Luana Ferreira
Ainda tramitam no TSE mais duas representações contra Péricles Farias.
O prefeito de Santa Cruz, Péricles Farias (PSDB), e o vice-prefeito, Joca Ferreira, foram cassados ontem (30) por compra de votos durante a campanha eleitoral.
A decisão foi tomada pelo juiz Flávio Pires e levou em conta, além da representação do segundo colocado nas eleições, Petrônio Spinelly (PT), a apreensão pelo juiz Airton Pinheiro de uma mala com cerca de R$ 10 mil.
Com a medida, assume nos próximos dias a prefeitura o presidente da Câmara de Santa Cruz, Josemar Bezerra (PSDB).
A expectativa, no entanto, é que Péricles entre com uma liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendendo os efeitos da decisão e continue administrando a cidade até o término do processo.
Ele ainda pode recorrer ao TRE, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo.
Já tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais duas representações contra o prefeito, de abuso de poder econômico e não aprovação das contas de campanha.
"Recebi a notícia com a sensação de que o que aconteceu já era esperado", informou Petrônio, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2008. Caso a decisão do juiz de Santa Cruz seja acatada pelas outras instâncias da Justiça Eleitoral, haverá na cidade uma eleição complementar, porque o primeiro colocado obteve mais de 50% dos votos.
O
Nominuto.com tentou entrar em contato com Péricles Farias, mas o telefone dele está desligado.