Shopping Midway Mall ganha teatro milionário

Inauguração será no dia 9 de dezembro, mas nesta sexta-feira, espaço recebe show da cantora Elba Ramalho.

Isabela Santos,
Foto: Elpídio Júnior
Teatro Riachuelo é o maior dentro de um shopping do Nordeste.
O palco de mais de meio quilômetro sob a iluminação de excelente qualidade enche os olhos de qualquer espectador, mesmo quando está vazio. O Teatro Riachuelo do Midway Mall, construído com os equipamentos mais modernos do setor, é o maior dentro de um shopping do Nordeste e será inaugurado no dia 9 de dezembro.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19), foram anunciados os nomes das atrações da grande noite: Deborah Cooper, Edson Celulari, Carla Camurati, Roberta Sá, Bibi Ferreira e Roberto Carlos, que reapresenta seu show no dia 9. Desta vez, com venda de ingressos para a população.

Antes disso, o local já começa a funcionar pelo sistema soft opening. Nesta sexta-feira, a cantora Elba Ramalho é quem comanda a noite. E na sexta-feira (26), o cantor Jorge Vercilo.

O espaço priorizou a qualidade desde a sua concepção. A acústica foi estudada com atenção para “não levar teatro à praça de alimentação” ou vice-versa, como bem coloca o diretor da Opus – empresa administradora do teatro –, Carlos Konrad. “Temos o espaço entre o estacionamento e o cinema”, ressalta a importância do isolamento do som.

Outro cuidado tomado pela equipe de técnicos foi em relação ao silêncio na parte interna do Teatro Riachuelo. Para isso, foram usadas paredes duplas, isolantes no ar condicionado, lajes de concreto, portas e acessos por antecâmaras acústicas.

Foto: Elpídiio Júnior

Idealizado pelo presidente do Grupo Guarapes, Nevaldo Rocha, de 82 anos; o espaço teve duas prioridades durante sua concepção: qualidade e beleza.

De acordo com o diretor de patrimônio da Riachuelo, Pedro Siqueira, o valor da obra – entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões – foi colocado em segundo plano pelo empresário, que teve como objetivo maior o fomento à cultura.

“Tivemos uma surpresa com relação ao montante investido. Nevaldo Rocha disse que o mais importante era que ficasse bonito e bem feito”, disse Siqueira, que avalia o momento como a consolidação de um sonho que já tinha oito anos, desde quando o Midway Mall começou a ser construído. “O teatro é o complemento do shopping, que já tinha um espaço reservado”.

O resultado dessa ideia foi um grande teatro com desenho italiano clássico, que permite receber desde peças teatrais, apresentações de dança, musicais e grandes shows internacionais a grandes eventos de empresas, como ressalta o consultor geral, Ismael Solé.
Foto: Elpídio Júnior

A sala de espetáculos comporta cerca de 1.500 espectadores sentados, em seus diversos setores - platéia, camarotes, frisas e balcão nobre – podendo receber aproximadamente 2.800 pessoas, com parte do público em pé. Ao serem retiradas as poltronas, a platéia se transforma em um grande salão, que se adapta a novos públicos, segundo o diretor da Opus.

“Há eventos em que o público interage. Também para aproximar espectador do espetáculo, a cadeira mais distante do palco deve ser a 25 metros”.

As dependências do espaço contam ainda com chapelaria, loja, bar, total acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais, duas salas de convenções, com capacidade para 70 e 40 pessoas, além de ambientes para eventos menores e coquetéis.

A área total construída é de 5.975m². A largura exata do palco é de 540m², com altura que chega a 10,15m² e boca de cena que pode variar de 18 a 32m de largura, por 6,70m de altura. Dois elevadores sociais comportam até 13 pessoas cada um. Finalizando, serão 16 sanitários femininos, masculinos, unissex e adaptados a portadores de necessidades especiais (PNEs).
Foto: Elpídio Júnior

Isto sem falar no que o shopping oferece. O superintendente do Midway, Afrânio Mrinelli lembra que o horário de fechamento das lojas permanece igual, exceto do setor gourmet, que inicialmente encerrará suas atividades às 2h.

“As pessoas virão aos shows no horário normal desse tipo de apresentação em qualquer lugar do mundo, entre as 21h e 22h. Saindo, tem o setor gourmet”, disse, ao fazer relação com o Teatro Alberto Maranhão, que não oferece opções ‘pós-espetáculos’.

“O TAM é um teatro importantíssimo, exerce o seu papel, é desbravador, mas para quem vai e quer dar aquela esticada na noite, não tem muitas opções. Natal é uma ótima cidade durante o dia e não tem uma noite muito agitada. Estamos elevando o nível cultural da cidade no equipamento Midway, oferecendo garantia de segurança com estacionamento [4 mil vagas] ”.

Além disso, existe a comodidade da proximidade de grandes restaurantes da cidade, lojas variadas, salas de cinema, livrarias e cafés.

A+ A-