Sesap realiza Semana de Conscientização sobre fissura labiopalatina

Objetivo é sensibilizar sociedade e profissionais de saúde sobre necessidade do tratamento.

Da redação, Sesap,

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal (GASB), realiza desde ontem (22) até o dia 27, em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Natal, a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina (FLP).

O objetivo é sensibilizar a sociedade e os profissionais de saúde sobre a necessidade do tratamento desta malformação congênita que, quando não ocorre em suas diversas etapas ou sem o devido acompanhamento, pode causar sérios danos ao desenvolvimento psicossocial da criança.

As crianças que apresentam as fissuras precisam se submeter a um longo programa de recuperação com uma equipe composta de cirurgião-dentista, médico, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermeiro.

A fissura labiopalatina é decorrente da falta de fusão do palato durante o período intra-uterino, sendo incluída entre as anomalias mais comuns. No Brasil, as fissuras ocorrem em aproximadamente um a cada 650 nascimentos.

“A Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina, é de fundamental importância, não somente para os portadores dessa malformação, como também para os profissionais da saúde, professores e familiares que terão a oportunidade de vivenciar e trocar experiências sobre a temática”, explicou Marco Aurélio Azevedo, coordenador de saúde bucal da Sesap.

A abertura da Semana aconteceu nesta segunda-feira (22), no Centro Especializado em Reabilitação (CER, antigo CRI). Na terça (23) haverá a qualificação dos profissionais da rede de Atenção Básica sobre fissura labiopalatina, das 8h às 17h, no Centro Universitário do RN (UNI-RN), onde serão apresentadas palestras com profissionais médicos, nutricionistas, ortodontistas e fonoaudiólogos sobre o tratamento das fissuras e a necessidade de atendimento multidiscplinar.

A Escola Estadual Manoel Vilaça recebe, na quarta-feira (24), durante a manhã e tarde, uma ação de contação de história intitulada “Desarme seus olhos diante da deficiência”. Já na quinta (25) os coordenadores de saúde bucal das regionais de saúde e Grande Natal se reúnem na Sesap, a partir das 8h, para construir um fluxo para atendimentos e encaminhamentos para os pacientes com fissura labiopalatina.

E no sábado (27), encerrando a Semana da Conscientização do fissurado, acontece no Bosque das Mangueiras uma caminhada também alusiva ao dia do cirurgião dentista, com a parceria do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO), Sindicato dos Odontologistas (Soern), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Núcleo de Atendimento Interdisciplinar ao Fissurado (NAIF) e Associação dos Pais e Amigos dos Fissurados (Apafis).

Tags: fissura palatina semana de conscientização Sesap
A+ A-