'Pai da computação', Alan Turing será homenageado em nota de 50 libras na Inglaterra

Matemático, que teve história retratada no filme 'O Jogo da Imitação', destacou-se por seu trabalho durante a Segunda Guerra Mundial.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Andrew Yates/Reuters

O matemático britânico Alan Turing será homenageado pelo Banco da Inglaterra e terá seu rosto estampado em notas de 50 libras. A informação foi revelada pelo próprio banco nesta segunda-feira (15).

Turing foi escolhido dentre uma lista com mais de 200 mil nomes. A nova nota deve entrar em circulação no fim de 2021.

“Alan Turing foi um matemático excepcional cujo trabalho teve um impacto enorme em como vivemos hoje. Como o pai da ciência da computação e inteligência artificial, assim como herói de guerra, as contribuições de Alan Turing foram muito variadas e inovadoras”, comentou Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o cientista trabalhou para a inteligência britânica quebrando códigos alemães. Por conta da sua ocupação e êxito nas operações, tornou-se influente no desenvolvimento da ciência da computação.

No início da década de 1950, Turing enfrentou processos criminais por conta de sua homossexualidade. Ele passou por um tratamento com hormônios femininos e castração química, morrendo em 1954 após envenenamento por cianeto.

Sua história deu origem ao filme O Jogo da Imitação, protagonizado por Benedict Cumberbatch.

Tags: Alan Turing Inglaterra Mundo
A+ A-