O amor está no ar

Monique Pimentel,

Dia dos namorados, declarações, chuva de fotos nas redes sociais. Uma amiga comentou que o namoro nem estava tão legal assim, mas vendo todas aquelas fotos, ela teria que postar também. Literalmente o amor está no ar, nas nuvens, no virtual e está faltando aqui desse lado real, verdadeiro e pulsante.

Não estou criticando quem postou sua foto ou fez sua declaração. Achei até bem bonitinho ver todo aquele romantismo, mas o que venho refletir e na verdade já reflito há um tempo é essa necessidade de expormos o que não condiz com a realidade. Para quê? E aí podemos enumerar vários motivos, para aumentar a autoestima, para dizer aos outros que eu também sou feliz, para provocar, para enganar os outros e a si mesmo, mas também para compartilhar uma alegria real.

Mas isso acho que eu e você já sabemos bem, inclusive que mentir para si mesmo é a pior mentira. Mas o que me chamou mesmo a atenção nesse dia do amor e corações no ar foi a disposição que ainda temos para amar. Vi pessoas que mudaram de parceiro, mas estampam aquela mesma felicidade, vi pessoas que mudaram de parceiro e estão ainda mais felizes e vi ainda pessoas que se separaram e estão bem melhores. E ai lembro de Martha Medeiros que diz: “Que corajosos somos nós, que apesar de um medo tão justificado, amamos outra vez e todas as vezes que o amor nos chama, fingindo um pouco de resistência, mas sabendo que para sempre é impossível recusá-lo”.

E é isso que apesar de todos os pesares, a gente ainda consegue perceber que o amor vence e prevalece, mudam-se os personagens, reinventamos o amor e as possibilidades que ele nos oferece e não há como resistir. Como diz Djavan: “Para ser amor, invade e fim.”

Em meio a tantos amores líquidos, ainda vemos relacionamentos sólidos, intensos, verdadeiros e que a gente sabe que aquela alegria estampada no ar é vivida diariamente. Que bom! São lampejos de esperança que nos fazem crer que essa história de amor romântico não está ultrapassada, que ter um casamento duradouro é possível e que mais do que isso, o amor é liberdade que nos faz escolher pousar, em meio a tanto subterfúgios, dificuldades e efemeridades, em terreno firme, sem cerceamento.

O amor está sim no ar.

Mas ele é tão mais lindo de ver aqui no chão firme, com olhar verdadeiro que nenhuma rede social é capaz de transmitir.


A+ A-