Projeto para ponte Newton Navarro tem custo estimado de quase R$ 2,7 milhões

Segundo Ana Adalgisa, do Crea, alternativa apresentada precisa ainda de um projeto-base.

Fátima Elena Albuquerque,
Fladson Soares/Nominuto.com
Segundo Ana Adalgisa, presidente do Crea, projeto partiu de uma solicitação do deputado federal General Girão, do PSL.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) decidiram se unir em busca de uma solução técnica para o crescente número de suicídios que vêm ocorrendo na ponte Newton Navarro. Engenheiros e arquitetos apresentaram um projeto, com custo estimado de quase R$ 2,7 milhões, que consiste na instalação de placas e vidro laminado acima do parapeito e por toda a extensão da ponte.

Segundo a presidente do Crea, Ana Adalgisa Dias, como a ponte tem um belo visual e é um ponto turístico, o projeto não poderia fechar a paisagem. “Nossa ideia era apresentar uma solução que desse segurança e evitasse casos de suicídio no local, que é o problema atual da ponte, e tivesse o menor custo possível, explicou, durante entrevista nesta terça-feira (21) ao programa RN Acontece.

Pelo projeto, será aproveitada a estrutura existente e deverá ser utilizado um material resistente para impedir o acesso das pessoas. De acordo com a presidente do Crea, alguns pontos foram levados em consideração, como o custo, que não poderia ser muito elevado; a autorização do projetista da ponte; a paisagem; a manutenção; e as condições climáticas, já que há bastante vento e incidência de maresia.

ANA-H2

Ana Adalgisa destacou que o projeto partiu de uma solicitação do deputado federal General Girão (PSL), que buscou o órgão, sensibilizado com o grande número de suicídios na ponte. “Ele se prontificou, inclusive, em buscar recursos federais para execução desse projeto”, disse. Ela frisou que a ponte é de responsabilidade do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Hoje, Ana Adalgisa esteve reunida com o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, para apresentar a solução encontrada pelo Crea e pelo CAU. “A ideia foi bem aceita na secretaria e o projeto será apresentado ao governo. O importante é que toda a classe política se una para solucionar o problema”, frisou.


Confira a entrevista:


AMS

Tags: Ana Adalgisa Dias Crea Ponte Newton Navarro RN Acontece
A+ A-