Secretaria de Segurança vai deixar o Centro Administrativo
Segundo secretário Carlos Castim, objetivo da mudança para o Centro de Natal é reduzir os gastos com aluguéis. Sesed vai ocupar seis andares do prédio do IPE até outubro.
Por Fred Carvalho
Fred Carvalho
“Está na hora de pararmos de brincar com o dinheiro público", disse
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) vai deixar o Centro Administrativo e se transferir para o Centro de Natal ainda este ano. O objetivo, segundo o titular da pasta, Carlos Santa Rosa d’Albuquerque Castim, é reduzir os gastos com aluguéis de prédios e centralizar os órgãos da Secretaria em um mesmo local.
“Está na hora de pararmos de brincar com o dinheiro público. Por mês, gastamos muito com aluguéis de imóveis para abrigar nossos órgãos. Com essa mudança, além de economizarmos esse dinheiro, também vamos centralizar esses órgãos em um mesmo local”, falou Castim.
A Sesed, que atualmente está no mesmo prédio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), vai passar a ocupar seis andares do prédio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern). “Serão seis andares onde antes funcionava o instituto de análises clínicas do IPE. Ali vão se concentrar os setores administrativo e financeiro, além de várias coordenadorias, a inteligência e o Gabinete de Gestão Integrada”, falou Castim. O Guardião, equipamento de comutação digital da Sesed, também será relocado na nova sede.
A mudança só feita depois de uma reforma no prédio do IPE. A obra é orçada em cerca de R$ 1,8 milhão. “A maior parte dessa verba virá as Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que entendeu a necessidade de reunirmos nossos órgãos em um único local. Mas o Governo do Estado também vai dar uma contrapartida de 10% do valor total da obra”, disse por telefone o secretário, que está em Brasília.
Segundo Carlos Castim, a previsão é de que a transferência se de entre setembro e outubro próximos. Nesta quarta-feira (2), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a homologação da licitação que teve como vencedora a empresa M&K Comércio e Construções Ltda para realizar a obra. A primeira parcela da verba encaminhada pela Senasp, no valor de R$ 1.057.590,80, já está disponível.