Especial Nominuto: descubra qual copo é o mais indicado para cada estilo de cerveja

Usar um recipiente diferente para cada tipo é uma boa pedida para quem gosta de degustar a bebida.

Kyberli Gois,
Beer Art
Saiba quais os copos mais indicados para beber cerveja de acordo com as características das geladas.

Beber cerveja ganhou um toque de sofisticação e mudou de status nos últimos anos. As opções passaram da simples cerveja escura ou clara para os mais variados estilos, com mais de cem catalogados atualmente.

No entanto, quem está entrando agora no mundo das cervejas especiais pode se confundir com tantas informações. E para não dar bola fora quando o assunto for esse, o beer sommelier Adriano Miranda, da Cervejaria Raffe, explica as principais diferenças entre os estilos da bebida.

“As cervejas são fermentadas por algumas cepas de levedura e existem três famílias de leveduras. Tem as cervejas Lager, que são cervejas de baixa fermentação, tem as leveduras Ale que são de alta fermentação e as leveduras Lambic, que são cervejas de fermentação espontânea, que é uma levedura presente principalmente na Bélgica”

E dentre as famílias citadas, Adriano detalha algumas das principais características desses estilos de cerveja. ‘A Ale são cervejas mais aromáticas. As de trigo são Ale e as Ipas também. Já as de baixa fermentação, a gente tem cervejas como as Pilsen que comumente se encontro e a família Lamic que temos o Gueuze, Faro”.

E se existem vários estilos de cerveja diferentes, também é bom ficar ligado nos copos ideias para cada um deles. No vídeo abaixo, Adriano explica pelo menos quatro os copos mais indicados de acordo com as características das geladas.

Confira:

Ah, e na área de podcasts do portal você também pode encontrar a matéria especial do Jornal 96 sobre as principais diferenças entre os estilos da cerveja.

Para isso, acesse:

Cervejaria Raffe

Há quase dois anos no mercado potiguar, a Cervejaria Raffe é formada por três sócios, sendo eles: Adriano Miranda, Fernando Nóbrega e Raul Souza, todos com formação profissionalizante na área.

O espaço funciona em Candelária e possui uma área para degustação que se junta à fábrica, com um maquinário capaz de produzir até 5 mil litros de cerveja por mês.  

Atualmente a Raffe conta com oito rótulos de cerveja em linha, entre elas a Nísia (Witbier de trigo no estilo belga e sabor refrescante) e a 084 (American IPA cítrica com amargor mais pronunciado e aromatizada).

Para saber mais sobre a cervejaria, basta acessar o Intagram @cervejariaraffe.

Tags: cerveja estilo Raffe
A+ A-