8º Papo de Mídias discute Comunicação Digital nos Negócios de Impacto nesta quarta em Natal

Blog SerMídia,

A 8ª edição do Papo de Mídias, acontece nesta quarta-feira (05) em Natal. Desta vez o projeto educativo, fundado pela jornalista e professora Erika Zuza, colocará em discussão o tema ‘Comunicação Digital nos Negócios de Impacto’, a partir das 19hs, no auditório do SEBRAE-RN.

Neste ano, o debate sobre os desafios dos negócios com atividades lucrativas e que, ao mesmo tempo, gerem impactos sociais e ambientais na comunidade em que estão inseridos, ganhou evidência no Brasil. A discussão ainda é bastante nova. Os negócios de impacto empreendem com sustentabilidade e criatividade, combinando retorno financeiro com geração de impacto social e ambiental, através de serviços e produtos que melhoram diretamente a qualidade de vida de comunidades de baixa renda.

O 8º Papo de Mídias debaterá de que forma os negócios de impacto vem trabalhando a comunicação nos meios digitais? As redes sociais estão presentes em quais processos neste mercado? E qual o papel dos profissionais de comunicação, design e TI neste cenário?

Nossos Painelistas:

Marcus Figueiredo

Administrador, professor de marketing, consultor em mídias digitais e novas tecnologias, CEO e founder da Moda Depedro.

Cecília Vilar

COO da Startup T3 Tecnologias Educacionais: empreendedora social, empoderada, apaixonada por educação e idosos, empolgada com o mundo, aprendiz de muitas coisas.

Henrique Granja

CEO da Startup T3 Tecnologias Educacionais, desenvolvedor de plataformas educativas, engajado com inclusão digital e nerd da TI.

Agatha Martins

Designer de Inovação Social e Sócia da empresa mineira Baanko. (participante do San Pedro Valley - MG)

Mediação:

Daniel Dias

Economista; Analista Técnico da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio do SEBRAE/RN; Gestor dos Projetos: Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social e Apicultura e Meliponicultura Potiguar.

Os encontros gratuitos do Papo de Mídias acontecem com o apoio fundamental de voluntários profissionais e estudantes de comunicação, além de empresas parceiras. Nesta 8ª edição, o Papo conta com os seguintes apoiadores: SEBRAE-RN, Agência Bisaco Criativo, Gatíssima Esmalteria Lounge, Vivi Costa Cakes, Bolo no Bolso, Prático Gourmet, Moda Depedro, T3 Tecnologias Educacionais, Baanko e Kantan.

Para a 8ª edição, as inscrições gratuitas foram encerradas nesta terça-feira. Os inscritos são convidados a levarem um kilo de alimento não-perecível que será doado para a Fundação Lar Celeste, de Macaíba.

Sobre o Papo de Mídias

O projeto educativo Papo de Mídias acontece em Natal-RN desde 2016 e é coordenado pela jornalista e professora de comunicação Erika Zuza. De lá pra cá mais de 700 pessoas já participaram dos bate-papos e inspirações sobre temas contemporâneos da comunicação social e digital, com profissionais e estudantes de comunicação, assim como de outras áreas do conhecimento, num entendimento convergência e de troca de informações saudáveis para o crescimento e capacitação do mercado. Em 2018, o Papo de Mídias se tornou microempresa e além dos encontros gratuitos, também vem realizando cursos indoor, treinamentos e consultorias de mídias. Em novembro, foi iniciado o projeto #PapoDeMídiasONTHEROAD com a realização do Curso Instagram para Negócios, em Campina Grande, Paraíba, com a parceria da startup Cluster Comunicação.

Para saber mais sobre o Papo de Mídias, acesse o instagram @papodemidias ou a fanpage facebook.com/papodemidias.


SERVIÇO

8º PAPO DE MÍDIAS

COMUNICAÇÃO DIGITAL NOS NEGÓCIOS DE IMPACTO

05 DE DEZEMBRO – 19HS

AUDITÓRIO DO SEBRAE-RN – Av Lima e Silva, 76, Lagoa Nova, Natal-RN.

Inscrições encerradas



Audiência pública discute Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social nesta terça-feira (27)

Blog SerMídia,

A Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social será debatido em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RN, nesta terça-feira (27). A discussão está inserida no âmbito da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Indústria, Turismo, Serviços e Empreendedorismo,  criada pelo deputado Hermano Morais.

Os empreendimentos que visam gerar impactos socioambientais deverão atuar na promoção do bem-estar da comunidade em que atuam em âmbito local e global, nas áreas de defesa do meio-ambiente; consumidor e da livre-concorrência; bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e da ordem urbanística; interesses difusos ou coletivos; honra e dignidade de minorias; patrimônio público e social; interesses dos seus trabalhadores e fornecedores, devendo observar regras específicas de transparência e governança.

A Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto deverá ser implantada com base nos seguintes princípios: fomentar a criação e desenvolvimento de uma cultura e educação empreendedora; estimular a participação dos negócios de impacto social no mercado interno, em especial nas compras governamentais; fomentar ganhos de eficiência e produtividade por meio de investimento em inovação; e, favorecer políticas públicas observando às vocações regionais, aspectos culturais prezando pelo desenvolvimento equilibrado das regiões, visando à redução das disparidades econômica sociais entre as diversas regiões do Estado.

Os desafios do desenvolvimento são cada vez maiores, afetam todo o mundo e evoluem em um ritmo cada vez mais rápido. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento — PNUD, em 2030, estima-se que teremos 8,5 bilhões de habitantes no planeta, do quais aproximadamente 223 milhões de pessoas devem viver no Brasil. Para atender às demandas econômicas e sociais desta população e preservar o meio ambiente, precisaremos de soluções audaciosas com inovações sociais e tecnológicas perenes.

Para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável – uma agenda universal que, entre seus numerosos desafios, procura erradicar a pobreza extrema e a fome no mundo -, temos que conseguir criar pequenos negócios bem estruturados e competitivos.

Sobre a Frente Parlamentar

A Frente tem os objetivos de: Promover ações com vistas a aprimorar a legislação estadual e a criação de políticas públicas, de modo a fomentar o crescimento dos setores envolvidos, de modo a proporcionar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e a geração de emprego e renda; Realizar ou apoiar a realização de seminários, debates e outros eventos que tratem de temas importantes para a Frente Parlamentar; Estimular e valorizar a participação ampla e democrática da sociedade nas discussões realizadas; Articular e integrar as atividades da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Comércio, Turismo, Serviço e Empreendedorismo com as ações do Governo, setores produtivos e da sociedade civil.

De acordo com o Regimento Interno aprovado, a Frente se reúne ordinariamente às 14h, a cada dois meses, nas segundas quartas-feiras de cada mês, e extraordinariamente sempre que for necessário. Pela questão de agenda entre os membros, a reunião acontecerá excepcionalmente nesta terça-feira.

Foram convidados para a Audiência Pública, representantes dos seguintes órgãos: Secretaria Estadual de Tributação (SET), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), prefeitura do Natal, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam).

O quê? Discussão da Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social no âmbito da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Indústria, Turismo, Serviços e Empreendedorismo

Quando? Terça-feira, 27 de novembro

Onde? Plenário Cortez Pereira (Plenarinho), Assembleia Legislativa

Horário? 14h



Abertas as inscrições para o 8º Papo de Mídias sobre Comunicação Digital nos Negócios de Impacto

Blog SerMídia,

Estão abertas as inscrições para o 8º Papo de Mídias, dia 05 de dezembro, às 19hs, no auditório do SEBRAE-RN. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço bit.ly/8papodemidias. No dia do evento, os inscritos são convidados a fazerem a doação de um kilo de alimento não perecível na entrada do encontro.

Desta vez o Papo de Mídias colocará em discussão o tema ‘Comunicação Digital nos Negócios de Impacto’. Neste ano, o debate sobre os desafios para condução de negócios com atividades lucrativas e que, ao mesmo tempo, gerem impactos sociais e ambientais na comunidade, ganhou evidência no Brasil, entre micro, pequenas e grandes empresas. As empresas deste segmento buscam empreender com sustentabilidade e criatividade, combinando retorno financeiro com geração de impacto, através de serviços e produtos que melhoram diretamente a qualidade de vida de comunidades de baixa renda.

Somente no Rio Grande do Norte, já foram mapeadas pelo SEBRAE-RN mais de 200 empresas de impacto. Fazer negócios de impacto hoje em dia, também significa estar presente online e aproveitar as ferramentas eficazes do marketing digital, bem como primar pela comunicação genuína com os clientes, em todos os canais, inclusive com o uso profissional das redes sociais.

Nesta 8ª edição do Papo de Mídias vamos debater de que forma as empresas de impacto social e ambiental vem trabalhando a comunicação nos meios digitais? As redes sociais estão presentes em quais processos deste trabalho? Qual o papel dos profissionais de comunicação, design e TI neste cenário? E por que o ‘estar conectado’ de forma eficaz é tão fundamental para o andamento da startup de impacto?

Inscrições gratuitas e entrega de um kilo de alimento não-perecível na entrada

Para participar do 8º Papo de Mídias, você precisa se inscrever neste endereço: bit.ly/8papodemidias. Cada inscrito receberá e-mail com a confirmação da inscrição. Nossas vagas são limitadas, por isso se ultrapassar, faremos lista de espera. A entrada é gratuita, mediante a entrega de um kilo de alimento não-perecível na entrada. Os alimentos serão doados para uma instituição de caridade, que divulgaremos em breve.

Certificado com horas complementares

Os inscritos receberão certificado de participação com 4 horas/complementares.

Conheça nossos painelistas:

Marcus Figueiredo

Administrador, professor de marketing, consultor em mídias digitais e novas tecnologias, CEO e founder da Moda Depedro. [A linha passa pela agulha, a agulha envolve o tecido, ata, desata, traça, desenha contornos, põe a forma. Há milênios o artesão cria a forma do mundo e costura peças como quem costura a vida. Quando a inovação, a surpresa e a ousadia, o traço próprio, a criação e a ideia abraçam a tradição das rendeiras e costureiras do meu Brasil, a brasilidade colorida e multicultural faz do Seridó, sertão dos sertões, uma explosão de cor, uma forma entre as formas, que só a solidez e a força de pedra da DePedro é capaz de alinhavar como completa expressão da moda enquanto felicidade.] Instagram @modadepedro

Cecília Vilar

COO da Startup T3 Tecnologias Educacionais: empreendedora social, empoderada, apaixonada por educação e idosos, empolgada com o mundo, aprendiz de muitas coisas.

Henrique Granja

CEO da Startup T3 Tecnologias Educacionais, empreendedor desde os 17 anos, desenvolvedor de plataformas educativas, engajado com inclusão digital e nerd da TI.

[A T3 Tecnologias Educacionais realiza cursos para a inclusão digital do público sênior, que proporcionam melhorias na capacidade sensorial, mental e motora, reduz o isolamento, facilita a comunicação com familiares e amigos, traz independência digital e a liberdade de conhecer e navegar de forma segura na internet. http://www.t3edu.com.br/ ]

Agatha Martins

Designer de Inovação Social e Sócia da Baanko.

[A Baanko é uma empresa mineira (participante do San Pedro Valley) que acelera startups e negócios de impacto usando os Objetivos da ONU como norteador, desde 2014. Se graduou em Design e Produção Multimídia na UNI-BH e hoje é responsável por promover o design e inovação social auxiliando a criação e desenvolvimento de startups e negócios de impacto em +20 cidades no Brasil e na América Latina. Também é Diretora de Inovação no Conselho Jovem da Associação Comercial de Minas Gerais ejá mentorou+100 startups no evento global Startup Weekend. http://baanko.com.br/ ]

E na mediação do painel ‘Comunicação Digital nos Negócios de Impacto’ teremos:

Daniel Dias

Economista; Analista Técnico da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio do SEBRAE/RN; Gestor dos Projetos: Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social e Apicultura e Meliponicultura Potiguar. [Somente em 2018, o Programa de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social atendeu 80 empresas no RN. Acelerou diversas startups de impacto, assim como realizou uma série de eventos, como as Maratonas Sociais, para universitários em 11 cidades potiguares, com capacitações e prática de ideias de negócios de impacto social e ambiental, o curso de empreendedorismo com a investidora-anjo e jurada do programa Shark Tank, Camila Farani, ações durante a Festa do Boi e muito mais.]

Sobre o Papo de Mídias

O projeto educativo Papo de Mídias acontece em Natal-RN desde 2016 e é coordenado pela jornalista e professora de comunicação Erika Zuza. De lá pra cá mais de 700 pessoas já participaram dos bate-papos e inspirações sobre temas contemporâneos da comunicação social e digital, com profissionais de comunicação, estudantes e profissionais de outros segmentos que querem entender mais sobre o universo da comunicação profissional.

Em 2018, o Papo de Mídias se tornou micro empresa e além dos encontros gratuitos, também vem realizando cursos indoor, treinamentos e consultorias no segmento da comunicação e mídias. Em novembro, foi iniciado o projeto #PapoDeMídiasONTHEROAD com a realização do Curso Instagram para Negócios, em Campina Grande, Paraíba, com a parceria da startup Cluster Comunicação.

Os encontros gratuitos do Papo de Mídias acontecem sob a coordenação da Erika Zuza e o apoio fundamental de voluntários profissionais e estudantes de comunicação e empresas parceiras. Nesta 8ª edição, o Papo conta com os seguintes apoiadores: SEBRAE-RN, Agência Bisaco Criativo, Gatíssima Esmalteria Lounge, Vivi Costa Cakes, Bolo no Bolso, Moda Depedro, T3 Tecnologias Educacionais, Baanko, Senac-RN e Kantan.

Para saber mais informações sobre o Papo de Mídias, acesse o instagram @papodemidias ou a fanpage facebook.com/papodemidias, ou ainda por email [email protected] .


SERVIÇO

8º PAPO DE MÍDIAS

COMUNICAÇÃO DIGITAL NOS NEGÓCIOS DE IMPACTO

05 DE DEZEMBRO – 19HS

AUDITÓRIO DO SEBRAE-RN – Av Lima e Silva, 76, Lagoa Nova, Natal-RN.

Inscrições: bit.ly/8papodemidias 



Papo de Mídias e Cluster Comunicação realizam curso sobre Instagram nesta quinta em Campina Grande

Blog SerMídia,

Nesta quinta-feira (22) acontece em Campina Grande-PB o curso presencial Instagram para Negócios, iniciativa do Papo de Mídias (Natal-RN), da jornalista Erika Zuza, coordenadora deste blog #SerMídia e da Cluster Comunicação (agência de Campina Grande-PB), da jornalista Silvana Torquato. 

O curso será uma oportunidade presencial para empreendedores e universitários aprenderem sobre o que há de melhor na ferramenta do Instagram para alavancar a sua reputação digital e gerar negócios. O instagram é a rede social que mais cresce atualmente no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. No Brasil são 50 milhões de usuários nesta plataforma, ou seja, uma média de 1 em cada 4 brasileiro está no Instagram. Isso vem atraindo a atenção de muitos empreendedores e marcas. 

Como usar da melhor forma esta plataforma? É possível ter interações genuínas com o seu público e gerar vendas? Quais os cuidados na hora de planejar conteúdo e postar fotos, textos e vídeos? Tudo isso e muito mais os participantes do Curso Instagram para Negócios terão a oportunidade de aprender em 3 horas de curso focado no Instagram (e conteúdo bônus surpresa), com a jornalista e consultora de mídias Erika Zuza.

O curso conta com o apoio do ClubJob Coworking e da Associação Comercial de Campina Grande. Será realizado a partir das 19h na próxima quinta-feira (22), no espaço super criativo do ClubJob Coworking, que fica na Av. Mal. Floriano Peixoto, n. 715, Castelo Branco, com credenciamento a partir das 18h30.

As inscrições estão na reta final. Para quem está em Campina e quer garantir a vaga é preciso acessar este endereço: https://goo.gl/6H56GM e efetuar a inscrição no valor de 80 reais para profissionais e 40 para estudantes. Os participantes receberão certificado com horas complementares. 

Sobre a nossa instrutora Erika Zuza e o Papo de Mídias:

A jornalista Erika Zuza trabalha no ramo da comunicação há 18 anos, nas áreas de jornalismo, publicidade e docência. Atuou no Telejornalismo potiguar por muitos anos. É Mestre em Televisão Digital pela Universidade Paulista, Especialista em Gestão da Informação e em Jornalismo Econômico, ambos pela UFRN. Há mais de 10 anos é professora de comunicação social e digital com experiências em graduação (UFRN e UnP) e pós-graduação (UFRN, UnP, Estácio Natal e Unifacex).

Esta será a terceira vez em Campina Grande, onde já ministrou disciplina na Pós-graduação em comunicação digital da Faculdade Cesrei e palestrou no Encontro de Comunicação da Cesrei (ECOM). Além da sala de aula, Erika Zuza é consultora de Mídias e empresária fundadora do projeto educativo Papo de Mídias, que desde 2016, atua no mercado de comunicação em Natal-RN, com encontros sobre temas atuais da comunicação digital.

Neste ano o Papo de Mídias vivencia uma nova fase e vem gerando conexões com profissionais de outras cidades a partir do projeto #PapoDeMídiaONTHEROAD. O curso Instagram para Negócios em Campina Grande, em parceria com a agência Cluster Comunicação, da jornalista e professora Silvana Torquato integra este projeto. Para conhecer mais, visite os perfis no instagram: @papodemidias e @erikazuza

Serviço:

Curso presencial Instagram para Negócios - Campina Grande

Instrutora:

Jornalista, Professora e Empreendedora do Papo de Mídias, Erika Zuza

Onde:

ClubJob Coworking  - Av. Mal. Floriano Peixoto, n. 715, Castelo Branco, Campina Grande.

Inscrições?

https://goo.gl/6H56GM



Advocacia Jovem Unida do RN promove debate entre candidatos da OAB-RN

Blog SerMídia,

A eleição para presidente, conselheiros e demais cargos eletivos da seccional do Rio Grande do Norte da Ordem dos Advogados do Brasil se aproxima, ocorrerá no próximo dia 28 de novembro. Concorrem três chapas e, mesmo com a campanha à todo vapor, parcela importante dos advogados votantes ainda não definiu seu voto.

É diante dessa circunstância que a Advocacia Jovem Unida do RN – AJURN – decidiu promover o primeiro debate entre as candidaturas na eleição de 2018, no auditório da sede da OAB/RN, quinta-feira (22), às 17h. A AJURN representa a comunhão de pessoas, ideias e vontades direcionadas às políticas que envolvam as necessidades e anseios da jovem advocacia. A entidade não tem correlação com qualquer candidatura, sendo sua bandeira unicamente a valorização da jovem advocacia.

A escolha de uma candidatura muitas vezes é difícil ao advogado, especialmente o que está iniciando sua carreira agora. Diante disso, nada melhor do que a confrontação das diferentes ideias e propostas através da realização de um debate com os três candidatos – Paulo Coutinho, Magna Letícia e Aldo.

O debate terá três blocos, dentre os quais dois deles serão de interação como público. Os interessados poderão enviar perguntas pelo perfil @AJURN, no instagram, as quais serão sorteadas no debate e elaboradas às três candidaturas. Haverá também espaço para as perguntas do público presente no evento. 



Startup potiguar expande tecnologia que soma conectividade e produtividade na agropecuária

Blog SerMídia,

Pecuaristas que implantam sistemas dedicados à gestão agropecuária conseguem produzir mais de 20 arrobas por hectare/ano, cerca de quatro vezes mais do que quem adota técnicas mais antigas de controle de pasto, alimentação e outros fatores, segundo o IBGE. 

Essa diferença acontece porque as plataformas modernas interligam todas as áreas da fazenda. Estudos comprovam que fazendas com softwares de gestão, acrescentam 70% mais rendimento na produção que outras fazendas, bem como, 20% menos gastos operacionais e 16% de economia em despesas administrativas.

A Startup potiguar Agromarra lançou há cerca de um mês, durante a Festa do Boi, um aplicativo que gerencia rebanho por meio de soluções eletrônicas, aperfeiçoando o desempenho e aumentando a rentabilidade. 

“Foi uma experiência bastante valiosa para nossa equipe. O espaço do SEBRAE Terroir nos aproximou bastante dos pecuaristas proporcionando a oportunidade de lançarmos nosso app justamente para o público alvo de nosso produto. A adesão foi amplamente superior ao que esperávamos, e além de validarmos nossa ideia, fechamos muitos negócios. Diante desse contexto de expectativas dos produtores rurais, e da elevada taxa de adesões ao nosso aplicativo, temos como perspectivas futuras, alinhar nossas vendas com o comércio canadense, onde também comercializamos o app, e poder acessar mais países da América Latina, como Colômbia, que já estamos com negociações fluindo”, conta o CEO Diego Fernandes. Ele completa informando que em 26 dias de lançamento, o app completou 100 clientes.

Com o aplicativo, o fazendeiro pode ter informações do seu rebanho de qualquer lugar, e ter acesso aos mais diversos tipos de relatórios, é possível registrar pesagens, acompanhar evolução dos animais de corte, controlar vacinação, registrar produção diária dos animais que produzem leite, e ter informações como a melhor hora de vender o animal. Além de outras funcionalidades, fazendo com que todos os envolvidos no manejo da fazenda possam utilizar, desde o vaqueiro que vai manejar os animais até o proprietário. 



RN terá embaixadora no maior evento de startups da América Latina

Blog SerMídia,

Neste mês, nos dias 29 e 30 acontece em São Paulo o CASE, considerado maior evento de startups da América Latina. Na edição 2018 o Rio Grande do Norte terá uma embaixadora no evento, a líder da comunidade potiguar de startups Jerimum Valley, Monnaliza Medeiros.  

"Fiquei bastante feliz com o convite para ser embaixadora do RN com o Jerimum Valley, pois acredito que será de grande importância para colocar o nosso ecossistema no mapa! Viajarei no dia 28 de novembro, a ideia é levar a bandeira da comunidade assinada pelos membros ao palco do C.A.S.E, para que possamos fazer uma homenagem a ‘qual bandeira nosso ecossistema levanta’ e quem são os protagonistas que fazem acontecer.”, conta Monnaliza.

O que é o CASE

O CASE é o maior e mais importante evento de startups da América Latina. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e reúne empreendedores de todos os lugares do mundo. Este ano o evento conta com grandes nomes do cenário empreendedor: Carlos Moyses, CEO da IFood, o Renato Freitas, Co-Fundador da Yellow, a Kristen Durham, CEO da Zendesk e muitos outros, totalizando 100 palestrantes. O evento ocorre anualmente na cidade de São Paulo, SP.
O C.A.S.E reúne grandes personalidades do empreendedorismo inovador, grandes empresas, instituições de suporte à startups, fundos de investimento, aceleradoras e incubadoras em um único espaço!

Sobre o Jerimum Valley

É a comunidade de Empreendedorismo e inovação de Startups do estado do Rio Grande do Norte. Um grupo de empreendedores que desenvolvem ações e eventos para fomentar a educação empreendedora nas pessoas, afim de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. As ações são movidas pelo Give First (dê primeiro) e o Give Back (devolva) oportunidades através do voluntariado.

Sobre a embaixadora do RN, Monnaliza Medeiros:

Cursou o técnico integrado em Administração no IFRN- CNAT e é graduanda em Tecnologia da Informação, na UFRN. Monnaliza é apaixonada por empreendedorismo e tecnologia. Participou de diversos programas, eventos, encabeçou projetos, ministrou cursos e palestras sobre o tema, exerceu funções de liderança em grupos que promovem educação empreendedora para jovens e está sempre procurando ideias novas para impactar positivamente o mundo. Foi pré-incubada no Hotel de Projetos da incubadora ITNC com a Startup One Blood e se diverte trabalhando em conjunto com a comunidade local. Atualmente está líder do Jerimum Valley, trabalha como Analista de Marketing na Startup Outgo e está desenvolvendo a Needya, Startup que automatiza o processo de pós-venda.

Ficou interessado em ir para o CASE? O Jerimum Valley tem código de desconto para a comunidade! Basta acessar: bit.ly/jvnocase que você terá R$100 de desconto na compra! Após a compra, manda um e-mail para: [email protected] para ser adicionado no grupo da caravana.



Revista do blog Brechando será lançada em Natal no dia 14 de novembro

Blog SerMídia,

Quem participou do 7º Papo de Mídias, em julho deste ano, vai lembrar da participação da jornalista Lara Paiva, que naquela ocasião, no auditório do SEBRAE - RN, convidou os participantes do Papo a doarem através do crowndfunding, o financiamento coletivo para a revista impressa do Blog Brechando. 

A campanha já estava lançada na cidade e Lara continuou a divulgaçao pelo blog e nas redes sociais. Agora o projeto está ganhando vida e a revista terá seu lançamento oficial na próxima quarta-feira, dia 14, em Natal. Confira as informações enviadas ao blog SerMídia: 

Após três anos no ar, o site Brechando (www.brechando.com) resolveu estender as suas informações e lançou uma revista, cujo lançamento acontecerá no dia 14 de novembro, véspera de feriado, às 19 horas, no Mahalila. A revista é uma parceria com a editora Munganga, de Ayrton Alves e Victor H Azevedo, no qual a revista unirá o estilo de jornalismo informal conhecido entre seus leitores com a editoração das fanzines. 

Serão histórias inéditas e nunca postadas no site, que incluirão literatura, história, monumentos e personalidades natalenses que nunca foram escutadas ou reconhecidas, porém possui histórias inusitadas. Durante o evento, as pessoas podem comprar a revista, camisetas e outras produções da Munganga. Ainda terá exposição “Carranca”, do poeta e artista visual Victor H Azevedo, que mostrará máscaras desenvolvidas por ele que tenta mostrar as feições humanas.

O Brechando é um blog desenvolvido pela jornalista Lara Paiva em  2015, com o objetivo de divulgar através de notícias e reportagens sobre acontecimentos de Natal que não são divulgadas cotidianamente e aumentar a possibilidade de fazer jornalismo sem formalidade, porém com muita informação. Mais de 30 mil pessoas, por mês, leem textos relacionados às curiosidades, histórias, artigos, reportagens, entrevistas, crônicas e histórias engraçadas sobre a cidade.

Serviço - Lançamento da Revista do Brechando

Data: 14 de novembro de 2018

Hora: 19 horas

Onde: Mahalila (R. Dra. Nívea Madruga - Lagoa Nova, Natal - RN, CEP: 59076-730)



Inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação seguem até 19 de novembro

Blog SerMídia,

O Prêmio Nacional de Inovação é voltado aos pequenos negócios de todos os setores instalados no Brasil e às empresas do setor industrial, aquelas que possuem ao menos um CNAE industrial entre o primário ou o(s) secundário(s), ou ainda empresas com comprovada contribuição ao Sistema Indústria..

A iniciativa é da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações. O Prêmios está dividido em duas categorias: Gestão da Inovação e Inovação

Gestão de Inovação
Esta categoria reconhece as organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, produzem um ambiente profícuo à geração de inovações.


Inovação
Essa categoria reconhece as inovações que contribuíram para o aumento dos níveis de competitividade da empresa. Está dividida nas subcategorias abaixo: 

  • Inovação de produtos (bens ou serviços).
  • Inovação em processos.
  • Inovação em marketing.
  • Inovação organizacional.

No RN o empreendedor pode buscar mais informações sobre como se inscrever no Prêmio, através do SEBRAE-RN, com a consultora responsável pelas inscrições das MPEs potiguares, Verusca Nobrega, que também pode ser contactada via email [email protected] ou via whastapp (84) 99605 1050. Mais detalhes sobre o Prêmio, acesse o site: http://www.premiodeinovacao.com.br



5ª Invasão Pet RN acontece no próximo sábado em Natal

Blog SerMídia,

Invasão Pet RN, evento que já se tornou uma tradição no mercado pet da cidade, realizará sua 5ª edição no próximo sábado (10), na Leroy Merlin.  O evento tem o objetivo de oferecer atrações de lazer que acolham toda a família, como também ser uma vitrine para empreendedores da área, oferecendo produtos de qualidade com preços acessíveis. Outra ideia importante é romper a barreira do preconceito, com o intuito de abrir espaços para os pets nos locais onde o potiguar já frequenta.

O evento contará com uma área pet, supervisionada por adestradores parceiros e também com a feira pet com a exposição e venda dos melhores produtos e serviços para seus pets, com descontos e vantagens exclusivos para o público da Invasão Pet. E para que toda a família possa se divertir o evento contará também com o espaço kids comandado pela “Vila do Brincar”, lanchonete - com vários produtos deliciosos com um preçinho promocional - e muita música com o grupo Xotiê.

Outro destaque desta edição será a Feira de adoção – Invadindo Seu Coração, em parceria com a ONG Patamada, e o espaço solidário com exposição de materiais das ONGs Patamada, Lar Vitória Cristal, Amor de 4 patas, Bazar Animal Ceci e Projeto Salve Um Anuro.

Este ano o evento cobrará uma taxa simbólica de R$1,00 na entrada (pet tem entrada grátis), para custear a estrutura do espaço solidário.

SERVIÇO

Invasão Pet RN - 5ª edição

10 de novembro, sábado, das 15h à s 19h.

Local: Leroy Merlin

Entrada: R$1,00

Patrocínio: Top Pizza, Spazoo Pet, Pet Friendly e Modular Móveis Planejados

Apoio: Leroy Merlin, O super sobrinho (designer) e  Roberta Dijon (fotografia)

Siga a Invasão Pet no Instagram: @invasaopetrn



Mulheres no cenário de inovação é tema de painel nesta quarta (31) na OAB/RN

Blog SerMídia,

A OAB/RN, através da Comissão de Direito das Inovações e Startup, promove nesta quarta-feira (31), na sede da Seccional Potiguar, em Natal, o bate-papo: "Mulheres no cenário de inovação"O painel vai discutir o cenário de inovação brasileiro e como as mulheres vem fazendo parte desse movimento criativo em diversas searas profissionais. 

O evento contará com as palestrantes Amanda Lima, vice-presidente da Comissão de Direito das Inovações e Startup da OAB/RN e advogada com atuação em direito empresarial, especializada em tech law; Erika Zuza, jornalista, professora e empreendedora do Papo de Mídias, projeto educativo que discute temas atuais da comunicação social e digital e Laryssa Almeida, advogada e fundadora do INNOVATE - Rede de Inovação e Empreendedorismo Jurídico da OAB/PB. O painel começa às 19hs e as inscrições estão sendo feitas no site da OAB/RN. O investimento é de R$ 20.

Sobre as painelistas: 

Amanda Lima - advogada com atuação em direito empresarial, especializada em tech law; consultora para regras de negócios em Blockchain, criptomoedas e inovação; professora do INSPER e CESUSC; vice-Presidente da Comissão de Direito das Inovações e Startup da OAB/RN; articulista sobre direito das inovações e Blockchain; cofundadora do 1º capítulo do Legal Hackers do Brasil e coordenadora da linha de pesquisa "Blockchain" no projeto de extensão "Quinta Jurídica i9".

Erika Zuza - jornalista, professora de comunicação e empreendedora do Papo de Mídias, projeto educativo que discute temas atuais da comunicação social e digital; mestre em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); professora em cursos de pós-graduação da UnP, Estácio Natal e Unifacex; Foi Assessora de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) no biênio 2016-2018 e por 10 anos atuou no telejornalismo potiguar, passando por diversas emissoras, como as afiliadas da Rede Globo, Rede Record e Band.

Laryssa Almeida – advogada; mestre em Direito Econômico; membro da Comissão Nacional de Assuntos Regulatórios da OAB; coordenadora de Interiorização da ESA/PB e fundadora do INNOVATE - Rede de Inovação e Empreendedorismo Jurídico da OAB/PB.



Ballet de Moscou No Gelo fará apresentações em Natal no próximo domingo

Blog SerMídia,

2lj55xw.jpgA grande escola do Ballet Russo une-se à habilidade e espontaneidade da patinação artística, em que os russos são as grandes estrelas do gelo no espetáculo BALLET DE MOSCOU NO GELO. São mais de 5000 performances, milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo, em cinco continentes e testemunharam o que a imprensa avaliou como um dos espetáculos mais bonitos que existem sobre gelo. A pista, feita de gelo de verdade, terá dimensão aproximada de 120m². As apresentações em Natal serão no próximo domingo (04), no Teatro Riachuelo.

A turnê na América Latina teve início em Caracas, na Venezuela. São 14 bailarinos da Moscow Ballet Company On Ice e duas obras magníficas que revelam o requinte, a elegância e a qualidade do ballet russo. As obras Cinderella e O Lago dos Cisnes ganharão novas nuances aos serem apresentadas ao público por meio da dança clássica e da patinação artística, com coreografias de tirar o fôlego em cenografia e figurinos que exalam brilho e cor.

Aclamado por seu talento, profissionalismo, técnica e coreografia, este grupo de prestígio ocupa um lugar muito especial em meio às artes. Não é por acaso que no Japão e na Coréia é chamado o Bolshoi on Ice. Desde a sua origem em 1967 o grupo já se apresentou em oitenta países ao redor do mundo. O elenco completo é composto por 100 patinadores, muitos deles campeõesmundiais e olímpicos. No repertório da companhia estão obras como Romeu e Julieta, Cinderela, A Bela e a Fera, Quebra-Nozes, Giselle, A Bela Adormecida, entre outros.

Quem assina a Direção Artística é Olha Halayko, enquanto a Direção Musical é de Vitaly Vidiniev e Figurino é de Ana Kondratova. Além disso, Oksana Kordiyaka é o Tour Manager e Alexander Arkhipov é responsável pela Direção Técnica.

FICHA TÉCNICA:

Diretor Artístico: Olha Halayko
Diretor Musical: Vitaly Vidiniev
Figurino: Ana Kondratova
Tour manager - Oksana Kordiyaka 
Diretor Técnico - Alexander Arkhipov

Duração: primeiro ato 47min / intervalo 15min. / segundo ato 45min.

Classificação: Livre

Produção nacional: Opus Promoções

NATAL (RN)

Dia 04 de novembro

Domingo, às 16h e 20h

Teatro Riachuelo Natal Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)www.teatroriachuelonatal.com.br

INGRESSOS:

Setor

Inteira

Meia-Entrada

Balcão Nobre

R$ 120,00

R$ 60,00

Frisas

R$ 200,00

R$ 100,00

Plateia B

R$ 250,00

R$ 125,00

Plateia A

R$ 300,00

R$ 150,00

Camarotes

R$ 320,00

R$ 160,00

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS: Bilheteria do Teatro: Shopping Midway Mall - Av. Bernardo Vieira 3775 - piso L3 (terça a sábado, das 13h às 21h, domingo e feriado, das 14h às 20h) 

Site: www.uhuu.com 

Atendimento: [email protected]



Criador do Easy Taxi e Singu aborda importância da inovação e tecnologia

Blog SerMídia,

A capacidade de inovação é essencial para sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado. Foi pensando em melhorar a vida de consumidores por meio da inovação e da tecnologia que surgiu o Easy Taxi, maior aplicativo de táxis do mundo. A iniciativa foi apresentada por Tallis Gomes, um dos fundadores da empresa que está presente em 35 países e possui a maior frota de táxis do mundo. Tallis é um dos grandes nomes do empreendedorismo nacional e foi destaque na programação do Nordeste Expo Digital, evento promovido pelo Sebrae-RN em parceria com o Senac-RN, no Centro de Convenções de Natal.

Atualmente aos 30 anos, Tallis comanda mais um empreendimento de sucesso. O marketplace Singu que possibilita aos profissionais de serviços de beleza um aumento no faturamento. Para os consumidores, a principal vantagem é a comodidade de ter qualquer serviço de um salão de beleza em qualquer lugar, com poucos toques e sem demora. O jovem explica que o mercado da beleza é aproximadamente quatro vezes maior que o setor de transportes no Brasil. "O mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Enxergamos nisso uma oportunidade, tendo em vista que não havia ninguém olhando para esse nicho", lembra.

Atualmente o aplicativo atende ao público do Rio de Janeiro e de São Paulo, o que corresponde a ¼ desse mercado no país. No evento a ênfase do empresário foi na gestão da inovação, abordando soluções para os empresários alcançarem resultados mais expressivos em seus negócios utilizando ferramentas disponíveis no cenário digital. "Nós passamos por um momento de transformação na sociedade onde existe uma robotização da mão-de-obra na sociedade, e, muito mais que isso, há a disponibilidade de uma imensidão de dados que muitas empresas não sabem utilizar a seu favor”, avalia Tallis. 

Desafios de um empreendedor

Para o fundador do Easy Taxi e do Singu, o grande desafio para quem deseja empreender é montar uma equipe com habilidades complementares. "Ao decidir abrir uma empresa muita gente decide chamar um amigo ou familiar, mas isso comprovadamente não é uma boa ideia. Montar um time complementar é o que vai definir se uma equipe vai ou não para frente", ensina o empreendedor. 

O jovem empresário também ressalta a importância da inovação para manter-se competitivo no mercado. ''Eu diria que a inovação deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade. A inovação hoje é a como a coluna vertebral de uma organização. Sem ela o negócio está fadado ao fracasso", conclui Tallis, que nasceu na pequena cidade mineira de Carangola e ainda muito novo migrou para o Rio de Janeiro, aonde ainda muito jovem tornou-se um empreendedor reconhecido nacionalmente e hoje é um dos jovens mais inovadores do mundo. Fonte: Sebrae-RN Foto: Moraes Neto




FitDance revoluciona mercado da dança com ferramentas digitais

Blog SerMídia,

Os números são impressionantes. Com mais de 10 milhões de seguidores no Youtube e uma média de 200 milhões de visualizações por mês, a FitDance tornou-se um fenômeno de marketing musical. A empresa produziu vídeos da cantora Katy Perry e se destaca também em academias de todo o país. Empreendedores potiguares e profissionais de diversas áreas conheceram a trajetória de Fábio Duarte, um dos fundadores da organização. Um show de FitDance marcou o encerramento, na noite de terça (23), do Nordeste Expo Digital, promovido pelo Sebrae-RN em parceria com o Senac-RN, no Centro de Convenções, em Natal.

"É muito prazeroso estar aqui e poder compartilhar essa história de muita luta e empreendedorismo, mas também de muita coragem e atitude para pegar uma ideia de algo que amamos e transformar em um empreendimento de sucesso", regozija-se Fábio.  O empresário destacou o papel social da empresa, que se empenha em promover ações voltadas para o desenvolvimento do segmento da dança, incentivando as pessoas que lançam novas ideias no mercado.

Segundo Fábio Duarte, foi através da utilização dos meios digitais que a FitDance decolou como um meteoro. "Conseguimos entender melhor a relação do público com o trabalho que a gente fazia e como a dança poderia mudar a vida das pessoas", diz. A empresa se destacou através de ideias inovadoras, como a promoção de diversos tipos de eventos e grandes transmissões online. “Sempre procurando trabalhar com qualidade. É o que eu acredito ser o segredo dos grandes negócios", diz o dançarino, nascido na capital baiana.

Para o empresário, o grande desafio para quem deseja manter um negócio de sucesso no mercado é manter-se conectado e antenado, acompanhando as constantes mudanças da era digital. "Muita gente fica preso a modelos do passado ao desenvolver seu negócio. É um grande desafio estar sempre se reinventando e buscando novos posicionamentos no mercado", opina. Fábio diz que o cenário atual é repleto de possibilidades, facilitando o acesso ao conhecimento. “Mas as mesmas facilidades também estão disponíveis para o seu concorrente", adverte. Fonte: Sebrae - RN Foto: Moraes Neto



Marcelo Tas apresenta desafios e oportunidades no Nordeste Digital EXPO em Natal

Blog SerMídia,

A era digital é uma realidade que não pode ser ignorada, seja qual for a sua área de atuação, ou o tamanho da sua empresa. A afirmação é do jornalista, apresentador e consultor em empreendedorismo, Marcelo Tas. A temática foi apresentada na última segunda (22) no Nordeste Expo Digital para empresários potiguares de diversas áreas de atuação, além de profissionais interessados no assunto. O evento promovido pelo Sebrae-RN, SENAC-RN e Fecomércio RN, na segunda e terça-feira, foi realizado no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

O jornalista alerta os empresários e empreendedores para os desafios e oportunidades do cenário de transformações digitais. ''O digital já chegou. Então esse é o momento da gente conversar e tentar entender juntos as consequências desse cenário", diz Tas. Para o apresentador, é importante que o empresário se aprofunde no tema, seja sua empresa pequena, média ou grande. "Temos uma nova forma de trocar informações e podemos usar isso a nosso favor, melhorando nosso serviço, produto ou nosso relacionamento com o cliente", orienta.

Segundo Marcelo, as transformações digitais causaram mudanças individuais e por isso é tão importante falar sobre o tema. "O que isso causa dentro das pessoas? Gosto muito de falar sobre a nossa transformação. A partir do momento em que começamos a utilizar essas ferramentas, especialmente os smartphones, o que mudou na gente como consumidor, aluno?", indaga o próprio consultor. O jornalista afirma que partir desses questionamentos e da reflexão sobre o tema é que é possível se entender quais são as armadilhas e oportunidades da Era Digital. "Nunca tivemos tantas oportunidades como temos atualmente", admite. 

Para o apresentador, as transformações digitais oferecem diversas oportunidades para quem busca conhecimento, mas é necessário ter cautela. "As coisas mudam muito rapidamente. Aquelas pessoas que costumam chegar as conclusões muito rapidamente podem encontrar algumas armadilhas pelo caminho", adverte. Para Marcelo, é fundamental discernimento e dar o primeiro passo sem medo. "No empreendedorismo o primeiro passo tem que ser dado, mas é importante que não seja um passo muito longo e sim dentro de suas capacidades", recomenda.

Nesse cenário de mudanças constantes, o consultor em empreendedorismo também falou da importância em buscar capacitações e manter-se atualizado. "Não podemos ficar parados por muito tempo, pois os degraus ficam altos muito rapidamente. O estudo não tem fim", ensina.

O jornalista diz acreditar que os cenários mais difíceis são capazes de gerar grandes oportunidades, em especial quando enfrentados com criatividade. "Mas não podemos ficar parados. Acho fundamental buscar conhecimento, sair da zona de conforto para conhecer as novas ferramentas e tecnologias e as oportunidades que podem surgir a partir disso”, conclui Marcelo Tas. 

Fonte: Sebrae-RN 

Foto: João Gilberto



Nordeste Digital EXPO - Especialistas em transformação digital compartilham experiências no Centro de Convenções

Blog SerMídia,

Profissionais referências no mercado potiguar e especialistas de renome nacional compartilham experiências sobre cenário de transformações digitais e seus impactos nos empreendimentos

A constante transformação digital mobiliza profissionais das áreas do Comportamento, Marketing, Gestão e Empreendedorismo de diversos segmentos empresariais em busca do conhecimento sobre esta nova realidade mundial. Manter-se atualizado sobre as inovações da área é imprescindível para sobreviver no mercado e atualmente consiste em um dos maiores desafios para profissionais da área. Profissionais e empresários de Natal e de alguns estados do país estão reunidos em dois dias no Nordeste Digital Expo, evento aberto nesta segunda-feira (22) e que se encerra hoje no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

2vd5vsy.jpgDentre os palestrantes do primeiro dia, destacaram-se consultores e facilitadores que são referências em suas áreas de atuação, além de nomes nacionais como Robinson Shiba, fundador do China in Box, e Marcelo Tas, jornalista e consultor sobre empreendedorismo e criatividade. Na tarde desta terça-feira (23), a partir das 16 horas, especialistas em comportamento, pessoas, marketing, gestão e empreendedorismo voltam aos palcos do Nordeste Digital Expo, seguidos dos convidados nacionais Fábio Duarte, do FitDance, e Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi.

Realizado pelo Sebrae em parceira com o Senac-RN, o evento tem como objetivo promover uma reflexão e incentivar o empresariado local a discutir sobre a transformação digital em curso. "O que a gente tem percebido é que a internet tem mudado muito os hábitos do mais jovens e o padrão de compra das pessoas. Hoje o que o consumidor busca é uma venda consultiva, onde não basta o vendedor conhecer o produto, ele tem que ter conhecimento sobre os seus usos", explica o diretor de Operações do Sebrae-RN, Eduardo Viana.

Para Raniery Pimenta, diretor regional do Senac-RN, a parceria com o Sebrae-RN para a realização do Nordeste Digital Expo é de grande importância para as empresas e profissionais da região. O diretor também ressaltou a importância das empresas estarem preparadas para participar da nova revolução comercial. "As empresas que quiserem participar da nova revolução comercial, mantendo-se competitivas no mercado precisam estar atentas. E as pessoas que vão trabalhar nessas empresas precisam estar mais atentas ainda para saber que empregos vão surgir e quais serão as competências exigidas". Para Raniery, os profissionais precisam buscar constantemente por capacitações nas áreas em que atuam. "Nada mais certo que a busca pela capacitação profissional. É fundamental aprender coisas novas e também desaprender algumas outras coisas para pensar em novos modelos", afirma Pimenta.

A programação do primeiro dia do evento contou com palestras de especialistas do Marketing e Empreendedorismo do mercado potiguar. Em cinco palcos com programação simultânea falou-se de inovação para criação de oportunidades, dos desafios envolvendo humanização e tecnologia, das ferramentas necessárias para criação de um negócio digital, E-commerce, gestão de relacionamento com clientes e outros importantes conceitos do Marketing.

Foto: João Gilberto 




Mais de 15 mil pessoas circularam pelo Sebrae Terroir durante a Festa do Boi

Blog SerMídia,

O espaço reuniu diversos eventos numa área de quatro mil metros quadrados. Além dos mais de 45 expositores, houve também um trabalho de aproximação comercial com visitas guiadas, com a participação de compradores de vários estados.

Mais de nove mil pessoas capacitadas em seminários  palestras técnicas e oficinas gastronômicas, além de maratona universitária de negócios de impacto social. Esta é uma pequena amostra do que a equipe do Sebrae-RN realizou durante os nove dias da 56ª Festa do Boi, no Espaço Terroir Potiguar que atraiu inúmeros visitantes e clientes da instituição de apoio às micro e pequenas empresas no estado. Além de pequenos produtores e empresários do setor agropecuário, o espaço recebeu a visita de representantes comerciais e empresários de restaurantes, hotéis e distribuidoras, tanto do Rio Grande do Norte como de outros estados. Também participaram da final do circuito estadual da Maratona de Negócios Sociais vários estudantes de instituições de ensino superior, além de um Shark Tank de Impacto sob o comando da investidora-anjo, Camila Farani.

Há exatos 23 anos o Sebrae-RN participa da Festa do Boi e montou o espaço Terroir pelo segundo ano consecutivo. Na opinião do diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a feira de negócios virou um ponto de encontro das pessoas que visitam a Festa do Boi. “A nossa ênfase desde o ano passado é o espaço Terroir, que eu considero uma ideia maravilhosa, com destaque para a produção agroindustrial e os seus mais variados segmentos da parte de alimentação”, avalia Melo.

“O resultado foi muito além das nossas expectativas, que era de 5.700 capacitações”, comemora a coordenadora do Espaço Terroir Potiguar, Mona Paula Nóbrega. A superação das metas mostra que o Sebrae-RN está no caminho certo na realização deste tipo de evento e a distinção do público que visita o espaço de negócios também é uma resposta positiva. Nos eventos anteriores o espaço recebia um público formado apenas por produtores rurais, mas desde o ano passado, com a implantação do espaço Sebrae Terroir, a instituição conseguiu atrair não apenas o produtor mas, principalmente, as empresas que estão dentro dessa mesma cadeia de valor, como é o caso dos restaurantes, dos hotéis, da área de turismo e dos chefs de cozinha.

“Desta forma, a gente consegue fazer o vínculo entre o produtor e o consumidor, seja ele final ou intermediário. Considero como sendo um dos grandes resultados do evento, justamente a vinda desse comprador, a pessoa jurídica. Além, é claro, do alcance de todas as metas estabelecidas”, avalia Mona Paula. O espaço contou com mais de 45 expositores, tanto na área dos produtores de alimentos e bebidas artesanais, como na II Exposição de Queijos Artesanais, que além das queijarias norte-rio-grandenses, atraiu queijeiros de várias regiões de Minas, São Paulo, Goiás e do vizinho estado da Paraíba.

Durante a Festa do Boi, que ao longo das duas últimas décadas tornou-se uma grande feira de negócios, com a participação do Sebrae-RN, foi contemplada toda a cadeia produtiva do agronegócio do Rio Grande do Norte: suinocultura, bovinocultura, avicultura, apicultura, meliponicultura, aquicultura (camarão, ostra e peixe), além do leite e queijos artesanais. “Acredito que mais de 15 mil pessoas circularam no espaço durante os dias do evento. Isso é muito importante porque foi uma oportunidade de o Sebrae-RN falar sobre todos os projetos em que atua ao longo do ano, não apenas do agronegócio, como também do comércio, do serviço e da indústria”, calcula a coordenadora do Espaço Terroir Potiguar.

O espaço reuniu diversos eventos numa área de quatro mil metros quadrados. Além dos mais de 45 expositores, houve também um trabalho de aproximação comercial com visitas guiadas, realizadas durante a semana, com a participação de compradores de vários estados. O diretor superintendente destaca a atuação da área de acesso à mercados, ressaltando parcerias em projetos desenvolvidos pelo Sebrae-RN, como a carcinicultura, a ostreicultura e os queijos artesanais, e os projetos de Leite & Genética (Genecorte e Geneleite) e de inseminação artificial, com transferência de embriões e fertilização in vitro.

“Não podemos deixar de citar o destaque que teve a fazendinha e a horta de produtos orgânicos. E o melhor, no caso da horta, por exemplo, os visitantes receberam explicações dos consultores sobre como fazer para desenvolverem seu próprio cultivo e como podem investir nesse tipo de negócio. É muito gratificante receber caravanas do interior de todo o Rio Grande do Norte, trazendo produtores rurais que raramente têm contato com esse tipo de informação tecnológica, e a oportunidade de interagir com o mercado, conhecer o trabalho do Sebrae e ver as mais diversas possibilidades de negócios. Enfim, foram dezenas de eventos dentro de um grande evento, que foi o espaço do Sebrae na Festa do Boi”, conclui o superintendente.

Números do Espaço Terroir Potiguar

  • Mais de 15 mil pessoas circularam pelo espaço do Sebrae-RN
  • Mais de 45 expositores
  • 9 mil pessoas capacitadas entre seminários, palestras, oficinas e maratona universitária
  • Mais de 57 caravanas de todo o estado

Fonte: Sebrae-RN

(crédito da primeira foto: Marco Polo. As demais fotos, arquivos pessoais.)


Estudantes da Ufersa vencem Maratona de Negócios Sociais

Blog SerMídia,

A startup de soluções sustentáveis Impact Straws, foi criada baseada na redução do impacto da poluição ambiental. A equipe vencedora da grande final da Maratona de Negócios Sociais é formada por estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Despertar em jovens estudantes do ensino superior público e privado do Rio Grande do Norte o potencial empreendedor, capacitando para criação de startups com foco em impacto social e ambiental. Este é objetivo da Maratona de Negócios Sociais, realizada pelo Sebrae/RN, na Festa do Boi, que acontece até sábado (20) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O evento reuniu os finalistas do circuito estadual, que aconteceu em nove municípios do interior e dois na região metropolitana de Natal.

Durante os dois últimos dias, os estudantes participaram de atividades com objetivo de desenvolver e aprimorar ideias inovadoras para solucionar problemas sócios-ambientais. O primeiro dia do evento, chamado “Dia do Impacto Social”, foi voltado para apresentação de negócios já existentes. “As equipes trabalharam temáticas diversas, como empregabilidade, acesso à educação, saúde, segurança e energia renováveis”, explica Ana Débora Morais, da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae/RN. Os projetos foram desenvolvidos utilizando diversas ferramentas, como o Mapa Mental, Canvas e o Design Thinking.

Ana Débora destacou o alto nível dos projetos apresentados pelos jovens. “Foi notável como todos os grupos conseguiram evoluir e desenvolver os projetos. Tivemos ideias maravilhosas e viáveis para aplicação no mercado”, avalia a coordenadora do projeto.

Apresentando a empresa de soluções sustentáveis Impact Straws, a equipe da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), campus de Caraúbas, foi a vencedora da grande final da Maratona de Negócios Sociais.startup foi criada baseada na redução do impacto da poluição ambiental. “Nós tivemos a ideia de substituir o canudo de plástico por um material biodegradável”, explica Thiago Delmondes, um dos integrantes da equipe também composta por Lígia Santos, Rokátia Marinho, Rennan Linhares e Paulino Cavalcanti.

Coincidentemente, nesta quinta-feira (18), o Governo do Rio Grande do Norte sancionou uma lei que proíbe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques e outros estabelecimentos em todo o território potiguar. “Nosso projeto nasceu pensando na substituição do canudo plástico, mas expandiu-se para outros materiais descartáveis, o que o faria entrar no mercado com mais força”, prevê Thiago.

A equipe destacou que no Brasil e, especialmente no Rio Grande Norte, muitas empresas utilizam a cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de açúcar e etanol. “Só aqui no estado encontramos três grandes produtores. É um produto que existe em abundância, embora já seja utilizado em muitos outros materiais”, diz Lígia Santos, responsável por apresentar o pitch de três minutos.

Os jovens apresentaram ainda alguns dados que validaram o uso do polímero, a partir do bagaço da cana-de-açúcar para substituir os matérias descartáveis decorrentes do petróleo. “A Impact Straws foi a vencedora por apresentar um projeto 100% viável, além de ter se destacado em todas as atividades que desenvolvemos”, avalia Ana Débora. A equipe vencedora foi premiada com uma viagem a um centro de empreendedorismo, onde poderá conhecer empresas com relevante atuação de impacto social e ambiental. Fonte: Sebrae-RN 




Final das Maratonas de Negócios Sociais do RN acontece nesta quinta no Sebrae Terroir

Blog SerMídia,

hwbtxt.jpgAs Maratonas de Negócios Sociais do SEBRAE-RN chega a grande final na tarde desta quinta-feira (18), no Espaço Sebrae Terroir, na Festa do Boi. A competição de ideias inovadoras está movimentando várias cidades do interior potiguar desde o mês de junho. Já a etapa final começou na última terça-feira, com o primeiro encontro de todos as equipes vencedoras.

A Maratona de Negócios Sociais foi idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN e está desenvolvendo o potencial dos empreendedores universitários, capacitando as pessoas para a criação de suas startups com foco em impacto social e ambiental, em suas respectivas cidades.

A primeira edição aconteceu em Natal, na UFRN. As Maratonas passaram por Mossoró, Apodi, Caraúbas, João Câmara, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Canguaretama, Currais Novos, Assu e Caicó. 

Na tarde desta segunda-feira as equipes vendedoras de cada cidade apresentarão os pitches dos negócios criados e mentorados por consultores do Sebrae, para uma banca de jurados. O instagram @papodemidias estará acompanhando esta final empreendedora com vídeos nos Stories.

Foto: Sebrae-RN



Negócios potiguares de Impacto Social são apresentados na simulação do programa Shark Tank no Sebrae Terroir

Blog SerMídia,

No Espaço Sebrae Terroir, na Festa do Boi, a noite da segunda-feira (15) foi marcada pelo empreendedorismo social. Durante o Shark Tank de Impacto, simulação do programa reality show Shark Tank, startups potiguares de negócios de impacto social apresentaram seus cases para uma banca de jurados investidores -anjos, em busca de suporte financeiro para evolução dos trabalhos.

Na plateia mais de 200 pessoas estiveram presentes e acompanharam os pitches ao vivo. O evento foi coordenado pelo Sebrae-RN, tendo à frente Angelo Baeta, Daniel Dias e Mona Paula Nobrega, da Unidade de Agronegócios. Este ano dentre os programas do Sebrae-RN, está o de desenvolvimento de negócios de impacto social, em que 80 empresas potiguares são capacitadas neste segmento, caracterizado por atividades que solucionam problemas sociais e ambientais, através de negócios lucrativos e que impactam diretamente o meio em que estão inseridos.  

No Shark Tank de Impacto, dez startups foram selecionadas pela investidora-anjo Camila Farani e equipe: DePedro,LifeSprint, Banco Comunitário de Pureza, Empreseed, Ifarm, Atendelo, Ruas Empreendedorismo, Tidmo, T3 Tecnologia e UpSaúde. Todos escolhidos de acordo com critérios técnicos de impacto social, inovação, escalabilidade e equipe. Ao longo das últimas quatro semanas no Sebraelab, os empreendedores participaram do curso “Meu Futuro Negócio”, ministrado pela empresária.

Sharks da banca: os jurados investidores  

Além de jurada do programa Shark Tank Brasil, Camila Farani é sócia-fundadora da G2 Capital, boutique de investimentos para startups de tecnologia no Rio de Janeiro, e co-fundadora da empresa Mulheres Investidoras Anjo, que incentiva o empoderamento e empreendedorismo feminino. Tem participação como sócia e criadora do Grupo Boxx (alimentação) e Innovaty (inovação). Em 2016 foi premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards.

A banca de jurados do Shark Tank de Impacto também contou com as presenças de Guilherme Tavares, investidor na G2 Capital e CEO e diretor nas empresas Tag Plus e Q4 Angels; Franco Toscano, Investidor nas áreas imobiliárias e de impacto social e investidor e voluntário no Transforma Brasil; E Ricardo Pessoa, engenheiro e co-fundador da Casa Séfora, e empreendedor em negócios de saúde e educação.

Startups participantes do Shark Tank de Impacto

Os empreendedores de cada equipe resumiram o trabalho que desenvolvem na startup. Confira abaixo as informações:

RUAS EMPREENDEDORISMO - O Ruas Empreendedorismo & Responsabilidade Social é uma ONG que busca proporcionar a ressignificação do indivíduo, oferecendo uma oportunidade sustento através de pequenos empreendimentos e projetos de inclusão social.

IFARM - É uma plataforma de controle de produção e vendas de produtos naturais e orgânicos pela internet. Conectando o produtor direto ao consumidor, criamos um elo de comércio justo, reduzimos as perdas e aumentamos a produtividade através das agroflorestas.

DEPEDRO - É uma marca de moda plural e handmade produzida por artesãos no Seridó do Rio Grande do Norte.

UPSAÚDE - É uma startup de impacto social que utiliza tecnologia inovadora para melhoramento da acessibilidade, assistência e gestão do SUS.

ATENDELO - É uma plataforma de organização de filas de espera, que melhora o fluxo de pacientes em estabelecimentos de saúde.

LIFESPRINT – Empresa especializada em programas de bem estar a partir do desenvolvimento das pessoas.

T3 - A T3 promove inclusão e independência digital para o público sênior no ensino de novas tecnologias.

TIDMO - Empresa de marketplace que conecta clientes a profissionais de limpeza.

EMPRESEED – É um assistente virtual que ajuda organizações sem fins lucrativos em manter contato com o próprio público e na arrecadação de fundos.

BANCO COMUNITÁRIO DE PUREZA – Fomentar o desenvolvimento local, através de microfinanciamento para que os sonhos dos “excluídos” do sistema financeiro tradicional, sejam alcançados. Trabalhamos com microcrédito. Em consonância com a necessidade da comunidade, pretendemos nos tornar um empreendimento de prestação de serviços bancário, com implementação de tecnologias, assimilando e desenvolvendo práticas de inclusão financeira com responsabilidade social.

Cada equipe teve três minutos para apresentar a startup e a solicitação de investimento. Teve pedido de patrocínios, financiamentos e apoio para o desenvolvimento nas mais variadas etapas, desde formação de equipe, passando pela verba para marketing, gestão e tecnologias.

Após as apresentações os jurados fizeram a avaliação e os resultados foram os seguintes: As Startups Empreseed, DePedro, IFarm, Banco Comunitário de Pureza foram destacadas para negociações posteriores, ou seja, os investidores demonstraram o interesse pelos negócios e irão conversar mais com os empreendedores para um possível investimento.

O grande destaque da noite foi a Ong Ruas Empreendedorismo, que havia solicitado 60 mil reais como patrocínio para as atividades. Os Sharks ofereceram 50 mil de aporte financeiro e os outros 10 mil em capacitação. A proposta foi aceita pela equipe coordenada por Tianna Fernandes e Lívia Felipe e negócio fechado. Em breve, vamos conhecer mais sobre o Ruas aqui no Blog SerMídia.

Assista Stories do Shark Tank de Impacto no instagram @papodemidias   

Durante o Shark Tank de impacto a coordenadora do projeto educativo Papo de Mídias, jornalista Erika Zuza, esteve presente, a convite da coordenação para acompanhar os trabalhos. Você pode conferir stories com vídeos dos bastidores desta noite no perfil do instagram do projeto @papodemidias. Em breve os vídeos estarão nos destaques. 

Já a programação do Espaço Sebrae Terroir segue nesta terça-feira (16) e vai até sábado (20). Confira mais informações no site: rn.sebrae.com.br/terroir 


1-20 de 337