Secretaria de Segurança desenvolve aplicativo que ajuda a recuperar celular roubado

Em Pernambuco, ferramenta contribuiu para redução de 26% do número de aparelhos furtados.

Rafael Araújo,
Arquivo
Com a utilização do aplicativo, secretaria de segurança espera que número de celulares furtados no Rio Grande do Norte apresente redução.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) desenvolveu um aplicativo que se propõem a ajudar as pessoas a recuperar seus celulares roubados. Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da pasta, coronel Constatino Emiliano, o programa foi desenvolvido no Rio Grande do Norte através de um modelo já utilizado em Pernambuco e em outros estados do país.

O aplicativo funciona como uma espécie de banco de dados. O dono do celular cadastra seu aparelho através do programa ou do endereço: https://www8.defesasocial.rn.gov.br/alertacidadao/public/inicio.jsf e, a partir daí, se tiver seu objeto furtado, será notificado caso o aparelho seja encontrado pela polícia.

“Quando a polícia prender um criminoso com celular roubado nós iremos verificar em nosso banco de dados se há registro deste aparelho. Caso esteja listado, faremos a devolução ao proprietário”, relata Constatino Emiliano.

No estado de Pernambuco, de acordo com o coronel Emiliano, desde a implantação do aplicativo houve uma redução de aproximadamente 26% no número de roubos de celulares.

O Rio Grande do Norte é o quarto estado a utilizar este aplicativo no Nordeste. Além de Pernambuco, Paraíba e Sergipe também já contam com a ferramenta.

Tags: Celulares Furto Roubo Secretaria de Segurança Sesed
A+ A-