Negócios de Impacto Social são discutidos no Impacta Natal

Blog SerMídia,

Na última sexta-feira (13), a Casa Séfora realizou o “Impacta Natal - Rodadas de Negócios de Impacto”, um encontro para quem deseja aprofundar-se no mundo do empreendedorismo social. O evento contou com a participação de 30 empreendedores e empresários do Rio Grande do Norte. Para falar desse assunto de uma forma curta e clara, no estilo happy hour, foram escolhidos gestores, empreendedores e investidores que não só ganham dinheiro, mas também ajudam a melhorar a sociedade em que vivem, praticando um novo jeito de empreender, socialmente responsável e financeiramente sustentável.

Durante o encontro foram apresentados 5 projetos distintos sobre empreendedorismo social, como por exemplo, a Maturijobs, uma plataforma que reúne oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal para pessoas do grupo 50+. Focada no ensino complementar e participativo, a Quíron Educação, tem como objetivo empoderar pessoas e formar protagonistas na sociedade. Ainda na área da educação, esteve presente o Instituto Amani, voltado para formação em impacto social.

Investindo na área da saúde, a GAG (Gente Ajudando Gente) busca iniciativas e empresas com propósito de melhorar a vida das pessoas com prevenção e monitoramento de doenças crônicas, tele medicina, entre outros. E por fim o projeto SO+MA, programa de fidelidade para criar novos hábitos e ampliar as oportunidades nas comunidades de baixa renda.

De acordo com Ricardo Pessoa, um dos organizadores do evento, a ideia do evento foi incentivar a expansão dos negócios sociais em Natal, para fomentar uma cultura onde não só se gera lucro, mas ao mesmo tempo causa impacto positivo na comunidade.


SEBRAE - RN tem programa focado em negócios de impacto social

O encontro Impacta Natal também contou com a presença do SEBRAE – RN, estavam presentes a gestora de projetos de desenvolvimento de negócios de impacto social Mona Paula Nobrega, o analista técnico Daniel Dias, e o gerente da unidade de agronegócio Ângelo Baeta. Neste ano o SEBRAE-RN iniciou o Programa de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social.

Mona Paula explica que o evento foi de grande importância para o RN, pois traz a oportunidade de mostrar casos reais de impacto de outros lugares, servindo como inspiração para os empreendedores locais, além da oportunidade de conversa entre eles. “Acredito que a grande riqueza do evento foi essa, a troca de informação entre quem faz e quem tem vontade de fazer. O papel do SEBRAE é muito relacionado a apoiar empresários locais, tanto com consultorias, mentorias quanto com capacitação. Queremos que eles conheçam as oportunidades de se investir em um negócio de impacto. Após o encontro tivemos a oportunidade de conversar com empresários locais e deu para sentir o interesse deles pelo tema, então, muitos vão ser atendidos por nós a partir de agora, em relação a orientação de como modelar esses negócios para atender essas novas oportunidades”.



Startup Weekend Natal divulga mentores confirmados para o evento

Blog SerMídia,

Nos dias 03, 04 e 05 de agosto Natal recebe mais uma edição do Startup Weekend, uma das principais iniciativas globais de inovação e empreendedorismo, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. A programação começa a partir das 18h do dia 03 e termina às 21h do dia 05, sendo realizado nos espaços do SEBRAE/RN.

Para esta edição três mentores já foram confirmados, são eles, o empreendedor, escritor e investidor anjo Fred Alecrim, o acelerador Christian de Pietro e o empreendedor e fisioterapeuta Felipe Neves. Além desses mentores a ocasião contará com a participação de jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais.

Fred é coordenador e gestor de conteúdos em missões para a NRF, a maior feira de varejo do mundo, além de fazer anualmente a cobertura da ATD, principal evento mundial de educação corporativa. Christian é acelerador na ACE, a mais respeitada aceleradora de startups da América Latina, também é fundador de uma indústria de alimentos, que posteriormente foi vendida para um grupo de panificação. Atualmente CEO Cofounder da FIX it, Felipe percorre o Brasil palestrando sobre o mundo real do empreendedorismo.

Durante o evento, que ocorre no final de semana, os participantes são incentivados a tirar uma ideia do papel e apresentá-la a potenciais investidores. Todos os Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico, em que qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes e mentores.

São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos, a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

SWNatal contará com apoiadores

O Startup Weekend é uma iniciativa da Techstars, empresa internacional de capture venture. Aqui em Natal, o evento recebe patrocínio do CuboHub e do Apartamento 702, além do apoio do SEBRAE/RN e do Papo de Mídias.

O projeto educativo, Papo de Mídias, dirigido pela jornalista, Erika Zuza, quer garantir que seu público não perca essa oportunidade, por isso está disponibilizando um cupom promocional. Use o código: papodemidias e ganhe um super desconto! A inscrição pode ser feita por meio do link bit.ly/swnatal2018.

SERVIÇO

Startup Weekend Natal

Local: SEBRAE/RN

Data: 3 à 5 de agosto

Horário: Das 18h do dia 3 às 21h do dia 5

Inscrições: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-natal__297290

Código de desconto: papodemidias



Impacta Natal reúne empreendedores e empresários para discutir negócios de impacto social

Blog SerMídia,

Falando sobre empreendedorismo social de uma forma objetiva e clara, no estilo happy hour, na última sexta-feira, a Casa Séfora realizou na capital potiguar o encontro “Impacta Natal - Rodadas de Negócios de Impacto”.

Cerca de 30 empresários do Rio Grande do Norte estiveram presentes no encontro. Gestores, empreendedores e investidores que não só ganham dinheiro, mas também ajudam a melhorar a sociedade em que vivem, apresentaram negócios socialmente responsável e financeiramente sustentável.

Aliando negócio e propósito, Gilberto Gonçalves, fundador e presidente da GAG (Gente Ajudando Gente) organização de saúde que busca iniciativas e empresas com propósito de melhorar a vida das pessoas com prevenção e monitoramento de doenças crônicas, tele medicina, entre outros, comenta que antes de olhar qualquer negócio é preciso olhar o propósito, caso exista uma identificação, pode haver sim um investimento. “Quando estamos em um negócio, acreditamos nisso, pode ter dificuldades que for, o negócio compensa e recompensa, porque sabemos do propósito”.

Cláudia Pires, fundadora do projeto SO+MA, programa de fidelidade para criar novos hábitos e ampliar as oportunidades nas comunidades de baixa renda, explica que, hoje, o empreendedorismo social ainda é pequeno e concentrado em São Paulo e Rio de Janeiro, então, o encontro com empreendedores potiguares é uma forma especial de começar a expansão.

 “O evento é importante para ampliar o ecossistema de startups de empreendedorismo e principalmente o ecossistema de empreendedorismo social aqui em Natal, trazer esse conceito de ganhar dinheiro e mudar o mundo, ao mesmo tempo, para um universo que normalmente não recebe esse tipo de evento. É importante plantar uma sementinha para que negócios de impacto nasçam no Brasil todo”, ressalta.

De acordo com Stephanie Sacco, coordenadora e facilitadora da pós-graduação em gestão e inovação social do Instituto Amani no Brasil, voltado para formação em impacto social, vale muito a pena abrir os olhos, os ouvidos, os sentidos, para entender o que são os negócios sociais, pois é um movimento mundial que está ganhado cada vez mais força na América Latina e no Brasil.

“É um movimento que está buscando transformar nosso sistema, mudar a forma como os negócios estão sendo feitos como um todo, não só para quem está querendo empreender, começando uma startup, até pra quem já empreende e já tem empresa, tem formas de fazer negócio de bem para o mundo, causando impacto social e mudanças positivas, não negativas. Eu acho que empreendedorismo social veio para ficar”, declara Stephanie.

Trazendo uma mensagem de educação complementar e participativa, Fernando Granato, CEO e cofundador da Quíron Educação, empresa que tem como objetivo empoderar pessoas e formar protagonistas na sociedade, através de cursos de empreendedorismo para crianças e adolescentes, deixa uma mensagem de inspiração e motivação para os potiguares: “É preciso sermos protagonistas da nossa própria história, parar de cruzar os braços e reclamar, mas utilizar de seus talentos para fazer coisas boas, para correr atrás de seus sonhos, sim é possível, a gente pode muito mais do que imagina”. 



7º Papo de Mídias discutiu Comunicação Digital e Esportes

Blog SerMídia,

A 7ª edição do Papo de Mídias colocou em discussão na última quinta-feira (12) as relações entre comunicação digital e esportes. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE-RN e abordou os impactos da comunicação digital no meio esportivo, assim como os desafios do jornalismo e das marcas em seus posicionamentos e contato com os torcedores via internet.

Participaram do painel o jornalista e editor do site globoEsporte.com no RN Augusto Gomes, a locutora da 98FM e da Jovem Pan Fernanda Araújo, o fundador e editor da Editora Primeiro Lugar Rafael Morais e o Diretor de marketing da Startup Futebol Interativo Jardel Rocha. A responsável pela mediação foi a jornalista e apresentadora da InterTV Cabugi, Emmily Virgílio.

Falando sobre esporte de um modo geral, foi debatido a falta de incentivo nas escolas, para as diversas modalidades que o esporte pode oferecer. Muitas categorias são até desconhecidas por diversas delas. Apesar disso, é perceptível que o esporte tem o poder de mudar a realidade de diversos atletas, não só isso, mas como também de unir desconhecidos em prol dele. “O esporte é apaixonante. Move, abraça, acolhe e transforma a vida de várias pessoas”, declarou Fernanda Araújo.

Durante o bate-papo foi discutido que investir em esporte também é uma forma de empreender, por ser uma área consolidada e que tem ganhado a preferência de diversos investidores, mas que ainda assim não é fácil, principalmente para quem está começando, como é o caso do Rafael, que fundou a Editora Primeiro Lugar, especializada em livros esportivos.  “Empreender é pular de um trampolim em uma piscina sem saber nadar. A gente sofre, mas um dia começa a colher os frutos. O fator que mais influência na compra de um livro é a segmentação. Por isso resolvemos apostar na área segmentada”, explica o empreendedor sobre a iniciativa de abrir uma editora voltada unicamente para conteúdo esportivo.

Entre perguntas e respostas, foram citados alguns casos sobre o posicionamentos de diversas marcas em relação a jogadores e até mesmo influenciadores digitais. Alguns participantes questionaram sobre uma postura, digamos que engessada, de alguns famosos nas redes sociais. Fernanda Araújo comenta sobre essa relação entre a marca e a exposição na mídia por meio de famosos. “As marcas precisam que os jogadores estejam bem aparentemente nas redes sociais, porque elas não querem se associar a um jogador polêmico ou mal visto”.

Jardel Rocha, contou sobre sua experiência em participar do encontro. “Foi uma honra participar da 7ª edição do Papo de Mídias junto de grandes profissionais que atuam no meio esportivo e da comunicação. Gostei bastante da interação com os participantes do evento, puderam expor opiniões e foi um debate muito rico, que me gerou um grande aprendizado”, disse.

Finalizando a noite, os participantes presentes foram contemplados com diversas premiações por meio de sorteios, que foi desde cursos da área esportiva à camisetas do GAAC-RN, instituição escolhida para a distribuição dos alimentos arrecadados nesta sétima edição. De acordo com a fundadora do Papo de Mídias, jornalista Erika Zuza, os próximos encontros ocorrerão ao longo do segundo semestre deste ano e que a divulgação será feita por meio dos perfis das redes sociais do projeto, no instagram, facebook e no twitter. 



GACC-RN segue com o projeto de financiamento coletivo "Flor de Cactos"

O projeto tem como objetivo a gravação de um CD com faixas compostas por crianças da instituição

Blog SerMídia,

Há dois anos, o GACC-RN realiza um trabalho de musicalização com suas crianças que tem trazido resultados surpreendentes. Nos últimos meses, algumas dessas crianças manifestaram, espontaneamente, um interesse em especial: criar suas próprias composições e gravar um CD. Para tornar real o sonho das crianças, surgiu o projeto "Flor de Cactos".

 As músicas compostas pelas crianças em oficinas de arte resultarão em um CD com 10 faixas, com participação de artistas potiguares, gravado e mixado por profissionais de renome no estado. Além de compor, as crianças têm aulas de musicalização e percussão e produzem seus próprios instrumentos a partir do reaproveitamento de materiais.

O projeto irá contemplar oficinas de percussão e expressão musical, trabalhando a harmonia, poesia e composição, além do objetivo maior de execução e produção do CD. Para cumprir todas as metas, o Grupo lançou o projeto de financiamento coletivo e conta com a colaboração da sociedade potiguar e da imprensa local que sempre apoia as ações da instituição. Em 2009, o GACC-RN alcançou o sonho da sede própria, um prédio de 4 andares e 22 quartos construído integralmente a partir de doções e do apoio da mídia.

Além de contribuir com a divulgação, alguns artistas, produtores e profissionais da música no estado, sinalizaram interesse em gravar e participar do processo com as crianças. Nomes com Marina Elali, Nara Costa, Marcílio Amorim, Tatiane Fernandes, Tony Gregório e Camila Pedrasoli fazem parte dessa lista, que só aumenta.

O CD "Flor de Cactos" estará a venda na lojinha da instituição e irá contribuir com a manutenção da casa, que disponibiliza assistência social para os famíliares, atendimento psicológico, pedagógico, nutricional e odontológico, traslados para os hospitais, seis refeições diárias, hospedagem, auxílio com medicamentos, auxílio jurídico e cestas básicas para as famílias necessitadas, além de festas e das atividades culturais e recreativas.

Você também pode ajudar!

Você também é fundamental nesse processo, doando a partir de R$ 10,00 você pode ajudar a tornar o CD Flor de Cactos realidade. Já pensou como será mágico ouvir as canções das crianças e saber que graças a você elas se tornaram artistas de verdade?



Evento promove discussões sobre Negócios de Impacto Social

Blog SerMídia,

Olhando para o empreendedorismo no Brasil, infelizmente, o número de empreendimentos de sucesso ainda é muito pequeno. Mas nos últimos anos, vem acontecendo uma evolução de empreendedores de alto nível não só no país, mas no mundo. Observando isso, a Casa Séfora realiza o “Impacta Natal - Rodadas de Negócios de Impacto”, um encontro para quem deseja aprofundar-se no mundo do empreendedorismo social. O evento acontece na próxima sexta-feira (13), das 16h às 20h na Casa Séfora, localizada na Av. Afonso Pena, 1204 – Tirol.

Ricardo Pessoa, um dos organizadores do evento, explica que a ideia do evento é fazer uma rodada de negócios, onde os convidados não estão para palestrar, mas sim para expandir seus negócios aqui em Natal. Ricardo ainda comenta sobre a cultura de ter um negócio e ao mesmo tempo causar um impacto social na comunidade. “As pessoas precisam entender que o mundo está mudando, ninguém aguenta mais só esse “financismo”, a ideia é dar força a esse movimento do empreendedorismo, do impacto social. Quando essa ideia entra nas pessoas, na organização, é como um vírus, as pessoas começam a trabalhar acreditando nisso, e de certo modo, atrai outras pra fazer a mesma coisa, é muito recompensador”.

Para falar desse assunto de uma forma curta e clara, no estilo happy hour, foram escolhidos gestores, empreendedores e investidores que não só ganham dinheiro, mas também ajudam a melhorar a sociedade em que vivem, praticando um novo jeito de empreender, socialmente responsável e financeiramente sustentável.

Conheça os painelistas

Morris Litvak , formado e pós-graduado em engenharia de software, criou o projeto Conectando Gerações e lançou também a startup Maturijobs focando na longevidade de vida

Cláudia Pires é publicitária e Cientista Social, tendo fundado o programa SO+MA.

Engenheiro elétrico e mestre em psicologia cognitiva, Fernando Granato é CEO e cofundador da Quíron Educação.

Stephanie Sacco coordena e facilita a pós-graduação em gestão e inovação social do Instituto Amani no Brasil.

Doutora em ecologia e recursos naturais, IVy Frizzo, é empreendedora social, educadora e facilitadora de processos de transformação.

Gilberto Gonçalves é fundador e presidente GAG (Gente Ajudando Gente), atua como mentor de projetos sociais em diversas universidades e aceleradoras.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link goo.gl/forms/YVZr0hAbb9evU5bU2. O investimento é de R$ 180,00, podendo ser pago via boleto, cartão de crédito ou débito. Mais informações Ricardo Pessoa – (11) 97622-3151 e Florésia Pessoa – (84) 999313000

SERVIÇO

“Impacta Natal - Rodadas de Negócios de Impacto”

Data: 13 de julho

Hora: 16h às 20h

Local: Casa Séfora – Av. Afonso Pena, 1204 - Tirol

Inscrições: goo.gl/forms/YVZr0hAbb9evU5bU2



Papo de Mídias discute Comunicação Digital & Esportes nesta quinta (12)

Blog SerMídia,

A 7ª edição do Papo de Mídias coloca em discussão na próxima quinta-feira as relações entre comunicação digital e esportes. O evento acontece às 19h, no auditório do SEBRAE-RN. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://sistema.ingressos84.com.br/7pm. É importante lembrar que para validar a inscrição, a equipe do Papo conta com a doação de 1kg de alimento não-perecível no dia do encontro, que será entregue ao GAAC. Para os universitários, a participação no evento conta como horas complementares.

Nesta edição o tema escolhido é  “Comunicação Digital e Esportes”, abordando os impactos da comunicação digital no meio esportivo, assim como os desafios das marcas esportivas em seus posicionamentos e contato com os torcedores via internet. Para isso, foi escalado uma seleção de craques da área para trazer um conteúdo digno de goleada!

Discutindo esse conteúdo mais afundo temos o jornalista e editor do GloboEsporte.com Augusto Gomes, a locutora da 98FM e da Jovem Pan Fernanda Araújo, o fundador e editor da Editora Primeiro Rafael Morais e o Diretor de marketing da Futebol Interativo Jardel Rocha. O painel ficará por conta da jornalista e apresentadora da InterTV Cabugi, Emmily Virgílio.

Evento contará com apoiadores

O evento conta com o apoio da Bisaco Criativo, Efesete, Sebrae, Ingressos 84 e Pedro Vitorino.

A agência Bisaco Criativo é parceira do projeto na produção dos eventos, criação dos materiais gráficos e criação de estratégias de marketing e comercial para viabilizar as realizações das ideias. Patrícia Catombé, diretora da Bisaco, conta sobre essa parceria. “Desde a graduação até minha carreira profissional, sempre tive um interesse enorme na união entre academia e mercado. Quando conheci o projeto Papo de Mídias e vi que poderia apoiar/participar da iniciativa, não pensei duas vezes. O Papo de Mídias oferece ao mercado discussões sobre temas que acho de extrema relevância para estudantes e profissionais das áreas de comunicação e tecnologia”, ressalta.

Sobre o Papo de Mídias

Projeto educacional "Papo de Mídias" fundado e coordenado pela jornalista e professora de comunicação Erika Zuza, para promover encontros e diálogos sobre comunicação, cultura digital, tendências e mídias em Natal-RN. O projeto acontece com o apoio de uma equipe antenada formada por profissionais e estudantes de comunicação.

SERVIÇO

7° Papo de Mídias - “Comunicação Digital e Esportes”

Data: 12 de julho

Hora: 19h

Local: Auditório do SEBRAE/RN

Inscrições: https://sistema.ingressos84.com.br/7pm



Liga de Empreendedorismo Potiguar lança a 4ª edição do CineLEP

Blog SerMídia,

No dia 07 de julho, às 14h na sala 05 do Sebrae/RN, acontece a 4ª edição do CineLEP.  Organizado pela Liga de Empreendedorismo Potiguar - LEP, o evento é uma mistura de cinema com discussões pautadas sobre algum tema atual e necessário. Os interessados podem se inscrever por meio do link http://bit.ly/4cinelep, para os universitários a participação é válida como 2h complementares.

Durante o encontro será exibido o documentário "Marcas com Significado", idealizado pelo empreendedor e escritor Fred Alecrim. O documentário faz parte de uma série que apresenta marcas conscientes do seu papel transformador no mundo. Esse primeiro episódio chama-se "Amor Maior que Dinheiro" e traz a marca baiana de moda consciente EUZARIA.

Após a exibição do filme haverá uma mesa redonda, onde será discutido a importância do posicionamento de marca nos dias atuais. Para falar sobre isso, estará presente Fred Alecrim e o jornalista e consultor de gestão de marcas Thiago Garcia, que também vem apoiando o projeto educativo Papo de Mídias.

Thiago comenta sobre a prazerosa experiência de aprender e discutir com o recurso do cinema. “Mais uma vez, a LEP acerta com essa ideia tão lúdica e eficiente, trazendo discussões reflexivas, através de temas fundamentais para o desenvolvimento da postura empreendedora e com o contexto do cinema. Com certeza, torna a experiência do pensar e aprender mais intensa e gostosa”.

SERVIÇO

4ª edição do CineLEP - “Marcas com Significado”

Data: 07 de julho

Hora: 14h

Local: Sala 05 do Sebrae/RN

Inscrições: http://bit.ly/4cinelep



Faculdade abre vagas para cursos de férias

São várias as modalidades, que ocorrerão entre 16 e 28 de julho, oferecem carga horária de 8h e certificado com reconhecimento nacional

Blog SerMídia,

Para quem deseja ir além do descanso nas férias e quer aproveitar o tempo para se aprimorar nos estudos, a faculdade Estácio Natal abriu vagas para cursos de férias nas áreas de Gestão, Tecnologia, Saúde, Ciências Humanas e Educação. As qualificações, que acontecem entre 16 e 28 de julho, oferecem carga horária de 8h e certificado com reconhecimento nacional para os participantes.

Os cursos ocorrerão nas três unidades da instituição em Natal: Ponta Negra, Alexandrino e Zona Norte, e estão abertas à comunidade em geral. Os temas variam de acordo com a unidade. As inscrições podem ser feitas pelo portal da Estácio www.estacio.br/cursosdeferias, e em Natal cada curso tem o valor de R$ 49,90.

Na unidade da Zona Norte estão disponíveis cursos quem abordam a prática do ensino, como “Inclusão do aluno com TDAH na sala de aula” e “Prática educativa: contação de histórias”. Também é destaque a oportunidade de conhecimento na área de Arquitetura, com os temas “Arquitetura de interiores” e “Paisagismo”.

Os cursos de férias na unidade Ponta Negra se dividem entre as áreas de Saúde, Gestão e Publicidade.  “Introdução à Psicologia Junguiana”, “Humanização no parto: doula e amamentação”, “Contabilidade para não contadores” e “Básico em Photoshop” são alguns dos temas.

Na Alexandrino se destacam as capacitações em Direito e Gestão, com discussões e ensino sobre a “nova Lei da Terceirização (13.429/2017)”, “Licitações e contratos na lei no 8.666/99” e o curso de “Fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira”.

Confira todos os temas disponíveis em cada unidade:

ZONA NORTE

Rua Henrique Dias, no bairro Igapó

  • Arquitetura de interiores
  • Paisagismo
  • Inclusão do aluno com TDAH na sala de aula
  • Prática educativa: contação de histórias
  • Liderança em alta performance com o coaching
  • Estratégia de vendas
  • Gestão de projetos de segurança em grandes eventos
  • Excel básico
  • Principais funções do Excel

PONTA NEGRA

Av. Roberto Freire, próximo ao Banco do Brasil

  • Avaliação nutricional do adulto: conceito e prática
  • Planejamento e gestão de consultórios de nutrição
  • Atendimento em nutrição esportiva
  • Suporte básico de vida ao trauma
  • Introdução à avaliação das disfunções do movimento humano
  • Recuperação musculoesquelética das lesões de joelho
  • Primeiros Socorros
  • Ginástica laboral
  • Humanização no parto: doula e amamentação
  • Atendimento à criança e adolescente vítima de violência doméstica
  • Assistência Social e Direitos Humanos
  • Introdução à Psicologia Junguiana
  • Grafologia - a personalidade através da escrita
  • Básico em Photoshop
  • Criatividade para campanhas publicitárias
  • Redação publicitária
  • Excel – básico
  • Principais funções do Excel
  • Informática para a terceira idade
  • Contabilidade para não contadores
  • Departamento de pessoal: Legislação Trabalhista
  • NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade

ALEXANDRINO

Av. Alexandrino, nº 708, bairro Alecrim

  • A arte de liderar
  • Coaching aplicado à gestão
  • Estratégias para gestão de pessoas
  • Básico de ICMS
  • Contabilidade para não contadores
  • Fluxo de caixa – ferramenta de gestão financeira
  • Licitações e contratos na lei no 8.666/99
  • Novo código de processo civil
  • Reforma Trabalhista
  • Terceirização - principais alterações da lei 13.429/2017 (a nova Lei da Terceirização)
  • Excel – Básico
  • Principais funções do Excel


SEBRAE/RN realiza 1ª Maratona de Negócios Sociais com universitários

Blog SerMídia,

Da tarde da última quinta-feira (28), até noite da sexta-feira (29), estudantes de instituições de ensino superior, tanto da rede pública quanto da privada, participaram da 1ª Maratona de Negócios Sociais, realizada pelo SEBRAE/RN, durante a XXIV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2018, da UFRN.

Equipes com cerca de cinco integrantes foram formadas com a intenção de propor ideias inovadoras e soluções para problemas sócios-ambientais com impacto na coletividade, refletindo em melhoria de vida para a população e para o próprio meio ambiente. “Nós vamos provocar os universitários para que pensem num problema e busquem soluções que atendam à coletividade”, explica o gestor do Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social e analista técnico do Sebrae-RN, Daniel Dias.

Cada equipe recebeu uma temática distinta uma da outra, como, empregabilidade, acesso à educação, saúde, segurança e energias renováveis. A partir da ideação, os participantes desenvolveram a prototipagem e a modelagem do negócio. Como foi o caso da equipe de segurança, que desenvolveu a segubus, uma empresa que visa instalar unidades móveis em pontos estratégicos e em comunidades carentes, abordando o ensino da defesa pessoal, a instalação de drones para visualizar toda a comunidade e a ronda contante com motocicletas.

Para Luiz Francisco, pós-graduando em empreendedorismo, a maratona foi um grande desafio, uma experiência muito impactante e importante para o  crescimento pessoal e profissional dos participantes. “O nosso maior desafio foi estimular a criatividade, abrir a mente e também a cobrança por resultado em pouco tempo. Estava conversando com minha equipe e pensamos em dar continuidade ao nosso projeto, ficou muito bacana o resultado do nosso trabalho”, comenta Luiz.

Para acompanhar todo esse processo, cada grupo foi assistido e orientado por um mentor. Maézia Teodora, mentora de energia renováveis, conta sobre sua experiência na maratona.  “Ser mentora é sensacional, o meu grupo é bem misto, eles estão juntos pensando em uma solução que pode resolver um problema da sociedade, então, vem ideias de todos os tipos, de várias áreas. Espero que os participantes saiam com um bom produto, que seja viável, ou que eles pelo menos aprendam o passo a passo para construir uma ideia e possam ir para o mercado mais orientados".

No fim da sexta-feira, os participantes apresentaram suas ideias para uma banca avaliadora, na qual deram sugestões e opiniões sobre o trabalho. Até outubro, o SEBRAE/RN realizará outras 10 maratonas de Negócios Sociais nos municípios onde estão os escritórios regionais da instituição: Mossoró, Assú, Apodi, Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Nova Cruz. A última acontecerá durante a Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Neste evento participarão as equipes vencedoras de cada maratona realizada no circuito estadual.



Aberta as inscrições para a 7ª edição do Papo de Mídias

Blog SerMídia,

Em clima Copa do Mundo de Futebol, a 7ª edição do papo de mídias é especial e vai trazer um bate papo com esportes! As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://sistema.ingressos84.com.br/7pm. O bate-papo acontece dia 12 de julho às 19h no Auditório do Sebrae-RN.

Para validar a inscrição, a equipe do Papo conta com a doação de 1kg de alimento não-perecível no dia do encontro, que será entregue a uma instituição de caridade. A participação no evento conta como horas complementares, para os universitários.

Com o tema “Comunicação Digital e Esporte”, abordando os impactos da comunicação digital no meio esportivo, assim como os desafios das marcas esportivas em seus posicionamentos e contato com os torcedores via internet. De um lado a publicidade, e do outro a cobertura jornalística, contam com participação cada vez mais ativa do público, sobretudo através das redes sociais. São relacionamentos que ressignificam diariamente os processos de trabalhos no mundo do esporte, seja torcendo, praticando ou até competindo.

Tudo isso com a seleção de craques da área para trazer um conteúdo digno de goleada! O painel ficará por conta da jornalista e apresentadora da InterTV Cabugi, Emmily Virgílio, que já trabalhou durante anos em SP com jornalismo esportivo e, por isso, além de mediar, terá muitas histórias para compartilhar sobre sua experiência na cobertura de grandes jogos e competições nacionais e internacionais.

Conheça a escalação de painelistas

Na zaga, defendendo toda a área de TV esportiva: Augusto Gomes

Desde 2012, o jornalista é editor do GloboEsporte.com no Rio Grande do Norte e exerce a função de comentarista de futebol da Inter TV Cabugi. Com experiência em editoria de esportes pelo ‘O Jornal de Hoje’, trabalhou nos portais Cabugi.com e Deznarede.com. Ainda atuou nas agências Maxmeio, de marketing digital, e 10 Sports, de marketing esportivo.

Já no meio de campo, procurando conhecimento para aprimorarmos nosso jogo, Rafael Moraes.

Fundador e Editor da Editora Primeiro Lugar, especializada em livros esportivos. Formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV.

Pela esquerda, acompanhando todas as bolas para os jogadores se darem bem, Jardel Rocha.

Empreendedor, graduando em Administração pela UFRN, desde 2014, atua no mercado esportivo. Em 2015, iniciou a Elleven Sports, onde presta assessoria de imagem e mídias sociais para atletas e clubes de futebol. Atualmente é Diretor de Marketing do Futebol Interativo, startup de origem potiguar que trabalha com educação e desenvolvimento de profissionais para a Indústria do Futebol.

No ataque, garantindo que a bola na rede seja bem discutida e emocionante, Fernanda Araújo.

Locutora da rádio 98 FM, comanda os programas Tocando a Bola 2ª Edição, Agitos da Noite e Segundas Intenções. Também locutora da Jovem Pan e do Frasqueirão - Estádio Maria Lamas Farache - ABC Futebol clube.

O Papo contará com apoiadores

O evento conta com o apoio da Bisaco Criativo, Efesete, Sebrae, Ingressos 85 e Pedro Vitorino.

Sobre o Papo de Mídias

Projeto educacional "Papo de Mídias" fundado e coordenado pela jornalista e professora de comunicação Erika Zuza, para promover encontros e diálogos sobre comunicação, cultura digital, tendências e mídias em Natal-RN. O projeto acontece com o apoio de uma equipe antenada formada por profissionais e estudantes de comunicação.

SERVIÇO

7° Papo de Mídias - “Comunicação Digital e Esportes”

Data: 12 de julho

Hora: 19h

Local: Auditório do SEBRAE/RN

Inscrições: https://sistema.ingressos84.com.br/7pm



SetCenas e Instituto de Cinema de SP promovem curso de Edição e Montagem em Natal

Desconto de 25% para inscrições realizadas até o dia 1º de julho

Blog SerMídia,

Para dar continuidade a série de cursos que será realizada em Natal através da parceria do SetCenas e o Instituto de Cinema de São Paulo, do dia 23 a 27 de julho acontece o curso de Edição e Montagem ministrado pelo editor, fotógrafo e diretor de fotografia, Koji FreeMind, no laboratório de computação da UnP – unidade Roberto Freire.

Koji tem graduação na Tokyo Design Academy, teve aula de animação com o professor Masatoshi Fukuyama e, atua no mercado audiovisual há mais de 12 anos, criando vinhetas e animações para o mercado publicitário. Em 2017 participou do longa-metragem "3 Reis" assinando a Direção de Fotografia e a pós-produção da obra.

Destinado a todos os profissionais, estudantes e entusiastas da área do audiovisual do Rio Grande do Norte e região, o curso chega com os seguintes objetivos: apresentar o papel do editor; as referências artísticas; a relação com as outras equipes da produção de filme; uso dos equipamentos e tecnologias; a necessária prática em aula; os principais conceitos e técnicas de edição de áudio e vídeo em Adobe Premiere. As aulas acontecem das 19h às 22h, totalizando uma carga horária de 15h.

Uma grande oportunidade para se especializar e aprimorar suas técnicas. As matrículas são realizadas pela internet, através do sitehttps://cursos.setcenas.com.br/no qual também estão disponíveis as informações sobre o curso, o ministrador e as várias formas de pagamento. Haverá desconto de 25% para inscrições realizadas até o dia 1º de julho. Para outras informações, acesse a Página do Facebook do SetCenas. A temporada 2018 do SetCenas Cursos conta com os apoios de Cinépolis - Natal Shopping, Wayne's Burger Star, Biergarten Natal, Saint Arnulf, Graphicaria, O Tempo e o Vento Praia Hotel, G7 Comunicação e Empreende UnP – Universidade Potiguar.

Detalhes do curso

Diferenciais do Curso

·Máquinas e programas configurados e com os recursos necessários para edição de áudio e vídeo;

·Aulas e workshops com profissionais capacitados no Brasil e exterior;

·Material de apoio completo com: roteiro, decupagem, planilha de edição e etc.

Programação

·Cultura de edição: O que é edição e montagem, referências fílmicas, relação editor-diretor, ferramentas, etapas do processo edição, roteiro, corte e decupagem, tecnologias e organização;

·Som para Cinema: características físicas do som, captação/com direto, tipos de microfones, acessórios de captação para Cinema e equipe.

·Montagem 1: conceitos de montagem, demonstração do software, exemplos práticos montagem + workshop;

·Workshop: edição, em duplas ou trios, de material bruto de um curta produzido no curso Cinema Total do INC;

·Edição de Áudio: demonstração de software, efeitos, equalização, sincronização, trilha, mixagem + workshop.



Workshop com foco em textos para internet acontece em julho

Blog SerMídia,

Escrever textos para ser encontrado pelo Google, otimizar o mecanismo de busca (SEO), trabalhar com isso e ainda gerar uma renda extra, nem sempre, para muitos, é uma tarefa fácil. Observando isto, no dia 5 de julho a partir das 19h , no Cubo Hub, acontece o Workshop “Escreva para Web”, ministrado pelo jornalista e especialista de Marketing Digital, Fábio Farias.

Durante o evento os participantes irão aprender como o Google funciona, atuar como redator web de empresas de todo o Brasil e alguns princípios da redação web. Também serão abordados a funcionalidade do mecanismo de busca e como escrever textos para conseguir o primeiro lugar neste sistema. Além disso, serão apresentadas as principais comunidades de freelancer da internet e como prestar serviços para empresas de todo o Brasil.

Focado em jornalistas, publicitários e estudantes de comunicação que querem aprender mais sobre marketing digital, o Workshop custa R$ 100 e tem vagas limitadas.


"Escreva para web" contará com apoiadores

O evento conta com o apoio do CuboHub, do Apartamento 702, e do Papo de Mídias.

O projeto educativo, Papo de Mídias, dirigido pela jornalista Erika Zuza, quer garantir que seu público não perca essa oportunidade, por isso está disponibilizando um cupom promocional. Use o código: PAPODEMIDIAS30 e ganhe um super desconto! A inscrição pode ser feita por meio do link http://bit.ly/2tn9lYl.


Facilitador

Fábio Farias é jornalista especializado em marketing de conteúdo e SEO. Trabalhou na Rock Content, a maior empresa do segmento da América Latina e, atualmente, é freelancer das maiores comunidades do Brasil. Tem certificações do Google, da Hubspot, da RD Station e da Rock Content.

Serviço

Workshop “Escreva para Web”

Data: 05 de julho

Hora: 19h

Local: Cubo Hub

Inscrições: http://bit.ly/2tn9lYl



Em clima de Copa do Mundo, encontro Papo de Mídias discute ‘Comunicação Digital e Esportes’

Blog SerMídia,

Seja no futebol, vôlei, basquete, natação, ginástica, e demais modalidades, os meios de comunicação tradicionais e as novas mídias impactaram a nossa relação com o esporte, assim como o dia-a-dia de quem trabalha neste segmento, nas mais diferentes profissões. No campo da comunicação, além das transformações tecnológicas nos processos internos e práticas desses esportes, de um lado a publicidade e do outro a cobertura jornalística contam com participação cada vez mais ativa do público, sobretudo através das redes sociais. São relacionamentos que ressignificam diariamente os processos de trabalhos no mundo do esporte, seja torcendo, praticando ou até competindo.

É neste contexto que vem aí a 7ª edição do Papo de Mídias, que em clima de copa do mundo, traz para o debate o tema ‘Comunicação Digital e Esportes’. Com o objetivo de abordar os impactos da comunicação digital no meio esportivo, assim como os desafios das marcas esportivas em seus posicionamentos e contato com os torcedores via internet, o encontro acontece no dia 12 de julho, a partir das 19h, no auditório do SEBRAE/RN.

NOSSO PAINEL

Nomes do cenário jornalístico e do marketing esportivo irão compor o quadro de painelistas desta edição. Estarão presentes o jornalista Augusto Gomes; o radialista e empresário Rafael Morais; o empresário Jardel Rocha; a radialista Fernanda Araújo e a jornalista Emmily Virgílio. A mediação do painel ficará por conta da jornalista e apresentadora da InterTV Cabugi, Emmily Virgílio, que já trabalhou durante anos em SP com jornalismo esportivo e, por isso, além de mediar, terá muitas histórias para compartilhar sobre sua experiência na cobertura de grandes jogos e competições nacionais e internacionais.

Conheça nossos painelistas:

Augusto Gomes

Desde 2012, o jornalista é editor do GloboEsporte.com no Rio Grande do Norte e exerce a função de comentarista de futebol da Inter TV Cabugi. Com experiência em editoria de esportes pelo ‘O Jornal de Hoje’, trabalhou nos portais Cabugi.com e Deznarede.com. Ainda atuou nas agências Maxmeio, de marketing digital, e 10 Sports, de marketing esportivo.

Rafael Morais

Fundador e Editor da Editora Primeiro Lugar, especializada em livros esportivos. Formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV.

Jardel Rocha

Empreendedor, graduando em Administração pela UFRN, desde 2014, atua no mercado esportivo. Em 2015, iniciou a Elleven Sports, onde presta assessoria de imagem e mídias sociais para atletas e clubes de futebol. Atualmente é Diretor de Marketing do Futebol Interativo, startup de origem potiguar que trabalha com educação e desenvolvimento de profissionais para a Indústria do Futebol.

Fernanda Araújo

Locutora da rádio 98 FM, comanda os programas Tocando a Bola 2ª Edição, Agitos da Noite e Segundas Intenções. Também locutora da Jovem Pan e do Frasqueirão - Estádio Maria Lamas Farache - ABC Futebol clube.

COMO SE INSCREVER

Nesta semana o Papo de Mídias abrirá as inscrições via app Sympla. O anúncio será feito em breve no perfil do instagram @papodemidias . As inscrições são gratuitas mediante a entrega de um kilo de alimento não perecível, no dia do encontro. As doações serão entregues a uma instituição de caridade. Acompanhe as nossas redes sociais para saber as novidades. Todos os inscritos recebem certificado de participação com horas complementares.

SOBRE O PAPO DE MÍDIAS

O projeto educativo Papo de Mídias acontece em Natal há dois anos e é coordenado pela jornalista e professora de comunicação Erika Zuza. O Papo conta com equipe formada por voluntários estudantes e profissionais de comunicação que atuam na logística do encontro desde o planejamento de conteúdo, criação publicitária, divulgação, recepção dos participantes e cobertura fotográfica e jornalística.

Atualmente o projeto conta com o apoio do SEBRAE-RN, com a disposição do espaço do auditório para a realização dos encontros, assim como com as parcerias das agências Bisaco Criativo e Quinze 16, a empresa Ictus Sistemas e a Efesete Locações. O Papo de Mídias está em busca de novas parcerias e patrocínios para levar os encontros também para o interior do estado.




Aos 75 anos, morre jornalista referência em estudos da comunicação no País, José Marques de Melo

Blog SerMídia,

Um dos principais teóricos da comunicação brasileira, José Marques de Melo, 75 anos, faleceu na tarde da última quarta-feira (20), após sofrer um infarto fulminante. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, durante a década de 1960, Melo foi o primeiro doutor em jornalismo titulado por um Universidade Brasileira.

Bastante conhecido entre os comunicadores, o jornalista foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), onde era considerado presidente de honra. Autor de diversos livros, como, ‘Comunicação Social: Teoria e Pesquisa’ ‘Estudos de Jornalismo Comparado’ ‘Sociologia da Imprensa Brasileira’ ‘A Opinião no Jornalismo Brasileiro’, entre outros, publicou centenas de artigos em periódicos científicos, nacionais e estrangeiros, bem como em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e América Latina.

Em São Paulo, fundou o Centro de Pesquisas da Comunicação Social, da Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, e foi docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O comunicador também trabalhou em jornais como Gazeta de Alagoas, Jornal de Alagoas, Jornal do Commercio, Última Hora, A Gazeta, O São Paulo, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense e Zero Hora.

Atualmente, exercia atividades na Universidade Metodista de São Paulo, onde era titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Paulo Borges Campos Júnior, reitor da universidade, o classificou como “professor que teceu a comunicação no Brasil” e emitiu nota lamentando a morte. “O talento do professor Marques vem de uma trajetória de desafios e vitórias, desde a sua atuação como líder estudantil nos idos dos anos 1960, como jornalista que cobriu fatos históricos em nosso país, como comunicador público e educador em movimentos à frente de seu tempo”, declarou.

O sepultamento aconteceu nesta quinta-feira (21), às 11h no Cemitério do Morumbi.



OAB/RN põe em discussão ‘Fake News e as Eleições 2018’

Blog SerMídia,

‘Fake News e as Eleições 2018’ foram os temas discutidos no primeiro dia do Curso de Iniciação à Advocacia Eleitoral, promovido pela Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, em parceria com a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RN. A discussão aconteceu na última segunda-feira (18). Participaram da mesa-redonda o advogado Jair Damasceno; os jornalistas Jean Valério e Erika Zuza; o juiz do TRE e advogado Wlademir Capistrano e o advogado e ex-deputado federal Ney Lopes. A mesa foi mediada pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral, advogado Caio Vitor. O curso de iniciação à advocacia eleitoral segue até quarta-feira (20).

O Juiz do TRE-RN, Wlademir Capistrano, opinou sobre o painel: “o debate promovido pela OAB sobre o impacto das fake news nas eleições de 2018 foi  um importante momento para a troca de experiências entre juristas e jornalistas, na busca de instrumentos que protejam o resultado eleitoral da influência negativa da disseminação de notícias falsas”, disse.

Para um dos organizadores do evento, advogado Caio Victor, os novos meios de comunicação digitais ganharam importância muito grande na formação da opinião coletiva, trazendo um novo desafio a ser enfrentado no campo político-eleitoral, que são as fake news. “A OAB, enquanto entidade essencial à Justiça, quer colaborar com o debate e a construção de soluções para enfrentar esse problema. Realizamos esse evento junto aos advogados, jornalistas e juristas para discutir o assunto e iremos continuar vigilantes”, comentou.

A jornalista Erika Zuza, assessora de comunicação do TRE-RN e diretora do projeto educativo Papo de Mídias, parabenizou a iniciativa da OAB/RN. “As eleições gerais este ano serão atípicas e com uma maior influência da comunicação digital, sobretudo através das redes sociais, como o whatsapp. Toda e qualquer iniciativa que coloque em debate as notícias falsas e seus impactos negativos sociais, políticos e culturais, é essencial para o esclarecimento de mais pessoas e a busca por novos métodos para a redução da desinformação. Estará nas mãos de cada eleitor não deixar que as fake news definam resultados nas eleições brasileiras”, finalizou. 



Startup Weekend Natal já tem datas definidas: 03, 04 e 05 de agosto

Blog SerMídia,

Nos dias 03, 04 e 05 de agosto a capital potiguar recebe mais uma edição do Startup Weekend, uma das principais iniciativas globais de inovação e empreendedorismo, onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. A programação começa a partir das 18h do dia 03 e termina às 21h do dia 05, sendo realizado nos espaços do SEBRAE/RN.

Durante o evento, que ocorre no final de semana, os participantes são incentivados a tirar uma ideia do papel e apresentá-la a potenciais investidores. Todos os Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico, em que qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes e mentores.

São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos, a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

De acordo com uma das organizadoras, Monnaliza Medeiros, o Startup Weekend tem um papel muito importante na saúde do nosso ecossistema empreendedor e o impacto que ele causa é o que precisamos para fazer as coisas acontecerem no Estado.

“Participei em 2016 da edição Natal, tive a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades em um curtíssimo espaço de tempo. Essa metodologia de 54h tem um poder transformador, pois você descobre que é capaz de desenvolver coisas incríveis, que jamais imaginou, com pessoas até então desconhecidas, em um único final de semana. É impossível sair do SW com a mesma cabeça que entrou, os mentores fazem questão de mexer bastante com você até tirar uma ideia boa dali”, comenta Monnaliza.

A ocasião contará com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais. Mais de 8.000 startups foram criadas durante os encontros realizados em cerca de 100 países.

SWNatal contará com apoiadores

O Startup Weekend é uma iniciativa da Techstars, empresa internacional de capture venture. Aqui em Natal, o evento recebe patrocínio do CuboHub e do Apartamento 702, além do apoio do SEBRAE/RN e do Papo de Mídias.

O projeto educativo, Papo de Mídias, dirigido pela jornalista, Erika Zuza, quer garantir que seu público não perca essa oportunidade, por isso está disponibilizando um cupom promocional. Use o código: SWN_PAPO_DE_MIDIAS e ganhe um super desconto! A inscrição pode ser feita por meio do link bit.ly/swnatal2018.

SERVIÇO

Startup Weekend Natal

Local: SEBRAE/RN

Data: 3 à 5 de agosto

Horário: Das 18h do dia 3 às 21h do dia 5

Inscrições: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-natal__297290



Jerimum Valley promove Hackaton sobre mobilidade urbana neste sábado (16)

Blog SerMídia,

Como uma forma de gerar impacto em Natal e de dar um gostinho do que será o Startup Weekend, o Jerimum Valley organiza neste sábado (16) uma maratona de desenvolvimento de ideias, tendo como objetivo ajudar a resolver o problema de transporte público da cidade.

Denominado por Hackaton, o evento acontece das 14h às 20h, no Cubo Hub, espaço de coworking situado no shopping Seaway. As inscrições são gratuitas, mas com limite de vagas de até 21 inscritos.

Na ação, estão programadas mentorias para ajudar no desenvolvimento do projeto e uma mini palestra sobre validação de ideias. O grupo vencedor vai ganhar entradas para a Startup Weekend Natal.

As inscrições podem ser feitas online até esta sexta-feira (15) e estão sujeitas ao limite das vagas. Podem participar todos que gostam de pensar e executar novas ideias.


SERVIÇO

Hackaton Transporte Público

Data: 16 de junho

Local: Cubo Hub no Shopping Seaway

Horário: 14h às 20h

Inscrições: https://jerimumvalley.typeform.com/to/bCeZO8

Entrada gratuita


Cultura da Convergência é colocada em discussão no Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores em Publicidade

Blog SerMídia,

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia nos dia 12 e 13 de junho, o Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores em Publicidade. O encontro é uma iniciativa da Rede Internacional de Investigadores em Publicidade e Campos Afins (Relaip). 

Na noite desta última terça-feira, 12, o professor e pesquisador da Cásper Libero, Marcelo Santos, doutor em Comunicação e Semiótica realizou a conferência de abertura com o tema “Da cultura da convergência à Cultura da conectividade: novas práticas de socialização e consumo no início do séc XXI “. A cerimônia ocorreu no auditório Otto Brito Guerra, localizado junto a Reitoria. 

Durante a ocasião, o pesquisador discutiu alguns pontos do livro “Cultura da Convergência” de Henry Jenkins, como os três pilares da cultura de convergência: Convergência tecnológica dos meios de comunicação; Cultura participativa e Inteligência Coletiva.

De acordo com Marcelo, as redes sociais existem desde sempre, elas antecedem a internet. “O termo mais correto a se usar, seria redes sociais digitais, pois antes mesmo da internet nós já tínhamos nossas redes de relacionamento, de contato”. Ainda falando sobre o mundo digital, o professor acredita que não faz sentido pensar o digital como paralelo, pois estamos o tempo todo conectado, seja produzindo conteúdo individual ou coletivo.

Continuando o assunto, Marcelo afirma que a sociedade como um todo é controlada por algoritmos e que na maioria das vezes nós somos totalmente transparentes com eles, dando informações pessoais, em quanto não sabemos nenhum terço do que é feito com essas informações.

“No mundo digital nunca estamos falando diretamente uns com os outros, existem algoritmos que intermediam nossa comunicação virtual, que sugerem palavras para usarmos durante uma conversa, que nos avisa o teor de um conteúdo recebido e por ai vai”.



UFRN sedia encontro Internacional de Pesquisadores de Publicidade

Blog SerMídia,

A UFRN sediará o 7° Encuentro Internacional de Investigadores em Publicidad e o I Encontro Internacional de Semilleros Y Jovenes Pesquisadores nos dias 12 e 13 de junho.  O evento está sob coordenação do curso de Publicidade e Propaganda e Rede Relaip -  presidida por Ingrid Zacipa da Universidade de Bogotá. Mais do que envolver pesquisadores e acadêmicos da UFRN o evento abre as portas a todos que querem aprender mais a respeito da comunicação. 

Segundo os organizadores, professores Josenido Bezerra e Lilian Muneiro, quem se interessar por comunicação poderá participar das conferências. Três temáticas, prementes de nossa época, foram elencadas para promover reflexão: convergência, relação homem computador e comunicação e política.

O professor e pesquisador da Cásper Libero, Marcelo Santos, doutor em Comunicação e Semiótica fará a conferência de abertura, “Da cultura da convergência à Cultura da conectividade: novas práticas de socialização e consumo no início do séc XXI “, às 19:30, dia 12, no auditório Otto Brito Guerra, localizado junto a Reitoria. 

 A professora Patrícia Galo, da FIAP/SP, doutora em Educação, falará sobre “A Interação humano computador: um novo olhar sobre o consumo e interface e users expiriences” no dia 13 às 10:30, no auditório do Labcom, junto ao Departamento de Comunicação.  O professor da UFPR, Aryovaldo de Castro Azevedo Júnior, Doutor em Multimeios, fará a conferência de encerramento: “O consumo das marcas políticas no processo eleitoral de 2018” – que também acontecerá no auditório do Labcom, às 16 horas. 

Alunos dos cursos de Comunicação (Publicidade, Jornalismo, Áudio Visual) e Desing da UFRN ou outra instituição de ensino que desejarem assistir aos trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalho poderão efetuar inscrição no dia 11/06, às 14h, no auditório do Labcom. Investimento de R$ 100,00 para pós-graduados e pesquisadores e R$80,00 para graduandos. O pagamento deverá ser feito em dinheiro.


1-20 de 294