Henrique Baltazar diz que RN tem menos risco de chacinas nos presídios

Juiz da Vara de Execuções Penais de Natal disse que separação por facções reduziu chances de mortes.

Flávio Oliveira,
Ricardo Júnior/Nominuto.com
Juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, disse que presídios menores são os que possuem maior controle pelo Estado.

O juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, disse que o Rio Grande do Norte tem menos risco de registrar chacinas dentro do sistema prisional.

Apesar de crítico à separação dos presos por facção nas unidades, o magistrado reconheceu que diante da incapacidade do Estado em controlar os presídios a medida dificulta as mortes.

“Na situação atual do Rio Grande do Norte, terminou sendo útil. Por que? Porque o RN tem menos esse risco de acontecer essas chacinas por causa da separação. Como o Estado não tem controle”, declarou Henrique Baltazar.

O juiz afirmou também que presídios menores contribuem para evitar confrontos, pois facilita um maior controle pelo Estado. “O Estado controla parcialmente algumas unidades prisionais e mesmo essas unidades prisionais que ele controla, ele tem uma dificuldade enorme. Há quase que um acordo tácito entre a direção dos presídios e os presos, as facções”, apontou.

"As facções não controlam presídios novos, nem pequenos. O pequeno só se houver uma omissão grande por parte da direção. Tem membros das facções em presídios pequenos, mas o Estado controla”, explica.


Confira a entrevista:

Tags: Crise sistema prisional Henrique Baltazar Segurança Pública Sistema prisional
A+ A-