um creme liso). Reserve o creme obtido.

Numa panela média, frite a cebola no óleo em fogo alto até começar a dourar. Junte o tomate e refogue, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto. Acrescente o camarão reservado, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o coentro. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o camarão ficar rosado (cerca de 3 minutos).

Acrescente o creme de mandioca, o leite de coco e o azeite-de-dendê. Verifique o sal e corrija se necessário. Tempere com a pimenta e cozinhe, mexendo sempre, até começar a ferver. Retire do fogo, decore com salsinha ou coentro e sirva quente.

Tags: Bobó de camarão Gastronomia
A+ A-