Nominuto.com - Notícias http://www.nominuto.com/ Últimas notícias do Nominuto.com pt-br Copyright 2018 Fri, 20 Apr 2018 10:22:39 -0300 Prévia da inflação é de 0,21%, a menor para abril desde 2006 http://nominuto.com/noticias/economia/previa-da-inflacao-e-de-021-a-menor-para-abril-desde-2006/168552/ http://nominuto.com/noticias/economia/previa-da-inflacao-e-de-021-a-menor-para-abril-desde-2006/168552/ Fri, 20 Apr 2018 10:22:39 -0300 Da redação Prévia da inflação é de 0,21%, a menor para abril desde 2006

Índice para Alimentação e Bebidas ficou perto da estabilidade, estando em 0,15%.

Acumulado entre janeiro e abril (1,08%) é o menor desde o início do Plano Real em 1994.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou variação de 0,21% em abril, informou hoje (20), no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede a inflação do dia 15 de um mês ao dia 15 do mês seguinte e funciona como uma prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA.

A variação registrada é a menor para um mês de abril desde 2006 e o acumulado entre janeiro e abril, 1,08%, é o menor desde o início do Plano Real em 1994. O resultado de abril ficou 0,11 ponto percentual acima da taxa de março, acumulando 2,8% em 12 meses.

O grupo Comunicação foi o único que apresentou queda na variação de preços, com -0,15%. As maiores variações foram registradas em Saúde e Cuidados Pessoais (0,69%) e Vestuário (0,43%).

O índice para Alimentação e Bebidas ficou perto da estabilidade: 0,15%.

Entre as capitais pesquisadas, o Rio de Janeiro teve a maior variação com 0,43% de inflação, enquanto Recife e Goiânia anotaram deflação de -0,07% e -0,1%, respectivamente.

]]>
Acumulado entre janeiro e abril (1,08%) é o menor desde o início do Plano Real em 1994. Arquivo/Agência Brasil
Memorial Legislativo vai às escolas do Rio Grande do Norte http://nominuto.com/noticias/legislativo/memorial-legislativo-vai-as-escolas-do-rio-grande-do-norte/168551/ http://nominuto.com/noticias/legislativo/memorial-legislativo-vai-as-escolas-do-rio-grande-do-norte/168551/ Fri, 20 Apr 2018 10:07:22 -0300 Da redação Memorial Legislativo vai às escolas do Rio Grande do Norte

Objetivo é aproximar a população do acervo que remete a fatos importantes da história potiguar.

Conhecer a história do Poder Legislativo é entender o presente do Rio Grande do Norte. Para contribuir cada vez mais com o resgate dos fatos que marcaram o passado e fizeram parte da construção do estado, a Assembleia Legislativa tem atuado na melhoria do Memorial do Legislativo Potiguar. O objetivo é aproximar cada vez mais a população do acervo que remete aos mais importantes fatos da história. Para isso, o Memorial chegará às escolas do Rio Grande do Norte.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), tem como um dos objetivos de sua gestão a ampliação e melhoria do Memorial do Legislativo. Para o parlamentar, contribuir com a disseminação do conhecimento acerca dos fatos que marcaram a história do estado é contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes e vigilantes aos acontecimentos atuais.

“Queremos manter viva a história do Poder Legislativo e do Rio Grande do Norte, ajudando o povo potiguar a entender os fatos com o transcorrer dos anos. Levando o Memorial diretamente aos estudantes, vamos ter um papel ainda mais especial na formação desses cidadãos”, avalia Ezequiel Ferreira.

Implantado através da Resolução 055/2009, da Mesa Diretora do Poder Legislativo, o Memorial tem uma perspectiva inclusiva e participativa, buscando valorizar a história do papel social da Casa Legislativa no desenvolvimento da cidadania. O objetivo é promover o resgate e a divulgação dessa história, disseminar a memória urbana através de ambientação cultural-educativa, acessíveis ao público e garantindo a sua apreciação por atuais e futuras gerações. Isso é o que motiva a constante ampliação e conservação do espaço.

De acordo com o diretor do Memorial do Legislativo, jornalista Aluísio Lacerda, o material que remete à história do Poder Legislativo chega constantemente ao espaço. São fotos, objetos e documentos que são doados por pessoas que contribuem com a conservação da história do Rio Grande do Norte. “Temos um acervo que sequer cabe no espaço para a exposição. Temos todo o cuidado para preservar esse material, que é a memória viva do Rio Grande do Norte”, destaca Lacerda.

O zelo com o acervo é um dos motivos pelos quais o Memorial está produzindo réplicas de parte do material para que, assim, ocorram exposições itinerantes nas escolas do Rio Grande do Norte. Até hoje, o Memorial esteve fora de sua sede uma vez, quando passou 15 dias no Midway Mall aberto à visitação e mais de 3 mil pessoas foram ao estande montado no terceiro piso do shopping. Agora, o objetivo é seguir até as escolas públicas de Natal e do interior do estado, levando o acervo que retrata a história potiguar.

“O nosso objetivo é que ainda neste semestre possamos começar a percorrer as escolas. Começaremos por Natal e, em seguida, iremos às demais cidades. Várias escolas já demonstraram interesse e estamos com uma vasta lista. Vamos viabilizar as visitas e contribuir com o conhecimento dos nossos estudantes”, explica Aluísio Lacerda.

]]>
Caern informa desabastecimento em alguns bairros de Mossoró http://nominuto.com/noticias/cidades/caern-informa-desabastecimento-em-alguns-bairros-de-mossoro/168550/ http://nominuto.com/noticias/cidades/caern-informa-desabastecimento-em-alguns-bairros-de-mossoro/168550/ Fri, 20 Apr 2018 09:52:10 -0300 Da redação Caern informa desabastecimento em alguns bairros de Mossoró

Previsão é que serviço seja normalizado no sábado, após testes no Complexo Captacional Jerônimo Rosado.

Caern realiza testes no Complexo Captacional Emergencial Jerônimo Rosado, que irá abastecer as cidades de Mossoró, Assú e Serra do Mel.

Alguns bairros da cidade de Mossoró estão com o abastecimento suspenso desde às 7h desta sexta-feira (20). O motivo, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), é um serviço de interligação para começar os testes no Complexo Captacional Emergencial Jerônimo Rosado, que irá abastecer as cidades de Mossoró, Assú e Serra do Mel, diretamente do volume morto da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A previsão é que o abastecimento seja retomado no sábado (21) pela manhã.

Em Mossoró, os bairros mais afetados são Centro, Paredões, Bom Jardim, parte do Santo Antônio, Santa Delmira, Redenção, Integração, Abolição 3, Sumaré e Bom Jesus. O Complexo Captacional é uma alternativa de abastecimento para as cidades atendidas pela Adutora Jerônimo Rosado. Caso o nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, fique muito abaixo do esperado, o sistema alternativo irá entrar em operação. As bombas desta nova captação também podem operar em caso de pane do sistema atual. Os testes para funcionamento deste novo sistema serão realizados na próxima semana.

Poços

O poço 14 que abastece os bairros Santo Antônio, Santa Helena, Conjunto Gurilândia, Distrito Industrial e Nova Mossoró foi consertado na madrugada de hoje  (20). Para regularização completa do abastecimento serão necessárias 48 horas.
 
O poço 22 que abastece os bairros Costa e Silva, conjuntos Ulrick Graff, Walfredo Gurgel, parte do Alto de São Manoel e Teimosos está paralisado. A equipe da Caern reaprazou seu conserto para terça-feira (24) porque o mesmo apresentou um problema técnico complexo que necessitará de mais tempo para reparação. Durante este período, a Caern irá abastecer esta área pelo poço de número 26.

]]>
Caern realiza testes no Complexo Captacional Emergencial Jerônimo Rosado, que irá abastecer as cidades de Mossoró, Assú e Serra do Mel. Arquivo/Caern
Coreias já têm linha telefônica direta para a cúpula http://nominuto.com/noticias/mundo/coreias-ja-tem-linha-telefonica-direta-para-a-cupula/168549/ http://nominuto.com/noticias/mundo/coreias-ja-tem-linha-telefonica-direta-para-a-cupula/168549/ Fri, 20 Apr 2018 09:35:21 -0300 Da redação Coreias já têm linha telefônica direta para a cúpula

Contato entre os líderes dos dois países é fundamental para aliviar as tensões além das fronteiras.

Linha telefônica estabelece comunicação entre os governos da Coreia do Sul e da Coreia do Norte.

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte já têm, desde esta sexta-feira (20), uma linha telefônica direta entre o líder do Norte, Kim Jong-un, e o presidente do Sul, Moon Jae-in, antes da cúpula histórica que será realizada no próximo dia 27.

A linha comunica diretamente a Casa Azul (escritório presidencial sul-coreano) com a Comissão de Assuntos de Estado norte-coreana, presidida por Kim, segundo explicou hoje (20), em comunicado, um dos responsáveis do comitê preparatório sul-coreano para a cúpula.

No caso sul-coreano, o telefone para a linha se encontra "sobre a mesa do presidente Moon" e Seul realizou uma chamada de teste e a "conexão foi perfeita", acrescenta a nota de Pyongyang, que  também fez depois outra chamada, sem problemas técnicos.

Seul defendeu que uma linha telefônica direta entre os dois líderes é fundamental para aliviar as tensões além das fronteiras, porque contribui para evitar mal-entendidos ou falhas na comunicação dos dois países, tecnicamente ainda em guerra, que poderiam levar a um choque bélico.

Embora não tenha confirmado oficialmente, acredita-se que Moon e Kim poderiam manter uma conversa telefônica nos próximos dias, antes da cúpula do dia 27.

Os dois líderes se reunirão neste dia na fronteira militarizada intercoreana, para discutir a possível desnuclearização da Coreia do Norte, sendo a primeira cúpula entre líderes dos dois países em 11 anos.

]]>
Linha telefônica estabelece comunicação entre os governos da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. Rok Presidential Offic/EFE
Três homens são executados a tiros na cidade de João Câmara http://nominuto.com/noticias/policia/tres-homens-sao-executados-a-tiros-na-cidade-de-joao-camara/168548/ http://nominuto.com/noticias/policia/tres-homens-sao-executados-a-tiros-na-cidade-de-joao-camara/168548/ Fri, 20 Apr 2018 09:04:34 -0300 Walfrido Tampa Três homens são executados a tiros na cidade de João Câmara

Vítimas estavam dentro de casa quando homens armados invadiram o local na madrugada desta sexta-feira.

Três homens ainda não identificados foram executados durante a madrugada desta sexta-feira, no bairro Açudinho, no município de João Câmara.

Três homens foram executados na madrugada desta sexta-feira (20) na cidade de João Câmara, na região Agreste. De acordo com a Polícia Militar, a chacina ocorreu por volta das 3h30min.

Segundo a PM, moradores relataram ter ouvido gritos e diversos disparos por volta das 3h30. Homens armados invadiram uma casa localizada na rua Professor Abelardo Calafange, no bairro Açudinho e atiraram contra as vítimas. Conforme informações preliminares, um dos mortos foi assassinado ainda dentro da residência, enquanto um segundo foi arrastado para a rua e morto logo em seguida. O terceiro rapaz assassinado teria tentado fugir, mas foi alcançado e também executado.

Com medo, as pessoas não souberam informar quantas criminosos participaram do crime. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e da Polícia Civil.

Entre as hipóteses que motivaram o triplo homicídio, existe a possibilidade de que as vítimas tivessem envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia também não descarta a atuação de um grupo de extermínio.

]]>
Três homens ainda não identificados foram executados durante a madrugada desta sexta-feira, no bairro Açudinho, no município de João Câmara. Reprodução/WhatsApp
Petróleo está artificialmente muito alto e isso não será aceito, diz Trump http://nominuto.com/noticias/mundo/petroleo-esta-artificialmente-muito-alto-e-isso-nao-sera-aceito-diz-trump/168546/ http://nominuto.com/noticias/mundo/petroleo-esta-artificialmente-muito-alto-e-isso-nao-sera-aceito-diz-trump/168546/ Fri, 20 Apr 2018 08:39:19 -0300 Da redação Petróleo está artificialmente muito alto e isso não será aceito, diz Trump

Presidente dos Estados Unidos participa de reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a OPEP.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), realizada nesta sexta-feira (20) na Arábia Saudita. Na avaliação de Trump, os preços do petróleo estão "artificialmente muito altos", o que ele diz que não pretende aceitar.

"Parece que a Opep está aprontando de novo. Com quantidades recordes de petróleo por toda parte, incluindo navios lotados no mar, os preços do petróleo estão artificialmente muito altos! Isso não é bom e não será aceito!", escreveu Trump, em sua conta oficial no Twitter.

Autoridades da Opep e de outras nações, como a Rússia, se reúnem para discutir o acordo atualmente em vigor que reduz a produção desses países, a fim de apoiar os preços e equilibrar o mercado. O esforço da Opep se contrapõe à crescente produção americana da commodity nos últimos tempos.

]]>
Polícia prende homem acusado de homicídio em Itajá http://nominuto.com/noticias/policia/policia-prende-homem-acusado-de-homicidio-em-itaja/168545/ http://nominuto.com/noticias/policia/policia-prende-homem-acusado-de-homicidio-em-itaja/168545/ Fri, 20 Apr 2018 08:27:40 -0300 Da redação Polícia prende homem acusado de homicídio em Itajá

Alexom Bruno foi preso após uma perseguição na BR-304, já na entrada da cidade de Assu.

Policiais civis da Delegacia Municipal de Assu, com apoio da Força Tática da Polícia Militar prenderam, nessa quinta-feira (19), Alexom Bruno Dantas, de 30 anos, vulgo "Bruno de Assis", em cumprimento a mandado de prisão. Ele é suspeito de ter praticado o homicídio de Marcos Lucas da Silva, vulgo "Luquinhas de Itajá", no dia 6 de fevereiro, na cidade de Itajá, na companhia de Matheus Dantas Lopes, vulgo "Matheus de Dione". Alexom foi preso após uma perseguição na BR-304, já na entrada da cidade de Assu.

As investigações apontam que a dupla pegou a vítima em um veículo Volkswagem Santana, de propriedade de Alexom Bruno, por volta das 16h, e o levaram para a Barragem Armando Ribeiro de Andrade, onde efetuaram disparos de arma de fogo, acarretando na morte da vítima.

Com o início das investigações, Bruno trocou o seu veículo por um Caminhão azul, no receio de ser identificado, assim como se desfez da arma de fogo utilizada na ação

Após a prisão de Alexom Bruno, vulgo "Bruno de Assis", a polícia conseguiu recuperar a arma, um revólver calibre .38 e o veículo Volkswagem Santana. O outro suspeito envolvido no crime, Matheus Dantas, foi vítima de disparos de arma de fogo, morrendo no dia 12 de abril.

]]>
Suíça mantém R$ 2,8 bilhões da Lava Jato bloqueados http://nominuto.com/noticias/justica/suica-mantem-r-28-bilhoes-da-lava-jato-bloqueados/168544/ http://nominuto.com/noticias/justica/suica-mantem-r-28-bilhoes-da-lava-jato-bloqueados/168544/ Fri, 20 Apr 2018 08:17:18 -0300 Da redação Suíça mantém R$ 2,8 bilhões da Lava Jato bloqueados

Relatório do Ministério Público do país europeu contabiliza valores bloqueados em operações que investigam caso de corrupção do Brasil.

Três anos depois de iniciar uma das maiores investigações de corrupção no país, o Ministério Público da Suíça revela que ainda mantém bloqueados cerca de R$ 2,8 bilhões relativos à Operação Lava Jato. Desde o acordo de leniência da Odebrecht, em 2016, os suíços afirmam que receberam pedidos de cooperação de diversos países onde empresas brasileiras atuaram, e que atendem hoje a mais de 50 solicitações de troca de informações.

Os dados fazem parte do relatório anual do Escritório do Procurador-Geral da Suíça, divulgado nesta quinta-feira (19), que atualiza a dimensão do caso e deixa claro que o processo de investigação e de repatriação do dinheiro está longe de terminar. No documento, o MP suíço aponta que, até agora, destinou ao Brasil apenas 20% do valor congelado no âmbito da Lava Jato.

“Mais de 1 bilhão de francos suíços (R$ 3,5 bilhões) foram congelados no curso dessa série de casos”, apontou o órgão. “É de especial preocupação do Escritório do Procurador-Geral que a Suíça repatrie ativos congelados a seus donos de direito. Até agora, mais de 200 milhões de francos (R$ 700 milhões) foram repatriados às autoridades brasileiras em relação aos casos Petrobrás/Odebrecht”, afirma.

O Estado apurou que os R$ 2,8 bilhões ainda congelados se referem a contas de operadores, políticos, empresas de diversos setores, doleiros e suspeitos identificados no Brasil, na Suíça ou em outros países onde empresas brasileiras possam ter atuado. O informe não dá detalhes sobre os donos das contas e nem qual seria a participação de empresas como Odebrecht nesse total. Depois de fechar seu acordo de leniência com Brasil, Suíça e EUA, a construtora ainda foi obrigada a pagar 200 milhões de francos aos suíços.

Ao destacar a criação de uma força-tarefa específica para o caso, os suíços afirmam que os inquéritos que derivaram da Lava Jato se transformaram num dos maiores casos da seção de crimes de colarinho branco de seu Ministério Público. Para efeito de comparação, o documento afirma que o valor congelado em ativos relacionados ao caso brasileiro superou os recursos bloqueados originalmente no processo que culminou na queda de Hosni Mubarak, no Egito – US$ 450 milhões. Para a Tunísia, outro País que viveu a Primavera Árabe, US$ 3,8 milhões foram repatriados pelos suíços.

Após o acordo de leniência da Odebrecht, os suíços ampliaram o caso e hoje atendem dezenas de solicitações de autoridades estrangeiras que acreditam terem sido lesadas pelas empresas implicadas na Lava Jato. Os números oficiais do MP suíço indicam que ainda existem 45 processos criminais abertos relacionados à Lava Jato – quase 10% de todos os inquéritos criminais abertos hoje na Suíça.

“Atualmente, a força-tarefa está processando e implementando mais de 50 pedidos de assistência”, indicou o documento. O Estado apurou que procuradores como os do Peru e Equador têm trabalhado em processos que envolveriam dados presentes nos arquivos suíços.

Outro foco da força-tarefa suíça tem sido o de investigar intermediários e operadores que tenham colaborado no País com o desvio dos mais de US$ 1 bilhão. “A força-tarefa está concentrada em pessoas e companhias envolvidas na Suíça”, disse. Um deles é Bernardo Freyburghaus, operador que, a partir do Rio de Janeiro, seria um dos responsáveis pela abertura de contas de vários suspeitos na Lava Jato. Desde a eclosão do caso, porém, ele se mudou para a Suíça, onde também tem nacionalidade.

Em nota, a Odebrecht afirma que “está colaborando com as autoridades no esclarecimento de todos os fatos” e reafirma seu compromisso “com a verdade e com uma atuação ética, íntegra e transparente, no Brasil e em todos os países nos quais atua”. Segundo a empresa, a efetividade da colaboração da empresa foi reconhecida não apenas pelo Ministério Público Federal, mas por autoridades de outros países - Suíça, Equador, República Dominicana, Panamá, Guatemala e Estados Unidos.

]]>
'Geraldo é um corredor de maratona, não de 100 metros', diz FHC http://nominuto.com/noticias/eleicoes/geraldo-e-um-corredor-de-maratona-nao-de-100-metros-diz-fhc/168543/ http://nominuto.com/noticias/eleicoes/geraldo-e-um-corredor-de-maratona-nao-de-100-metros-diz-fhc/168543/ Fri, 20 Apr 2018 08:11:00 -0300 Da redação 'Geraldo é um corredor de maratona, não de 100 metros', diz FHC

Ex-presidente minimiza mau desempenho de presidenciável tucano, que se mantém estagnado nas pesquisas.

Em entrevista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também disse que Lula não se trata de um preso político: "É um político preso".

A seis meses das eleições, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) minimiza o fato de o pré-candidato de seu partido ao Palácio do Planalto, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, aparecer estagnado nas mais recentes pesquisas de intenção de voto, na faixa dos 8%. “Geraldo é um corredor de maratona, não de 100 metros”, disse na quarta-feira (18), ao Estado, em seu escritório na capital paulista.

O tucano, de 86 anos, cita como exemplo sua própria campanha em 1994, quando só decolou em junho na esteira do Plano Real. Sobre uma eventual candidatura do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, Fernando Henrique afirma: “Foi um juiz competente, teve coragem, mas isso qualifica você para presidente? Por isso só, não”. “Não sei o que ele pensa".

Questionado se o fato de o senador Aécio Neves (PSDB) ter se tornado réu pode contaminar a campanha tucana, Fernando Henrique cita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Qual foi o impacto na inclinação pelo Lula? Até agora nenhum”. Ao comentar a prisão do petista, condenado na Lava Jato, ele rebate a tese do partido adversário, dizendo que não se trata de um preso político. “É um político preso.” Fernando Henrique lança hoje o livro Crise e reinvenção da política no Brasil, pela Companhia das Letras. Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

No seu livro, o sr. fala que um líder deve ser capaz de explicar, passar uma mensagem. Que mensagem é essa e quem seria capaz de transmiti-la hoje?

Sempre fomos um País que achávamos que daria certo, grande pela própria natureza. Somos, mas não basta. Temos que ser grandes pela criatividade, tecnologia, capacidade. Tem que ter um rumo, essa é a mensagem. Para melhorar a vida das pessoas, com segurança, garantida a liberdade, crescendo a economia, emprego e bem-estar. Para isso, é preciso um governo que funcione. É simples, mas é preciso que quem emita a mensagem, tenha chama, toque no outro. O povo, por enquanto, não está nem aí. Política é assim, estamos aquecendo os motores.

O livro fala ainda em uma “nova onda de direita”. Quem representa esse movimento?

No Brasil, temos gente que não é nem de direita nem de esquerda, é atrasada. O nome mais falado agora é o de (Jair) Bolsonaro. Não sei o que ele representa. Um sentimento de ‘quero ordem, mata bandido?’ É um sentimento que não tem expressão política. O que significa na economia, na vida social? É só uma explosão.

Sobre o Judiciário, o sr. diz que teria se tornado mais consciente da sua autoridade e mais “permeável” à sociedade. O STF tem sido alvo de críticas por isso.

Fomos nós da Assembleia Constituinte que demos esse poder ao Supremo. Você pode requerer ao tribunal que, no vácuo da lei, ele legisle. Ele tem abusado? Não creio. Nas áreas comportamentais, como o Congresso fica receoso de avançar, às vezes o Supremo avança. 

E nos casos da Lava Jato?

A Lava Jato fez simplesmente o que todo mundo queria que se fizesse, pegou poderosos e ricos. O Supremo às vezes dá um habeas corpus e a população reclama, mas é que a lei permite liberar. Não acho que a Lava Jato tenha, no geral, extrapolado. E muito menos que ela seja facciosa, pegue um só partido. Estamos vendo agora, pegou os partidos que estavam no poder. Os que não estavam é natural que tenham menos foco na Lava Jato, porque não estavam metidos na cumbuca. Não é que a Justiça favorece os tucanos, favorece porque não estão no poder. Lava Jato foi um fato político muito importante, mas não dota aquele que foi o protagonista de qualidades para ser líder político. Mas há uma tentativa também de atacar o (juiz Sérgio) Moro. Acho que ele é apenas um juiz correto, tenta aplicar as leis tal qual ele entende.

O STF tornou réu Aécio Neves e, na próxima semana, Eduardo Azeredo, outro ex-presidente do PSDB, pode ser preso. Qual o reflexo disso na imagem do partido do qual é presidente de honra?

Eu não posso ficar contente quando vejo personalidades importantes sendo julgadas e presas. O Lula, você acha que eu fico satisfeito? Não, mas não vou contra a Justiça. No caso do Aécio, foi apenas iniciado o processo. Ele disse que vai demonstrar que não havia dinheiro público envolvido. Eu não sei. Agora, eu não posso ser contra o que a Justiça decidiu. Nem num caso, nem no outro. Tem efeito claro, prejudica os partidos. Mas juiz não tem de ver se tem efeito político, tem de ver os autos. Tem indício de crime, abre o processo. Tem crime, condena. Foi o que eles fizeram. 

Isso pode ter algum impacto na candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin?

Digo isso até com constrangimento, mas qual foi o impacto na inclinação pelo Lula (nas pesquisas)? Até agora nenhum. Eu acho que devia ter, mas não sei se vai. É provável que as lideranças (tucanas) discutam esse assunto. Como ele (Aécio) tem direitos políticos, ele que vai decidir (se será candidato), mas acho que a liderança vai ponderar e dizer: ‘Presta atenção, olha as consequências’.

Joaquim Barbosa se filiou ao PSB. O sr. acha que ele pode ser esse novo na eleição?

Não sei o que ele pensa. O que ele pensa sobre economia? Sobre a sociedade? Pode ser que sim, mas eu não sei. Um perfil parecido com o dele, no imaginário, é o de Moro. Eu não sei se o Moro seria um bom presidente. O Joaquim Barbosa foi um juiz competente, teve coragem, mas isso qualifica você para ser presidente? Por isso só, não.

Alckmin, entre os nomes colocados, parece ser o candidato de centro que mais tem viabilidade eleitoral, mas não decolou. Como isso vai se resolver?

Quando eu fui ministro, deixei o Ministério da Fazenda para ser candidato à Presidência da República em abril, acho. Quando chegou em maio, eu falei à Ruth (Cardoso, ex-primeira-dama, que morreu em 2008), ‘não dá mais, vou desistir’, porque eu tinha apenas 11%, o Lula tinha 40%. Quem me apoiava? Ninguém. Que recurso eu tinha? Nenhum. Em junho, comecei a ganhar. Em agosto, estava na frente. Em outubro, ganhei no primeiro turno. O Geraldo é um corredor de maratona, não é de 100 metros rasos. Às vezes, você vai correr maratona e sai com velocidade de 100 metros e queima na largada. Vamos ver como vai ser, o que vai acontecer nesse jogo, que está apenas começando. Há elementos para (se viabilizar como o candidato), mas precisa ver se vai conseguir. 

O que representa a prisão de Lula para o processo eleitoral?

Lula tem um peso simbólico, foi líder sindical, criou um partido. Ele não está sendo processado pelo que fez politicamente. O PT está dizendo: é um preso político. Não é. É um político preso. A narrativa do PT é de preso político. Se fosse, eu estaria protestando. É preso por outras razões. Você pode dizer: decisão não foi correta. Apela. A condição (de preso) vai pesar contra (no processo eleitoral), com o passar do tempo. Aí na campanha os partidos vão transformar um fato numa versão. Na política, não adianta eu ter razão, adianta ter capacidade de convencer, explicar. Melhor que não tivesse acontecido, mas aconteceu, e agora vamos ter que explicar à população. A força simbólica de Lula não é sobre o que ele faz e diz, mas sobre o que ele fez. E foi capaz de, ao fazer, cantar, cacarejar. Um dos defeitos do PSDB e meu é cacarejar pouco sobre o que se fez, quando se fazia. O Lula tem a virtude de que ele cacareja: eu fiz, eu fiz, agora sou ideia. A ideia pode ser boa ou pode ser má, não sei (risos). Mas foi uma boa sacada. 

O que uma eventual 3ª denúncia contra Temer representaria para o País, às vésperas da eleição?

Acho que seria insensato, porque vai ter uma luta de novo. É difícil que o Congresso a dois meses da eleição vá tomar uma posição contra o presidente. Acho que deveria ter um pouco de pensamento institucional.

Do Ministério Público?

Inclusive. Tem de ter uma certa visão institucional do País. Se houve coisa errada, ele vai deixar de ser presidente, vai ser julgado. Por que balançar mais ainda a situação que já é em si frágil? Tem coisas tão importantes para fazer, retomar o crescimento, dar emprego, botar segurança na rua. Se fosse uma coisa afrontosa... Mas se for começar ver pelo em ovo para poder arranjar argumento para fazer um impeachment, processar presidente... Se fosse no começo do governo, eu entendo. Mas no fim, com eleição à vista? Tem de ter um pouco de moderação.

E o que o sr. acha das manifestações de militares da ativa e da declaração do general Villa Bôas na véspera do julgamento do habeas corpus de Lula?

Melhor que os militares não falem. Alguns ameaçaram, o chefe do Exército não fez isso. Basicamente, foi uma mensagem interna corporis. Ele falou antes que outros falassem coisas mais desabusadas. Não considero que a declaração do ministro tenha sido uma ameaça. Ele disse o que todo mundo diz: a impunidade não pode prevalecer, a Constituição diz isso. Ele não disse ‘condene fulano e beltrano’.

]]>
Em entrevista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também disse que Lula não se trata de um preso político: "É um político preso". Marcos Alves
Justiça mantém contribuição sindical extinta pela reforma trabalhista http://nominuto.com/noticias/justica/justica-mantem-contribuicao-sindical-extinta-pela-reforma-trabalhista/168542/ http://nominuto.com/noticias/justica/justica-mantem-contribuicao-sindical-extinta-pela-reforma-trabalhista/168542/ Fri, 20 Apr 2018 07:58:12 -0300 Da redação Justiça mantém contribuição sindical extinta pela reforma trabalhista

Sindicatos já conseguiram 123 liminares para manter sua principal fonte de financiamento.

Por enquanto, ao menos um sindicato do País deverá receber, até o fim deste mês, a quantia equivalente a um dia de trabalho de cada funcionário.

Cinco meses após o fim do imposto sindical, com a entrada em vigor da nova legislação trabalhista, sindicatos de todo o País têm conseguido liminares na Justiça para manter a contribuição, que é uma de suas principais fontes de receita. Segundo levantamento online feito por advogados de associações de trabalhadores, já são 123 decisões a favor dos sindicatos, sendo 34 em segunda instância – a pesquisa não informa as decisões contrárias. O Judiciário não tem um levantamento oficial sobre o tema, mas já houve liminares derrubadas em segunda e terceira instâncias.

Em Santa Catarina, de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, que contabilizou os processos, são 54 decisões favoráveis às entidades de trabalhadores até agora e apenas uma contra. A judicialização da briga em torno da contribuição obrigatória é o segundo passo dos sindicatos na tentativa de manter suas receitas. O primeiro foi a realização de assembleias extraordinárias para votar a continuidade da contribuição. Os sindicatos defendiam que, se a contribuição fosse aprovada em assembleia, ela se tornaria válida para toda a categoria. A decisão na assembleia, porém, não obrigava a empresa a reter o valor – o que levou as entidades a entrarem na Justiça.

Por enquanto, ao menos um sindicato do País saiu vitorioso dessa briga e deverá receber, até o fim deste mês, a quantia equivalente a um dia de trabalho de cada funcionário. O caso envolve o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Paulo (STIA) e a empresa de laticínios Vigor.

O STIA conseguiu, no mês passado, uma liminar em primeira instância que obriga a Vigor a reter a contribuição dos funcionários da fábrica de São Caetano do Sul (SP) e repassar o valor à entidade. Como a empresa optou por não recorrer – em nota, afirmou que “não apresentou recurso” e “está cumprindo a decisão liminar”. O sindicato deverá receber o dinheiro dos cerca de 650 empregados até o próximo dia 30. O STIA entrou com 53 processos na Justiça, cada um contra uma empresa diferente. Por enquanto, foram seis liminares favoráveis.

No Rio, o Sindicato dos Comerciários, um dos maiores da cidade, também entrou com diversas ações ao mesmo tempo. Foram 30 até agora e seis liminares favoráveis.

Em sua briga na Justiça, os sindicatos têm se valido de um documento da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) que afirma que a contribuição sindical tem natureza de imposto e, portanto, só pode ser modificada por uma lei complementar – a reforma trabalhista se deu por meio de uma lei ordinária. O texto da Anamatra, porém, não tem valor legal. 

Do outro lado da briga, as empresas Aliança Navegação e Logística e a Hamburg Süd foram as que conseguiram a maior vitória até agora. Elas foram as primeiras a obter, em terceira instância, a suspensão da liminar que favorecia o sindicato de seus funcionários. As empresas informaram que recorreram após os trabalhadores reclamarem “voluntariamente” da liminar.

Para o jurista Ives Gandra da Silva Martins, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, a empresa que não recorrer das liminares favoráveis aos sindicatos pode ter problemas no futuro. “Se o sindicato perder em juízo, os empregados podem entrar na Justiça cobrando esse valor da empresa, e não do sindicato, e também pedindo indenização por danos morais.” Para Gandra, o fim da obrigatoriedade da contribuição é constitucional. “A lei consagra o princípio constitucional de que a associação ao sindicato é livre. Portanto, não pode ter contribuição obrigatória".

O advogado Fabio Chong, sócio do L.O. Baptista Advogados, destaca que o assunto só deve ser resolvido após discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, 15 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) questionando o fim do imposto sindical foram protocoladas no Supremo. Por enquanto, diante de liminar favorável aos sindicatos, o advogado Rodrigo Baldo, do escritório Miguel Neto, orienta que as empresas peçam para os trabalhadores fazerem um documento caso sejam contrários à retenção da contribuição.

]]>
Por enquanto, ao menos um sindicato do País deverá receber, até o fim deste mês, a quantia equivalente a um dia de trabalho de cada funcionário. Rovena Rosa/Agência Brasil
Previsão de sol com algumas nuvens em Natal http://nominuto.com/noticias/tempo/previsao-de-sol-com-algumas-nuvens-em-natal/168541/ http://nominuto.com/noticias/tempo/previsao-de-sol-com-algumas-nuvens-em-natal/168541/ Fri, 20 Apr 2018 07:46:15 -0300 Da redação Previsão de sol com algumas nuvens em Natal

Temperatura na capital deve variar entre a mínima de 24º e máxima de 32º.

Nesta sexta-feira, a umidade em Natal chega a 74%, e a velocidade do vento pode atingir 16 km/h.

Natal amanheceu nesta sexta-feira (20) com sol e algumas nuvens. Segundo a Climatempo, dia será de sol com possibilidade de chuva de manhã e à noite.A umidade em Natal chega a 74%, e a velocidade do vento pode atingir 16 km/h.

A temperatura em Natal vai variar entre a mínima de 24º e a máxima de 32º graus. A sensação térmica é de 27º.

Em Mossoró, a previsão é de sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva de manhã e à noite.

A temperatura no município varia entre a mínima de 23º e a máxima de 32º graus. A sensação térmica é de 27º.


Confira a previsão para a região Nordeste:

]]>
Nesta sexta-feira, a umidade em Natal chega a 74%, e a velocidade do vento pode atingir 16 km/h. Fladson Soares/Nominuto
América empata com o Confiança e decide vaga na Copa do Nordeste em Natal http://nominuto.com/noticias/esporte/america-empata-com-o-confianca-e-decide-vaga-na-copa-do-nordeste-em-natal/168540/ http://nominuto.com/noticias/esporte/america-empata-com-o-confianca-e-decide-vaga-na-copa-do-nordeste-em-natal/168540/ Thu, 19 Apr 2018 23:32:02 -0300 Da redação América empata com o Confiança e decide vaga na Copa do Nordeste em Natal

Wandinho, Cascata e Flávio Carioca marcaram os gols do Alvirrubro no empate em 3 a 3, na Arena Batistão, em Aracaju.

O América deu início na noite desta quinta (19) a caminhada de 180 minutos rumo à fase de grupos da Copa do Nordeste 2019. Nos primeiros 90, disputados na Arena Batistão, em Aracaju (SE), o Alvirrubro empatou em 3 a 3 com o Confiança com gols de Wandinho, Cascata e Flávio Carioca, enquanto que Rai, Rafael Vila e Everton marcaram para os donos da casa.

O segundo jogo acontecerá na próxima quinta-feira (26), às 21h15, na Arena das Dunas e uma vitória simples classifica o time potiguar para o Nordestão do ano que vem. Em caso de novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis. Mas, antes disso, o Alvirrubro estreia no Campeonato Brasileiro contra o Imperatriz (MA), na segunda-feira (23), às 19h, no Maranhão com transmissão do canal Esporte Interativo. 

Ficha Técnica

Confiança (SE) 3x3 América

Local: Arena Batistão, Aracaju/SE

Data: 19 de abril 2018, às 21h15

Gols: Rai (1ºT), Rafael Vila (2ºT) e Everton (2ºT) para o Confiança, Wandinho (1ºT), Cascata e Flávio Carioca (2ºT) para o América;

AMÉRICA: Daniel; Hudson (Murici), Negretti, André Santos e Gilton: Sapé (Rodney), Gercimar e Cascata (Luiz Fernando); Wandinho, Adriano Pardal e Flávio Carioca. Técnico: Ney da Matta 

CONFIANÇA: Genivaldo; Ângelo, Gabriel, Vinícius Simon e Radar; Diogo, Everton, Rafael Vila (Lucas Vinícius) e Rai (Thiago Silvy); Léo Ceará e Iago. Técnico: Luizinho Lopes

]]>
Professores da rede estadual suspendem greve http://nominuto.com/noticias/educacao/professores-da-rede-estadual-suspendem-greve/168539/ http://nominuto.com/noticias/educacao/professores-da-rede-estadual-suspendem-greve/168539/ Thu, 19 Apr 2018 22:14:20 -0300 Da redação Professores da rede estadual suspendem greve

Após 29 dias de paralisação, categoria deve retornar às atividades na próxima segunda-feira.

Professores estaduais suspenderam o movimento grevista, após receberem do governo a garantia do pagamento corrigido do Piso Salarial 2018.

A greve da Rede Estadual de ensino do RN está suspensa. É o que foi decidido pelos trabalhadores em educação durante assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (19). O movimento grevista durou 29 dias. Os profissionais retornam as escolas na segunda-feira (23).

A categoria suspendeu o movimento grevista após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), mediado pela Justiça, receber do governo a garantia do pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, bem como o retroativo acumulado de janeiro a março.

O Piso, conforme prometido pelo governo, será implementado para os trabalhadores ativos já agora em abril. Os aposentados vão receber em 6 parcelas, de abril a setembro deste ano. O retroativo, tanto para ativos quanto aposentados, será pago de outubro a março de 2019, em 6 parcelas. Tal proposta, que foi a 5ª e última apresentada pelo Executivo, só saiu após muita negociação e o intermédio da Justiça.

A coordenadora geral do Sinte, professora Fátima Cardoso, disse que a proposta do governo para pagar o Piso não é a ideal, contudo, é válida devido a conjuntura de cortes de investimentos: “Sabemos que a proposta que veio não é a melhor. Não é a que esperávamos. Porém, é a que conseguimos arrancar do governo após muita luta, sobretudo em um momento que os governos estão seguindo a cartilha de Temer e cortando investimentos”.

Já o coordenador geral do Sinte, professor José Teixeira, disse que a luta agora é para fazer o governo cumprir o que prometeu: “O momento agora é de seguir firmes na luta. Portanto, vamos aguardar que o governo pague (o Piso) conforme prometeu, sob a mediação judicial”.

Melhoria nas escolas

Quanto a melhoria nas escolas, que incluiu reformas, materiais didáticos, merenda e quadro completo de professor, entre outras coisas, o SINTE/RN vai formar uma comissão permanente, que reunirá os estudantes. Uma reunião para tratar do assunto acontecerá já nesta sexta-feira (20), às 14h30, na sede estadual do Sindicato.

Professores de Natal decidem fim da greve na próxima segunda

Na segunda-feira, dia 23 de abril, os educadores de Natal vão se reunir em mais uma assembleia de greve da categoria. A assembleia acontece a partir das 8h30, na ASSEN.

Em pauta a avaliação do movimento grevista, iniciado em 21 de março para reivindicar a correção do Piso Salarial 2018, melhores condições de trabalho, reformas nas escolas e concessão de direitos que vêm sendo negados. 

Até agora a categoria segue à espera que o Prefeito recém empossado, Álvaro Dias, convoque o Sinte, conforme prometeu quando indagado durante a cerimônia de sua posse, e apresente uma nova proposta para pagar o Piso. Na última segunda (16) o Sinte esteve na Prefeitura em busca de uma audiência com o Prefeito. Porém, ele estava em viagem. 

Na assembleia realizada na última terça (17) os educadores da capital voltaram a rechaçar a última proposta do Executivo, considerada inaceitável, para pagar o Piso. A proposta sugere pagar o Piso Salarial apenas em junho, sem pagar o retroativo relativo a janeiro, fevereiro, março, abril e maio deste ano.

]]>
Professores estaduais suspenderam o movimento grevista, após receberem do governo a garantia do pagamento corrigido do Piso Salarial 2018. Lenilton Lima
'Não convenci a mim mesmo que devo ser candidato à Presidência', diz Barbosa http://nominuto.com/noticias/eleicoes/nao-convenci-a-mim-mesmo-que-devo-ser-candidato-a-presidencia-diz-barbosa/168538/ http://nominuto.com/noticias/eleicoes/nao-convenci-a-mim-mesmo-que-devo-ser-candidato-a-presidencia-diz-barbosa/168538/ Thu, 19 Apr 2018 21:59:10 -0300 Da redação 'Não convenci a mim mesmo que devo ser candidato à Presidência', diz Barbosa

Ex-ministro do STF disse que há problemas dos dois lados: 'o partido tem sua história e eu tenho minhas dificuldades do lado pessoal'.

Após sua primeira reunião oficial com a cúpula do PSB, ex-ministro Joaquim Barbosa afirmou que possui dúvidas sobre candidatura.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse nesta quinta-feira (19) que ainda não sabe se quer ser candidato à Presidência da República este ano. Após sua primeira reunião oficial com a cúpula do PSB, ele afirmou que possui dúvidas de caráter pessoal e sinalizou que sua família estaria resistente à ideia.

"Há dificuldades dos dois lados. O partido tem sua história e eu tenho minhas dificuldades do lado pessoal. Não convenci a mim mesmo que devo ser candidato", disse. Ele afirmou que uma eventual candidatura à presidência "afeta a vida de uma pessoa" e que ainda está pensando sobre o assunto. Ao ser questionado se sua família seria contra, ele respondeu que "não é a favor".

Ele usou a sua indecisão para evitar temas polêmicos. Ao ser questionado sobre a reforma da Previdência, reforçou que ainda não é candidato.

Barbosa deixou claro que "ainda não conhece o PSB" e que esse foi seu primeiro encontro com um grupo maior de pessoas para trocar ideias. Ele declarou que ainda há bastante tempo para tomar uma decisão sobre uma eventual candidatura e o prazo é flexível.

Ao deixar a reunião, mais cedo, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, disse que "nem o próprio ministro se disse disposto a fazer uma caminhada pelo Brasil defendendo a sua postulação" no encontro. Sobre a fala, Barbosa afirmou que "já anda pelo Brasil inteiro" e que "conhece muito bem o País".

Siqueira descarta Barbosa como vice

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta quinta-feira (19), que a candidatura de Barbosa à Presidência não está pronta e que é preciso construí-la dentro do partido. Mas ele deixou claro que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não se filiou ao partido para ser vice em outra chapa.

"Nós temos meses pela frente. Uma candidatura não vai se dar só pelo fato de termos bons índices nas pesquisas", disse em relação ao resultado da última pesquisa Datafolha, que mostrou o ex-ministro com até 10% das intenções de votos em alguns cenários.

Mesmo após governadores do PSB sinalizarem após reunião com Barbosa que preferiam que o partido não tivesse candidato próprio, Siqueira negou que o partido esteja dividido e disse que a construção da candidatura de Barbosa será "tijolo a tijolo". "Há cuidados, interrogações, mas divergências no partido não há. Ninguém disse que não concorda com a candidatura (de Barbosa). Todos eles deram sugestões para reorganizarmos próximos passos", disse.

Siqueira destacou que quer Barbosa à frente de uma chapa e que quem tem esperança de vê-lo com vice de outro candidato "pode esquecer". Nesta quarta-feira, ele já havia indicado que a legenda não tem interesse em uma aliança eleitoral com a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República pela Rede.

]]>
Após sua primeira reunião oficial com a cúpula do PSB, ex-ministro Joaquim Barbosa afirmou que possui dúvidas sobre candidatura. Humberto Pradera/PSB
Mais de 9,5 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família em São Gonçalo http://nominuto.com/noticias/cidades/mais-de-95-mil-familias-sao-beneficiadas-pelo-bolsa-familia-em-sao-goncalo/168537/ http://nominuto.com/noticias/cidades/mais-de-95-mil-familias-sao-beneficiadas-pelo-bolsa-familia-em-sao-goncalo/168537/ Thu, 19 Apr 2018 21:12:56 -0300 Da redação Mais de 9,5 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família em São Gonçalo

Cerca de 26% da população total do município é atendida pelo programa.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem como objetivo redistribuir renda entre as famílias que se se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, garantindo a elas o direito à saúde, educação e alimentação.

Em São Gonçalo do Amarante, as famílias que recebem o benefício são acompanhadas a cada dois anos. Esse controle é realizado pela Prefeitura Municipal através de atualizações cadastrais e, em caso de necessidades específicas, são realizados encaminhamentos ao serviço social para realização de visitas domiciliares.

Cerca de 9.527 famílias são beneficiárias do programa em São Gonçalo, o que representa 26,62% da população do município. Deste total, 1.844 famílias dependem diretamente do benefício e estariam em condições de extrema pobreza caso não fossem cadastradas. Só no mês de março, foram destinados R$ 1.426.254,00 ao programa, garantindo um benefício médio de R$ 149,71 por família. O coordenador do Bolsa Família municipal, Márcio Pinto, destaca que “a cobertura local é de 107,08% em relação à estimativa de famílias pobres no município. Com isso, a cobertura ultrapassa 100% do público alvo”.

Novos cadastros podem ser realizados nas duas unidades disponíveis em São Gonçalo, localizadas na Rua Olinto José Rodrigues, nº 1414 (Centro) e na Av. Bacharel Tomaz Landim, 1028 (Jardim Lola), portando os seguintes documentos:
-CPF;
-Título de eleitor;
-RG;
-Carteira de trabalho;
-Certidão de casamento, nascimento ou divórcio;
-Comprovante de residência;
Para os menores de 16 anos:
-Certidão de nascimento;
-Declaração escolar

]]>
PRF prende homem com 17 papelotes de cocaína na BR-406 http://nominuto.com/noticias/policia/prf-prende-homem-com-17-papelotes-de-cocaina-na-br-406/168536/ http://nominuto.com/noticias/policia/prf-prende-homem-com-17-papelotes-de-cocaina-na-br-406/168536/ Thu, 19 Apr 2018 21:03:48 -0300 Da redação PRF prende homem com 17 papelotes de cocaína na BR-406

Detento do regime semiaberto foi preso em São Gonçalo do Amarante e autuado por tráfico de drogas.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta quinta-feira (19), no km 167 da BR-406, em São Gonçalo do Amarante, 17 papelotes de maconha, que eram transportados por um homem de 32 anos.

O fato se deu durante uma fiscalização de rotina, quando foi abordado o condutor de uma motocicleta que seguia no sentido Ceará-Mirim/Natal. Após consulta aos sistemas de segurança, os PRFs constataram que o homem cumpria pena em regime semiaberto, pelo crime de roubo.

Na continuidade da fiscalização foi feita uma revista minuciosa, onde foram encontrados 17 papelotes de substância análoga a maconha, dentro do bolso do apenado.

Diante do flagrante, o cidadão foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, onde foi autuado mais uma vez, desta feita pelo crime de tráfico de droga. Para este crime está prevista a pena de reclusão de cinco a quinze anos e multa (Art. 33 da lei 11.343/06).

]]>
Marina se defende de apoio a Aécio em 2014 e apoia fim de foro privilegiado http://nominuto.com/noticias/eleicoes/marina-se-defende-de-apoio-a-aecio-em-2014-e-apoia-fim-de-foro-privilegiado/168535/ http://nominuto.com/noticias/eleicoes/marina-se-defende-de-apoio-a-aecio-em-2014-e-apoia-fim-de-foro-privilegiado/168535/ Thu, 19 Apr 2018 20:47:52 -0300 Da redação Marina se defende de apoio a Aécio em 2014 e apoia fim de foro privilegiado

Em evento em Belo Horizonte, pré-candidata disse que não sabia de atos dos quais tucano é acusado.

Pré-candidata à Presidência, Marina Silva não quis responder se pretende evitar alianças com partidos que tiveram filiados envolvidos na Lava Jato.

Em sua segunda viagem à capital mineira em menos de 10 dias, a pré-candidata da Rede Sustentabilidade ao Palácio do Planalto, Marina Silva, se defendeu nesta quinta-feira (19), do apoio que deu ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), no segundo turno das eleições para o governo federal em 2014.

O tucano é réu em processos por corrupção passiva e obstrução da Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF). Marina ficou em terceiro lugar nas eleições de 2014, que teve Dilma Rousseff (PT) e Aécio no segundo turno. A petista venceu e, em 2016, sofreu impeachment.

"Fui a pessoa que sugeriu que levasse o senador Aécio Neves ao Conselho de Ética do Senado. E defendo que não se tenha dois pesos e duas medidas. Na época em que foi declarado o apoio, ninguém sabia o que o Aécio e a Dilma fizeram. A maioria de vocês aqui (disse, se dirigindo a repórteres) votou em um dos candidatos do segundo turno. Aposto que não sabiam. Se soubessem, com certeza não votariam. Então, a mesma coisa fui eu", afirmou.

Marina Silva esteve em Belo Horizonte para encontro com o prefeito da cidade, Alexandre Kalil (PHS), que tem como vice Paulo Lamac, do mesmo partido da pré-candidato. Sobre a agenda constante na capital do Estado com o segundo maior colégio eleitoral do País, Marina disse que vem desenvolvendo um trabalho na área ambiental com jovens.

A pré-candidata disse ainda ser a favor que se acabe com o foro privilegiado. "Porque a prisão em segunda instância está correta no meu ponto de vista, mas se cria dois pesos e duas medidas quando o foro privilegiado permite que o Renan Calheiros, o Romero Jucá, o Aécio, o Temer, o Padilha fiquem escondidos atrás do foro privilegiado".

Ex-senadora pelo Acre, quando ainda era filiada ao PT, Marina disse que a próxima eleição para presidente da República vai ser muito importante para a História do Brasil. "Eu tenho insistido: esse é o momento de se fazer uma grande mudança no Brasil, é que se deve apostar na vitória da postura, e não das velhas estruturas. Quem criou o problema não vai resolver o problema", disse.

Marina não quis responder se pretende evitar alianças com partidos que tiveram filiados envolvidos na Operação Lava Jato. "Nós separamos as pessoas. Eu sempre digo que pessoas boas existem em todos os partidos e pessoas ruins existem em todos os partidos. No MDB, por exemplo, o Pedro Simon está me apoiando", afirmou a ex-parlamentar.

Vice ideal

Marina, que também foi ministra do Meio Ambiente no governo de Lula, afirmou que sua candidatura está posta e que brinca quando a questionam se vai ser vice de alguém. "Foram tantos dando rasteira no titular que parece que estão todos querendo um vice que seja 100% confiável. A minha candidatura é uma realidade que está posta e não depende das demais".

Nos últimos dias surgiram especulações sobre a possibilidade de aliança entre a Rede e o PSB, que tem como pré-candidato o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. Em Belo Horizonte, Marina voltou a negar essa possibilidade e disse saudar a "decisão de Joaquim Barbosa de "contribuir com a política".

]]>
Pré-candidata à Presidência, Marina Silva não quis responder se pretende evitar alianças com partidos que tiveram filiados envolvidos na Lava Jato. Alan Marques
Cabral depõe por 40 minutos em inquérito de Gilmar que investiga uso de algemas http://nominuto.com/noticias/justica/cabral-depoe-por-40-minutos-em-inquerito-de-gilmar-que-investiga-uso-de-algemas/168534/ http://nominuto.com/noticias/justica/cabral-depoe-por-40-minutos-em-inquerito-de-gilmar-que-investiga-uso-de-algemas/168534/ Thu, 19 Apr 2018 20:37:03 -0300 Da redação Cabral depõe por 40 minutos em inquérito de Gilmar que investiga uso de algemas

Ex-governador do Rio foi conduzido com as mãos e pés algemados por policiais federais durante transferência de presídio.

Sob sigilo, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (MDB) prestou depoimento nesta quinta-feira (19), por cerca de 40 minutos, no Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, no centro do Rio. O depoimento ocorreu em inquérito que apura suposto crime de abuso de autoridade na imposição do uso de algemas em Cabral quando ele foi levado, em janeiro, por policiais federais para exames no Instituto Médico-Legal de Curitiba, no Paraná. Na ocasião, o emedebista foi conduzido com mãos e pés algemados, ladeado por agentes armados e de capuz. O procedimento foi criticado por juristas como uma exibição desnecessária, já que o ex-governador não tem histórico de periculosidade.

Cabral fora transferido da Cadeira Pública José Frederico Marques, em Benfica, no Rio, para o Instituto Médico Penal de Pinhais. A transferência ocorreu depois que procuradores da República constataram supostas regalias dadas ao emedebista, como acesso a comida, supostamente, de bons restaurantes. Cabral também foi acusado de envolvimento em uma montagem para criação de uma sala de vídeo na cadeia, com televisão de tela grande e DVDs.

O depoimento desta quinta-feira não foi aberto ao público, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Foi o ministro que determinou a abertura do inquérito e é também o seu relator. Cabral chegou por volta das 13h50 e foi embora às 15h40, na parte traseira gradeada de uma viatura da Polícia Federal.

Ele foi ouvido pelo juiz Ali Mazloum, que atua como auxiliar do gabinete de Gilmar, e veio especialmente para o Rio para a função. Depois do depoimento, funcionários do TRF entregaram a gravação ao juiz Mazloum. Também receberam ordem a apagar imediatamente a memória do HD do computador do tribunal que armazenou a filmagem.

Na saída do tribunal, o advogado do ex-governador, Rodrigo Roca, disse que o juiz informou ter sido decretado "sigilo absoluto" no inquérito. O magistrado orientou o advogado a não dar declarações à imprensa sobre o depoimento, "para não comprometer as investigações".

"O que eu posso dizer é que o ex-governador foi ouvido hoje e relatou o fato, que já é de conhecimento público, que ele protagonizou infelizmente lá em Curitiba", afirmou o advogado aos jornalistas.

Roca afirmou que não houve "fundamento legal" para o uso de algemas pelo ex-governador.

"Ele esteve em Curitiba outras duas vezes e nunca foi usado algemas. Aliás, nunca nenhum preso da Lava Jato foi tratado daquela maneira selvagem com que o ex-governador foi em Curitiba Então, evidente que precisa ser apurado e, se houver culpado, que pague por isso. Assim que funciona", disse.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, chegou a pedir o arquivamento imediato do inquérito aberto por Gilmar, na última terça-feira (17). Ela alegou que não se vislumbrava "qualquer viabilidade jurídico-constitucional na tramitação do inquérito" no Supremo.

A procuradora também afirmou que a lei não permite que um ministro determine a abertura de inquérito sem que isso tenha sido pedido pelo Ministério Público. Além disso, disse que o ministro não se poderia nomear a si mesmo relator do caso e lembrou que não há envolvida no caso autoridade com foro privilegiado para provocar a abertura de uma investigação no Supremo. Lembrou ainda que já há uma investigação no Paraná sobre os mesmos fatos.

Roca questionou o posicionamento da procuradora. "A decisão de deflagração da investigação não foi de um ministro, foi do colegiado inteiro. No momento em que se deflagram tantas investigações, por que esse receio de que se investigue também mais esse episódio? O ex-governador esteve por quase quatro meses lá em Curitiba. Se essa investigação já existia lá, ele sequer foi ouvido", declarou.

Nos dias seguintes à condução de Cabral algemado, a Polícia Federal defendeu o seu procedimento como legal e necessário à segurança do preso.

]]>
STJ envia recurso do ex-presidente Lula ao Supremo http://nominuto.com/noticias/justica/stj-envia-recurso-do-ex-presidente-lula-ao-supremo/168533/ http://nominuto.com/noticias/justica/stj-envia-recurso-do-ex-presidente-lula-ao-supremo/168533/ Thu, 19 Apr 2018 20:29:27 -0300 Da redação STJ envia recurso do ex-presidente Lula ao Supremo

Vice-presidente da Corte, ministro Humberto Martins, encaminhou pedido da defesa do petista para análise do STF.

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, encaminhou para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do STJ que negou em março habeas corpus ao petista.

O pedido, negado por unanimidade pela Quinta Turma do STJ em 6 de março, era para que o ex-presidente Lula não começasse a cumprir a pena de prisão de 12 anos e um mês de prisão no processo do caso triplex. O pedido era preventivo, mas agora a prisão já foi feita no dia 7 de abril.

No despacho, o ministro Humberto Martins fez uma leitura de que um recurso contra decisão de mérito de habeas corpus no STJ pode ser remetido diretamente ao Supremo, sem que o próprio STJ faça uma análise sobre se o pedido deve ser admitido ou não.

]]>
Toffoli nega liminar de Dirceu para evitar prisão na Lava Jato http://nominuto.com/noticias/justica/toffoli-nega-liminar-de-dirceu-para-evitar-prisao-na-lava-jato/168532/ http://nominuto.com/noticias/justica/toffoli-nega-liminar-de-dirceu-para-evitar-prisao-na-lava-jato/168532/ Thu, 19 Apr 2018 20:24:15 -0300 Da redação Toffoli nega liminar de Dirceu para evitar prisão na Lava Jato

Ao indeferir pedido do petista, ministro enviou mérito do pedido para a Segunda Turma do Supremo.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quinta-feira (19), um pedido liminar do ex-ministro José Dirceu, que tenta evitar a prisão após esgotados os recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Na mesma decisão, Toffoli enviou o mérito do pedido de Dirceu para ser analisado pela Segunda Turma da Corte, composta por Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

O TRF-4 rejeitou nesta quinta os embargos infringentes (recursos) do ex-ministro José Dirceu contra decisão que o condenou a 30 anos e 9 meses na Operação Lava Jato. O petista foi preso no dia 3 de agosto de 2015, mas está em liberdade por uma decisão do STF.

Na iminência de retornar a prisão — Dirceu ainda pode entrar com embargos de declaração no TRF-4 –, o ex-ministro entrou com uma reclamação no Supremo nesta terça-feira, 18. Na ação, além do pedido liminar agora negado por Toffoli, Dirceu tenta permanecer em liberdade por meio do habeas corpus que o liberou da prisão preventiva em maio do ano passado, analisado pela Segunda Turma do STF.

A defesa do ex-ministro da Casa Civil alega que, quando a turma revogou a sua prisão preventiva e a substituiu por medidas cautelares, fez prevalecer, em seu caso, o princípio da presunção da inocência. De acordo os advogados de Dirceu, uma decretação de prisão após esgotados os recursos no TRF-4 estará desrespeitando a decisão da Corte.

Os advogados também dizem que a decretação da prisão de forma “automática e genérica” vai contra a jurisprudência do STF, que autoriza a execução antecipada da pena, mas não a tornou obrigatória, na visão dos advogados. A defesa ainda argumenta que, solto, Dirceu não oferece riscos. Ele atualmente mora em Brasília e usa tornozeleira eletrônica.

Como a decisão da Segunda Turma, em conceder o habeas corpus a Dirceu no ano passado, é invocada no pedido da defesa, Toffoli afirma que a matéria precisa ser submetida para a análise dos cinco ministros da turma.

Na decisão desta quinta-feira, Toffoli ainda diz que, apesar de seu posicionamento pessoal contrário a execução antecipada da pena, tem “aplicado em regra o entendimento predominante na Corte a respeito da execução antecipada”.

]]>