Polícia
Início / Notícias / Polícia

“Crimes cibernéticos vão passar a ser uma rotina”, avalia pioneiro da internet brasileira

Professor e economista Jack London esteve em Natal nesta quinta-feira (17) e falou sobre a revolução que a internet vem causando na sociedade e sua relação com segurança pública.

Por Thyago Macedo
Tamanho do texto: A
Thyago Macedo
Jack London é um dos pioneiros da internet brasileira. Em 1994, ele criou o portal Submarino.
Saiba mais
Considerado um dos precursores da internet no Brasil, o professor e economista Jack London esteve em Natal nesta quinta-feira (17) e falou sobre a revolução que a internet vem causando na sociedade. “As estatísticas indicam que, atualmente, 50 milhões de pessoas acessam a rede mundial de computadores, mas eu acredito que esse número seja bem maior”, informou.

London foi convidado para palestrar na reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), realizada nesta quinta-feira, em Natal. No evento, o professor destacou que o Brasil só perde em quantidade de internautas para China, Estados Unidos e Japão.

“Uma pesquisa realizada em Curitiba, que serve como parâmetro para todo o Brasil, indica que dos jovens entre 18 e 24 anos, apenas 2% lêem jornais ou revistas. Enquanto isso, 76% acessam a internet todos os dias. Ou seja, quem está formando o conceito psicossocial dessas pessoas é a rede mundial de computadores”, afirmou.

Para explicar esse fenômeno, Jack London citou alguns sites considerados “febre” entre os brasileiros. “Para se ter uma idéia, 80% dos usuários do Orkut são brasileiros. O Google, por exemplo, tem mais de um bilhão de acessos diários em todo o mundo. Isso é um fenômeno sem volta”.

O palestrante destacou também o You Tube. Segundo o professor, “é muito mais interessante ver esse site do que assistir à televisão. Na internet, você é bombardeado a cada segundo por imagens e informações inesperadas.

Depois de apresentar esses dados, o professor levantou alguns questionamentos: "que limite de segurança tem esses sites? O que pode acontecer com o mundo, quando qualquer coisa for disponível na internet?".

Jack London ressaltou que essa é a grande revolução causada pelo mundo virtual. “Os crimes cibernéticos vão passar a ser uma rotina muito maior do que os reais. Com isso, os mecanismos de controle que existiam antes ficarão obsoletos. Estou me referindo à legislação e ao trabalho do serviço de segurança. A hora é de repensar a forma com que a segurança pública atua”.

O professor falou ainda sobre a evolução dos celulares no Brasil. Ele revelou que em 1998, existiam 20 mil aparelhos celulares no país e, hoje, eles são 130 milhões. “Nós estamos caminhando para uma realidade em que todos os brasileiros terão celulares e que tosos os aparelhos disponibilizarão acesso à internet”.

De acordo com Jack London, a sociedade não está preparada para essa realidade. “Infelizmente, as mudanças acontecem e a sociedade sai atrás do prejuízo, mas isso jamais criou obstáculos para as modificações”, concluiu.

O professor e economista Jack London é um dos pioneiros da internet no Brasil. Ele é um dos fundadores da Agência Nacional de Telecomunicações e do portal Submarino.
 
Notícias relacionadas
Comentários enviados
Seu nome:*
Seu e-mail:
Mensagem:*

Plantão de Notícias Nominuto
TV Nominuto
Augusto Maranhão entrevista o tenente Elisiário
 
Newsletter
Receba nosso informativo em seu e-mail.
 
Mais opções de cadastro