Entenda o sistema de votação dos Estados Unidos

Ao todo, 50 estados americanos e a capital levam 538 delegados para o colégio eleitoral, e são eles que escolhem o futuro presidente.

Maiara Cruz,
Divulgação
Mapa dos 50 estados americanos que irão decidir a disputa pela Casa Branca
Diferentemente do Brasil, as eleições dos Estados Unidos, além de não serem obrigatórias, são realizadas através de um sistema não direto. A batalha é bastante árdua e o candidato precisa vencer estado por estado. Ao todo, 50 estados americanos e a capital levam 538 delegados para o colégio eleitoral, e são eles que escolhem o futuro presidente.

No Brasil a eleição é direta, ou seja, vence aquele que tiver o maior número de votos dos eleitores. Já nos EUA, o voto popular determina em que estado o candidato venceu. Ao votarem, eles indicam os representantes de seus estados num colégio eleitoral.

Cada estado leva para o Colégio Eleitoral um número de delegados igual ao número de parlamentares que o representam no congresso. A conta é simples: Nova York tem 29 deputados e dois senadores, então envia 31 delegados ao Colégio Eleitoral.

Para vencer, o candidato precisa conseguir o voto da metade do número de delegados, mais um. Ou seja, 270 preciosos votos.

Para o candidato se torna mais vantajoso vencer nos estados que possuem o maior número de delegados e não necessariamente vencer num número maior de estados.

Cada delegado é livre para votar em qualquer candidato, mas na prática eles votam no candidato escolhido pelo voto popular. Por isso que, geralmente, o candidato vitorioso na votação dos delegados é quase sempre o mesmo que sai vitorioso nas urnas.

Se houver empate no Colégio Eleitora, a Câmara é que escolhe o presidente, através de uma votação por cédulas.

ESTADOS-CHAVE NA DISPUTA

Na disputa para as eleições dos Estados Unidos, alguns estados são decisivos. São eles:

Califórnia – 55 representantes
Flórida – 27 representantes
Pensilvânia – 21 representantes
Ohio – 20 representantes
Missouri – 11 representantes
Colorado – 5 representantes
Novo México – 5 representantes

O dia 4 de novembro será o principal momento da eleição, mas o futuro presidente americano só será definido no dia 15 de dezembro, com o término da votação do Colégio Eleitoral. O anúncio oficial virá apenas no dia 6 de janeiro de 2009.
A+ A-