Alunos da Escola Municipal Carlos Bello Moreno recebem visita da biblioteca móvel do Sesc

Projeto oferece empréstimo e consulta gratuita de livros, jornais e revistas.

Da redação, Prefeitura do Natal,

Duas vezes ao mês, os alunos da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno recebem a visita da biblioteca móvel BiblioSesc, estacionando ao lado da unidade de ensino localizada na Rua Arapiraca, s/n, Conjunto Jiqui, bairro Neópolis. O projeto, promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc), oferece empréstimo e consulta gratuita de livros, jornais e revistas.

Nesta quinta-feira (17), o caminhão da biblioteca móvel permanece das 9h às 16h, para que os alunos da escola possam aproveitar a oportunidade e desenvolverem o gosto pela leitura. Os 250 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental visitaram o espaço móvel.

A BiblioSesc conta com um acervo de aproximadamente três mil publicações, entre jornais, revistas, gibis, livros de autores nacionais e internacionais sobre temas variados que preenchem as estantes. O projeto que iniciou no mês de março em Natal, permanece estacionado nas escolas públicas da capital até o final de dezembro.   

De acordo com a diretora administrativa da E. M. Professor Carlos Bello Moreno, Louise Jar Pereira, o veículo móvel estaciona ao lado da escola a cada 15 dias, sempre nas quintas-feiras.  “Essa ação do Sesc em parceria com a escola, vai durar até o final do ano. Nossos alunos pegam os livros emprestados nessa semana, e devolvem na próxima parada do caminhão do BiblioSesc”, explicou a diretora. Para ela, a ação BiblioSesc “tem agregado bastante valor ao nosso trabalho na biblioteca da escola e desenvolvimento na leitura e aprendizagem das crianças”.

Para a diretora, o projeto tem contribuído para melhorar a prática da leitura com os alunos.  “A escola, desde muitos anos, tem projetos voltados para leitura literária. No ano de 2014 recebemos um prêmio do Instituto C&A, escolhido entre os melhores projetos de leitura do Programa Prazer em Ler. Recebemos como premiação, recursos financeiros que investimos na biblioteca da escola”, lembrou Louise Jar.   

O estudante Arthur Miguel Silva Albuquerque de Lima, de sete anos, cursa o 2º ano da E.M. Carlos Belo Moreno e está levando para ler “O Herói Imóvel”, dos autores Rosa Amanda Strausz e Rui de Oliveira. Arthur Miguel falou que gosta muito de ler e que tinha aprendido quando estava no 1º ano, com seis anos de idade. “Gosto de histórias de heróis e achei a capa muito bonita, que chamou minha atenção para escolha deste livro. É o segundo livro que peguei na Biblioteca do Sesc”, contou.   

A colega de turma, Stela Sabrina Albano Lopes, de sete anos, disse que o livro “O Príncipe sem Sonhos”, do autor Márcio Vassallo e ilustrações de Mariana Massarani, chamou sua atenção pelos desenhos da capa. “Vou ler esse livro em casa e na escola. Estou adorando o projeto. Quando termino um livro, venho até o caminhão e troco por outro. É bastante legal essa troca de livros”. A aluna disse ainda que desde o início do projeto está na leitura do terceiro exemplar de leitura literária.

Tags: BiblioSesc biblioteca móvel Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno
A+ A-