TRE centraliza atendimento ao eleitor de Natal no Fórum Eleitoral até 9 de maio

Data é o prazo final para que o eleitor regularize a sua situação eleitoral.

Da redação, TRE,

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) informa que os postos de atendimento nas Centrais do Cidadão de Natal estarão fechados até o dia 9 de maio. Nesse período, o atendimento ao eleitor ficará concentrado no Fórum Eleitoral de Natal, localizado na avenida Rui Barbosa, s/nº, Tirol, das 8h às 14h. No dia 9, o atendimento será feito das 8h às 18h.

O TRE lembra que o prazo para o eleitor regularizar a sua situação eleitoral vai até o dia 9 de maio, último dia para o fechamento do cadastro eleitoral. Por isso, para votar nas eleições 2018, o eleitor precisa estar com a situação regular perante a justiça eleitoral.

Todo o eleitor que ainda não tiver feito o cadastramento biométrico e tiver 18 anos ou mais no dia da eleição (7 de outubro), seja para fazer o primeiro título eleitoral (alistamento) ou para regularizar a situação (títulos cancelados por não ter feito a revisão biométrica ou o eleitor ter deixado de votar em 3 turnos ou mais) precisa regularizar a situação.

Aqueles eleitores que mudaram de cidade há mais de 3 meses e pretendem votar neste ano no novo domicílio (transferência) também precisam procurar o TRE.

Para regularizar a situação eleitoral, fazer transferência de domicílio ou alistamento, o eleitor deve levar ao cartório documento de identificação com foto, comprovante de residência, título antigo (caso tenha) ou o título digital (e-Título), além do certificado de alistamento militar ou reservista para homens (somente para quem for fazer o 1º título).

Na capital o horário de atendimento é das 8h às 14h e nos cartórios do interior das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Os eleitores que, no dia da eleição tiverem 16 anos e menos de 18 anos não são obrigados a fazer o alistamento eleitoral. Mas, se pretenderem fazer, o prazo é o mesmo dos demais eleitores.

Se o eleitor já fez o cadastramento biométrico, e perdeu o título eleitoral, ele não precisa ir até o cartório eleitoral neste prazo. É possível requerer a segunda via do título posteriormente, após o dia 9 de maio.

Acessibilidade

O dia 9 de maio também será o prazo final para que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem sua transferência para uma seção com acessibilidade.

E-Título

O eleitor pode baixar no seu smartphone gratuitamente o aplicativo E-Título. Este aplicativo substitui o “título de papel” e serve para identificação do eleitor na hora de votar. O aplicativo E-Título está disponível para Android e IOS. Nele, após a cadastro, o eleitor tem acesso às informações do título, assim como da biometria e o número da seção de votação.

Tags: atendimento ao eleitor cadastro eleitoral título de eleitor TRE
A+ A-